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Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico

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3 Etapas do Projeto

4 18 Objetivos estratégicos
Principais resultados 18 Objetivos estratégicos

5 Principais resultados
41 indicadores Índice de Execução de Projetos de extensão e de divulgação científica e tecnológica; Índice de Execução de Projetos Estratégicos Integrados; Índice de Metas Alcançadas; Cultura de gestão estratégica; Índice de simplificação de procedimentos críticos internos; Índice de padronização dos processos e métodos de trabalho; Índice de esforço de comunicação interna e externa; Índice de Estruturação da Comunicação; Nível de conhecimento do IFAC pelo público interno e externo; Índice de imagem institucional; Índice de capacitação do quadro de servidores; IQCD (Índice de Qualificação do Corpo Docente); IQCTA (Índice de Qualificação do Corpo Técnico-Administrativo); Índice de Clima Organizacional; Índice da infraestrutura física; Índice de avaliação para instalações físicas do INEP; Índice da infraestrutura tecnológica; Taxa de implementação das ações do PDTI; Índice de execução orçamentária com projetos estratégicos; Índice de orçamento estratégico; Taxa de recursos extraorçamentários disponibilizados. Índice de Eficiência Acadêmica de Concluintes; Índice de Retenção do Fluxo Escolar; Índice de Evasão; Taxa de Inserção no Mundo do Trabalho; Taxa de Transferência para o Mercado; Número de Registros de Licenciamentos e Patentes (Inovação Tecnológica); Número de Cursos de Atualização Pedagógica e Tecnológica para Servidores; Índice de Estruturação da Modalidade EAD; Número de Vagas Ofertadas para a Modalidade EAD; Taxa de adequação dos Campi quanto às necessidades de educação especial; Verticalização do ensino; Taxa de Estudantes Participantes de Projetos; Número de Atividades Integradas; Relação benefício/custo dos projetos estabelecidos por meio de parcerias; Índice de Parcerias Estabelecidas; Índice de submissão de propostas de editais de projeto de pesquisa aplicada; Índice de Execução de Recursos para Pesquisa Aplicada e Inovação; Índice de participação popular em programas e projetos de extensão; Percentual de créditos concluídos por alunos intercambistas; Índice de Execução de Recursos para projetos de extensão e de divulgação científica e tecnológica;

6 23 projetos estratégicos;
Principais resultados 23 projetos estratégicos; Plano de Infraestrutura do IFAC Gestão de TI Planejamento Estratégico Local Gerenciamento de Projetos Padroniza IFAC IFAC – Captação de Recursos IFAC Economiza Autonomia Orçamentária e Financeira dos Campi do Ifac Qualifica IFAC Diagnóstico do Clima Organizacional Pesquisa de Satisfação Externa Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Servidor Destaque Coaching em Docência EBTT #comunicaifac – IFAC Interativo Criação da Rádio IFAC Centro de Referência em Educação à Distância (EaD) no Estado do Acre IFAC Inclusivo e Acessível Verticaliza IFAC Integra IFAC Implantar E Fortalecer o Observatório do Mundo do Trabalho e Emprego IFAC “In The World” Interage IFAC

7 70% dos serviços concluídos.
Principais resultados 70% dos serviços concluídos.

