A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eletrocardiograma. ECG Finalidade: Registrar a atividade elétrica do coração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eletrocardiograma. ECG Finalidade: Registrar a atividade elétrica do coração."— Transcrição da apresentação:

1 Eletrocardiograma

2 ECG Finalidade: Registrar a atividade elétrica do coração.

3 ECG PERCURSO DO PULSO ELÉTRICO NO CORAÇÃO

4 ECG Protocolo:  Realizar ECG com 12 derivações em todos os pacientes admitidos no setor;  Realizar ECG com 12 derivações em todos os pacientes às 06:00h.

5 ECG Protocolo:  Realizar ECG na velocidade de 25mm/s;  Manter os filtros do aparelho ligados;  Conectar o fio terra em algum local no intuito de diminuir a interferência externa.

6 Realizando o ECG

7  Coloque o paciente em decúbito elevado, porém em um ângulo que não ultrapasse o da posição de semi-fowler;  Adapte o eletrodo apropriado na porção medial das panturrilhas do paciente com a parte metálica voltada para porção interna;  Adapte os eletrodos apropriados nas faces internas dos antebraços do paciente;

8 Realizando o ECG  Limpe os locais para posicionamento das pás e da “pêra” com álcool e aplique gel condutor na pele do paciente;  Adapte os eletrodos nos locais apropriados;  Adapte os cabos condutores aos eletrodos;  Inicie o registro;  Mude as derivações precordiais a cada registro.

9 Derivações precordiais  V1 – 4º espaço intercostal na borda esternal à direita  V2: 4º espaço intercostal na borda esternal a esquerda  V3: localizada no meio entre V2 e V4  V4: 5º espaço intercostal na linha hemiclavicular  V5: 5º espaço intercostal na linha axilar anterior  V6: 5º espaço intercostal na linha axilar média  V7: 5º espaço intercostal na linha axilar posterior  V8: linha infra escapular  V3R: localizada no meio entre V1 e V4R no lado direito  V4R: 5º espaço intercostal na linha hemiclavicular à direita.

10

11 Derivações precordiais

12 Ondas

13  Onda P: despolarização atrial;  Complexo QRS: despolarização dos ventrículos;  Onda T: repolarização dos ventrículos;  Onda U: originada pelos potenciais tardios do início da diástole.

14 Dicas que podem melhorar a qualidade do ECG  1. Posicionamento: o decúbito dorsal horizontal deverá ser o posicionamento padrão para a obtenção do registro eletrocardiográfico.

15 Dicas que podem melhorar a qualidade do ECG  2. Ambiente: o paciente não deverá estar em contato com partes de metal da cama; deve permanecer imóvel e em posição confortável, afim de evitar tremores musculares. - O local deve ser, preferencialmente, afastado de aparelhos de ondas curtas, fios de alta tensão, motores e outros aparelhos elétricos;

16 Dicas que podem melhorar a qualidade do ECG  3. Preparo da pele: é conveniente limpar, com álcool, para a aplicação dos eletrodos. Após a limpeza da pele, recomenda-se a aplicação de, aproximadamente, 1 cm de gel apropriado.

17 Dicas que podem melhorar a qualidade do ECG  4. Equipamento: deve-se sempre limpar o equipamento após o uso com álcool a 70%, principalmente as pás e a pêra com água, sabão e álcool a 70%.

18 Lembre-se  Cada aparelho tem uma técnica de utilização. Utilize-o somente se tiver domínio da forma correta de operação, afim de evitar danos ao equipamento e ao paciente.  Após a utilização do aparelho, mantê-lo ligado à tomada em local apropriado.

19 Lembre-se  Ao término do ECG, limpar a pele do paciente para a retirada do gel.  Identificar o ECG com nome completo do paciente, box, data e horário.

20 Bibliografia  www.coracaosaudavel.com.br;  www.centrodeestudos.org.br;  www.googleimagens.com.br.


Carregar ppt "Eletrocardiograma. ECG Finalidade: Registrar a atividade elétrica do coração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google