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Profa Giovana Uggioni Silveira
LITERATURA Profa Giovana Uggioni Silveira
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O QUE É LITERATURA? Como manifestação artística, tem por finalidade recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (o artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas. O que difere a literatura das outras manifestações é a matéria-prima: a palavra que transforma a linguagem utilizada e seus meios de expressão.
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LINGUAGEM LITERÁRIA CONOTATIVA PESSOAL SENTIMENTALISTA
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Meu Caro Amigo (Chico Buarque - 1976)
Meu caro amigo me perdoe, por favor Se eu não lhe faço uma visita Mas como agora apareceu um portador Mando notícias nessa fita Aqui na terra tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate sol Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
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O golpe de 1964 e a instauração do regime militar
Na madrugada do dia 31 de março de 1964, um golpe militar foi deflagrado contra o governo legalmente constituído de João Goulart. A falta de reação do governo e dos grupos que lhe davam apoio foi notável. Não se conseguiu articular os militares legalistas. Também fracassou uma greve geral proposta pelo Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) em apoio ao governo. (CPDOC - FVG - O Golpe de 1964)
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GÊNEROS LITERÁRIOS
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VERSO É uma composição poética escrita considerando a métrica das sílabas e o ritmo das frases. POESIA E POEMA
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POESIA utilização de recursos para expressar a linguagem de forma especial e diferente do normal, provocando diversos efeitos de sentido naqueles que recebem a mensagem.
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POEMA VERSO: cada linha do poema. ESTROFE: agrupamento dos versos.
EU-LÍRICO: a voz do poema. MÉTRICA: número de sílabas poéticas. RITMO: alternância entre sílabas tônicas e átonas. RIMA: semelhança sonora entre as palavras.
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MÉTRICA Sílabas métricas ou sílabas poéticas;
Escansão: contagem das sílabas auditivamente; REGRAS DA ESCANSÃO: Não contamos as sílabas poéticas que estão após a última sílaba tônica do verso. Ditongos têm valor de uma só sílaba poética. Duas ou mais vogais, átonas ou até mesmo tônicas, podem fundir-se entre uma palavra e outra, formando uma só sílaba poética.
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A LÍNGUA DO NHEM (Cecília Meireles) - trecho
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CLASSIFICAÇÃO Monossílabos Dissílabos Trissílabos Tetrassílabos Pentassílabos (ou redondilha menor) Hexassílabos (heroico quebrado) Heptassílabos (redondilha maior) Octossílabos Eneassílabos Decassílabos (medida nova) Hendecassílabos Dodecassílabos (ou alexandrinos)
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RIMAS Alternadas (ABAB): Lembrança de morrer (Álvares de Azevedo) Se uma lágrima as pálpebras me inunda, A Se um suspiro nos seios treme ainda, B É pela virgem que sonhei!... que nunca A Aos lábios me encostou a face linda! B
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RIMAS Interpoladas ou cruzadas (ABBA): Soneto de fidelidade (Vinícius de Moraes) De tudo, ao meu amor serei atento A Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto B Que mesmo em face do maior encanto B Dele se encante mais meu pensamento A
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RIMAS Emparelhadas (AABB) e mistas, apresentando outros tipos de combinações Vagueio campos noturnos A Muros soturnos A Paredes de solidão B Sufocam minha canção B Ferreira Gullar
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PROSA – ELEMENTOS DA NARRATIVA
ENREDO NARRADOR PERSONAGENS ESPAÇO TEMPO
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PROSA – EXEMPLOS CONTO NOVELA ROMANCE CRÔNICA
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LITERATURA PORTUGUESA
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
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LITERATURA BRASILEIRA
ERA COLONIAL QUINHENTISMO (SÉC. XVI) BARROCO (SÉC. XVII) ARCADISMO (SÉC. XVIII)
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LITERATURA BRASILEIRA
ERA NACIONAL ROMANTISMO (SÉC. XIX) REALISMO (SÉC. XIX) PARNASIANISMO (SÉC. XIX) SIMBOLISMO (SÉC. XIX)
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LITERATURA BRASILEIRA
ERA NACIONAL PRÉ-MODERNISMO * (1900 a 1922) MODERNISMO (SÉC. XX)
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