8 Descrição do Planejamento Estratégico
• ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: consistiu na elaboração de um plano executivo, fundamental para o desenvolvimento adequado do projeto. Neste plano foi definida a agenda de trabalho e a equipe de desenvolvimento do Planejamento Estratégico. • PALESTRAS SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: foram realizadas duas palestras, sendo uma motivacional destinada a toda comunidade acadêmica, e a outra sobre gestão estratégica dirigida às lideranças do IFAC. • DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: foram coletados dados e informações por meio das seguintes ações: REVISÃO DOCUMENTAL: análise dos principais documentos do instituto, como Estatuto, Regimento Geral, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Relatórios de Gestão, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI) e Relatórios da Comissão Própria de Avaliação (CPA); PESQUISA COM SERVIDORES: disponibilizada via web na página institucional, em setembro de 2016, identificando pontos críticos para o planejamento estratégico e abordando temas, tais como: atendimento aos anseios da sociedade; ensino, pesquisa e extensão; comunicação e relacionamento; processos internos; gestão de pessoas e infraestrutura; VISÃO ESTRATÉGICA DAS LIDERANÇAS: foram realizadas entrevistas semiestruturadas com toda a alta administração, líderes setoriais da instituição e lideranças externas com vista a formar, por meio de percepções individuais, um consolidado sobre qual é a proposta de futuro para a instituição e possibilitando a dedução de bons posicionamentos estratégicos. A forma participativa foi a premissa adotada, contemplando o maior volume de opiniões relevantes para a instituição. As entrevistas foram realizadas durante o período de agosto a novembro de 2016. FÓRUNS DE GESTÃO: foram realizados 2 (dois) encontros com a comunidade com cada campus e reitoria, visando a compreensão dos desejos da comunidade acadêmica e sociedade. • COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: O plano de comunicação focaliza a estratégia que será adotada para integrar as partes interessadas aos resultados da instituição, tanto internamente quanto externamente. O principal objetivo do plano é formalizar a forma de comunicação institucional, identificando e aperfeiçoando os canais, definindo os públicos e a periodicidade da informação, além de qualificar os conteúdos.

9 Fóruns de Gestão Os Fóruns de Gestão (denominados também como Encontros com a Comunidade) tem como objetivo a coleta da percepção dos participantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada que podem influenciar a tomada de decisões sobre o Planejamento Estratégico em implementação no IFAC.   Com base nessa coleta, é possível identificar e compreender temas relevantes para o público envolvido, seja este tema apenas de prioridade local ou de prioridade geral para todo o Instituto. Na primeira etapa foram realizados 6 (seis) Fóruns de Gestão, por meio de seus consultores Fernando Quintans, Marcus Flávio Lenza e Peter Dostler, nas seguintes localidades/campi e datas: Cruzeiro do Sul – Marcus Flávio Lenza e Peter Dostler – 3 de outubro de 2016; Tarauacá – Marcus Flávio Lenza e Peter Dostler – 4 e 5 de outubro de 2016; Sena Madureira – Marcus Flávio Lenza – 6 de outubro de 2016; Reitoria – Fernando Quintans – 23 de novembro de 2016; Xapuri – Fernando Quintans – 24 de novembro de 2016; Rio Branco e Baixada do Sol – Fernando Quintans – 25 de novembro de 2016.  Os temas abordados foram os seguintes: Empreendedorismo e Interação com o Mercado: Corresponde a demandas que possam ser tratadas pelo Instituto quanto ao desenvolvimento e à melhoria das relações existentes com organizações públicas e privadas, possibilitando a futura inserção dos discentes no mercado de trabalho e a implementação de novos negócios ou mudanças em organizações já existentes; Responsabilidade e Inclusão Social: Corresponde a demandas que possam ser tratadas pelo IFAC visando a responsabilidade ambiental, a inclusão do discente, da comunidade acadêmica e de toda a instituição na temática social; Internacionalização e Inserção Local: Corresponde a demandas ligadas ao processo de relacionamento do IFAC com organizações de outros países, incluindo parcerias com outras instituições de ensino para intercâmbio de discentes. Corresponde também a ações ligadas à Inserção Local do Instituto; Ciência, Tecnologia e Inovação: Corresponde a demandas ligadas às políticas de ensino, pesquisa, inovação e extensão a serem tratadas pelo Instituto, de forma a aprimorar as ações realizadas e os seus resultados; Articulação com a Sociedade: Corresponde a demandas a serem tratadas pelo Instituto para aprimoramento de sua relação com a sociedade em geral, de forma a proporcionar melhores resultados aos envolvidos.

10 Fóruns de Gestão Na segunda etapa foram realizados (cinco) Fóruns de Gestão, por meio do consultor Peter Dostler, nas seguintes localidades/campi: Cruzeiro do Sul; Tarauacá; Sena Madureira; Reitoria; Rio Branco e Baixada do Sol; e Xapuri. Os temas abordados foram os seguintes: Atividades Internas / Meio do IFAC: Orçamento, Tecnologia da Informação, Infraestrutura, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica; Comunicação, Relações Institucionais e Mundo do Trabalho: Comunicação Interna e Externa, Relações Institucionais e Mundo do Trabalho; Ensino, Pesquisa e Extensão: Ensino / Pesquisa / Extensão / Educação Especial e Inclusiva / Ensino à Distância / Verticalização do Ensino. Portanto para no IFAC foram realizadas 2 (duas) rodadas destes encontros: a primeira, ao longo dos meses de outubro e novembro de 2016, com o intuito de colher as percepções da sociedade civil organizada e da comunidade acadêmica acerca das principais demandas e necessidades; a segunda rodada, após a definição das prioridades da instituição para os próximos anos, vem ao encontro a identificar de que forma tais demandas podem ser implementadas no IFAC. De forma bem resumida, a primeira rodada tinha como pergunta-chave “o que precisa ser feito?”, enquanto a segunda objetivou a comunicação da estratégia do IFAC (mapa estratégico e objetivos estratégicos) e teve como pergunta chave “como pode ser feito?”. Com base nessa coleta, é possível identificar formas de atender as demandas, de forma a conciliar as possibilidades da instituição com as necessidades comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada.

11 Próximos Passos Eventos: WS de Desenvolvimento + 3ª Sessão Coaching:
WS de Resultados + 4ª Sessão Coaching: 30/10 a 01/11/2017. Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE): Período: 23 a 27/ outubro.

12 Próximos Passos Projetos
Instituir portaria definido a elaboração dos projetos e prazos. fixando as responsabilidades dos membros e servidores envolvidos na execução de projetos.

13 Plano de Desenvolvimento Institucional

14 Serviços e Datas ETAPAS SERVIÇOS EXECUTADO NO DIA ETAPA 1: ORGANIZAÇÃO
Projeto Executivo: Trata-se de um documento que estabelece de forma detalhada as atividades, prazos e responsáveis do projeto elaboração do planejamento estratégico 22/08/2016 Mobilização das Lideranças: Realização de, no mínimo, 20 (vinte) entrevistas com as lideranças do IFAC com, no mínimo, duração de 2 (duas) horas.

15 ETAPA 2: DIAGNÓSTICO Visão das Lideranças: Realização de, no mínimo, 20 (vinte) entrevistas com as lideranças do IFAC, para coleta de percepções acerca do Planejamento Estratégico do IFAC. 26/08/2016 Fóruns de Gestão: Realização de 6 (seis) eventos para coleta da percepção dos participantes da comunidade acadêmica e que podem influenciar as tomadas de decisões sobre o Planejamento Estratégico do IFAC. 06/10/2016 e 25/11/2016 Análise Estratégica: Realização de análise para identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças envolvendo a formulação do Planejamento Estratégico do IFAC. 24/08/2016 Plano de Comunicação da Estratégia: Construção de documento que formalize a comunicação institucional, identificando e aperfeiçoando os canais, definido os públicos e a periodicidade da informação, além de qualificar os conteúdos relacionados ao Planejamento Estratégico do IFAC. 02/12/2016

16 ETAPA 3: DEFINIÇÃO Mapa Estratégico: Realização de oficina de trabalho, que contemple a construção dos referenciais estratégicos (missão, visão e valores), bem como o conjunto de objetivos que formam os propósitos maiores da organização (mapa estratégico). 14/12/2016 Painel de Indicadores: Elaboração de conjunto de indicadores que traduzem de forma numérica os objetivos estratégicos com, no mínimo, as seguintes informações: título do indicador; fórmula de cálculo do indicador; polaridade do indicador; fonte de dados do indicador; responsável pelo indicador; responsável pelo indicador; e linha de base do indicador. Vídeo conferência 1: 17/02/2017 Vídeo Conferência 2: 24/02/2017 Oficina Painel de Indicadores: 15/03/2017 Metas Estratégicas: Elaboração das metas da instituição para o horizonte do Planejamento Estratégico do IFAC, de acordo com os propósitos do Instituto, bem como outros fatores de contexto e a linha de base (quando houver). 25/04/2017 Portfólio de Projetos Estratégicos: Estabelecimento do conjunto de iniciativas temporárias de grande magnitude que contribuem diretamente com um ou mais objetivos estratégicos, e que serão acompanhados no Plano Estratégico. 26/04/2017 Modelo de Gestão: Definição do processo de gestão da Estratégia do IFAC, bem como das suas instâncias de decisão 27/04/2017 Elaboração e Revisão do PDI: Revisão e elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Acre, em conjunto com a Equipe de Desenvolvimento e a Reitoria, conforme as instruções para elaboração de Plano de Desenvolvimento Institucional, no artigo 16 do decreto 5.773/2016 ou suas respectivas atualizações. Reunião 1: 22/08/2016 Reunião 2: 12/12/2016 Reunião 3: 13/03/2017 Reunião 4: 25/04/2017

17 ETAPA 4: CAPACITAÇÕES Gestão de Projetos: Realização de um curso de, no mínimo, 16 (dezesseis) horas sobre a temática de gestão de projetos. 12/05/2017 Elaboração da Estratégia: Realização de um curso de, no mínimo, 8 (oito) horas para habilitar os participantes do processo de planejamento estratégico. Os conteúdos propostos são: Conceitos elementos básicos do planejamento e da gestão estratégica; Modelo de Gestão do Instituto Federal do Acre; Ferramentas de Análise de Ambiente (PESTAL e SWOT); e Mapa Estratégico. 23/08/2016 Tradução da Estratégia: Realização de um curso de, no mínimo, 8 (oito) horas para habilitar os participantes do processo de planejamento estratégico. Os conteúdos propostos são: Conceito de indicadores; Tipos de Indicadores; Sistema de indicadores; e Análise de Desempenho de indicadores. 01/12/2016 Construindo o Portfólio de Projetos: Realização de um curso de, no mínimo, 8 (oito) horas para habilitar os participantes do processo de planejamento estratégico. Os conteúdos propostos são: Elaborar a estratégia de atuação no território; conceitos de programa, portfólio, projetos e atividades; e modelo de gestão de portfólio. 16/03/2017 Implementação da Estratégia: Realização de um curso de, no mínimo, 8 (oito) horas para habilitar os participantes do processo de planejamento estratégico. Os conteúdos propostos são: Conceito de trilhas estratégicas; Processo de análise e avaliação das trilhas; Análise e impactos de impacto da carteira às metas institucionais; e Análise e avaliação da estratégia (RAE). 10/05/2017

18 ETAPA 5: ASSESSORIA E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
Workshop de Desenvolvimento - Tema: Comunicação e Inovação: Realização de Workshop de, no mínimo, 16 (dezesseis) horas, referente ao atual paradigma do papel da liderança e desenvolver competências como: capacidade de resolver conflitos; capacidade de resolver problemas; capacidade de tomar decisões; capacidade de inspirar os outros; capacidade de trabalhar em equipe; habilidades de comunicação; prontidão para ação; iniciativa agindo com o resultado em mente; consciência dos resultados. 09/05/2017 Sessões de Coaching em Grupo: Realização de, no mínimo, 5 (cinco) sessões, com pelo menos 8 (oito) horas cada, de reflexão sobre o desempenho e o comportamento do participante. A partir de medições de desempenho e de ferramentas de coaching, são monitoras e avaliadas: as realizações no período e o levantamento dos principais problemas encontrados e suas causas; discutidas as soluções; acompanhando o desenvolvimento das competências; e planejadas as metas e ações para o próximo período. Destaca-se que neste momento são avaliados os avanços e medidos os resultados pessoais de cada participante. 20/06/2017 Workshop de Desenvolvimento - Tema: Coaching e Feedback: Realização de workshop de, no mínimo, 16 (dezesseis) horas, referente ao aprimoramento das competências dos envolvidos com seu COACH e desenvolvimento de competências como: capacidade de aconselhar; capacidade de avaliação; capacidade de suportar o estresse; capacidade de agir e executar; habilidades analíticas; energia; autoconfiança; persistência; adaptabilidade. 21 e 22/06/2017 Workshop de Desenvolvimento - Tema: Conectividade: Realização de workshop de, no mínimo, 16 (dezesseis) horas com o propósito de desenvolver a conectividade do participante a seu ambiente social, tendo como objetivo aperfeiçoar o seu equilíbrio entre trabalho e vida privada e desenvolver a mentalidade holística para todas as suas iniciativas e atividades. Desenvolve competências como: capacidade de compreender outras perspectivas; compromisso social; pensamento holístico. 22, 23 e 24/08/2017


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