A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEPEGA- Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia do Araguaia-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEPEGA- Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia do Araguaia-"— Transcrição da apresentação:

1 LEPEGA- Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia do Araguaia-
A Fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade e a criação da capitania de Mato Grosso. Período Colonial Aula 3- Diego Brito de Souza. LEPEGA- Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia do Araguaia-

2 As lavras cuiabanas eram exploradas de forma mais rudimentar devido ao fato de ali ser encontrado o ouro de aluvião. A movimentação em busca do ouro levou os exploradores cada vez mais ao oeste, se atribuindo esse fato o povoamento de áreas que pelo tratado de Tordesilhas não pertenceriam oficialmente à Portugal: Lavras do Rio Galera, Lavras de Santana(atual Nortelândia) Lavras do Brumado e Corumbiara, Lavras de Santana e São Francisco Xavier. Todas entre 1734 e 1751

3 A ocupação dessas áreas foi a responsável por garantir sua posse à Portugal. (uti possidetis, Tratado de Madrid 1750). A capitania de Mato Grosso (fundada em março de 1748) Nasce para garantir a soberania portuguesa sobre aquele lugar. Antônio Rolim de Moura é instituído o primeiro governador da capitania, recebendo da rainha Mariana uma série de recomendações para sua gestão:

4 Fundar a capital da capitania no vale do Rio Guaporé,
Fundar uma aldeia jesuítica para os índios “mansos”, Conceder privilégios e isenções para quem desejasse residir nas imediações da nova capital, Evitar confrontos com os espanhóis e agir com diplomacia nas questões de fronteira, Informar sobre a viabilidade de comunicação fluvial com a capitania do Grão-Pará

5 Em 1750 Antonio Rolim de Moura chega a Cuiabá, trazendo consigo os dois primeiros jesuítas para Mato Grosso, os padres: Estevão de Castro e Agostinho Lourenço, o primeiro ficou responsável pela missão jesuítica em Chapada dos Guimarães e o segundo acompanhou Rolim de Moura à região do Rio Guaporé. Sua primeiras medidas foram: fundar uma aldeia para os índios em Chapada dos Guimarães(por escolha de Pe. Castro). Conceder cartas de sesmarias aos habitantes de Cuiabá e de áreas próximas, procurando fazer doação àqueles que a muitos anos habitavam a região. Legitimou a posse das terras nas regiões de Rio Abaixo (Santo Antônio do Leverger) e Serra Acima (Chapada do Guimarães).

6 A região de Chapada já era conhecida desde o início da colonização, por prover alimentos (principalmente açúcar e farinha) aos mineiros. Antonio de Almeida Lara (1720) foi um dos primeiros a se instalar nessa região, montando engenhos de farinha e cana que abasteceram Cuiabá durante décadas. Em 1751, Antônio Rolim de Moura deixa a Cidade de Cuiabá rumo ao alto Guaporé, com o objetivo de fundar uma vila que seria a capital de Mato Grosso, em uma localidade mais próxima a fronteira e garantir o controle português sobre aquele território.

7 Seguindo à risca as instruções da rainha de Portugal, Rolim de Moura, em 1752 funda no vale do Rio Guaporé, Vila Bela da Santíssima Trindade a primeira capital de Mato Grosso. O abastecimento da capital encontra problemas devido à dificuldade de levar os produtos até ali. O acesso era extremamente difícil devido ao acidentado trajeto até Cuiabá(abastecido pelas monções Tietê-Cuiabá) A solução veio com a criação da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, que interligou Belém do Pará a Vila Bela através dos rios Amazonas, Madeira e Guaporé.

8 Com a precoce decadência da mineração vários comerciantes guaporeanos terminaram endividados levando à extinção da companhia pouco tempo após sua criação. Rolim de Moura um diplomata bastante hábil com a manutenção das fronteiras, agindo com bastante cuidado para evitar confrontos com os castelhanos que habitavam as terras vizinhas de Santa Cruz de La Sierra. Os jesuítas mantinham nessa província duas missões indígenas : Moxos e Chiquitos.

9 No mesmo sentido Rolim criou a chamada Companhia dos Aventureiros, buscando guarnecer e expandir a fronteira oeste, esta era formada também por antigos mineiros que Rolim aliciava para serem soldados. Territórios que Rolim de Moura conseguiu fundar e manter na região do Alto Guaporé: Vila Bela da Santíssima Trindade (1752) Aldeia de S. José (1754) Sítio das Pedras (1757) N. Senhora da Boa Viagem (Rio Madeira) (1758) N. Senhora da Conceição (1760)

10 Questões para Fixação:
1 A fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade por Antônio Rolim de Moura pode ser entendida como: estratégia da Coroa espanhola para aproximar-se de Portugal. ação repressiva da Coroa portuguesa contra os povos conhecidos como “chiquitanos”. operação de espionagem da Coroa espanhola sobre atividade mineral portuguesa. estratégia da Coroa portuguesa para assegurar os territórios a oeste de Tordesilhas para si. Iniciativa da coroa portuguesa para produzir bens alimentícios na região.

11 2- A extinção da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão teve como principal motivo:
O frequente conflito com os indígenas durante o percurso. A dificuldade de se transportar gêneros alimentícios pela rota. O endividamento dos comerciantes guaporeanos oriundo do declínio da atividade mineradora. A Falta de liderança de Antônio Rolim de Moura. A abertura de novas estradas ligando São Paulo à Cuiabá

12 3- A ocupação de Cuiabá encontrou algumas facilidades com relação ao abastecimento sendo uma delas:
A tranquilidade da rota que percorria o trajeto Tietê-Cuiabá. O grande investimento feito pela coroa portuguesa para a ocupação dessas áreas. A frequente troca de produtos com o território de Santa Cruz de La Sierra. A existência de engenhos de Açúcar e Farinha principalmente na região de Serra Acima (Chapada dos Guimarães). A produção de alimentos pelos indígenas.


Carregar ppt "LEPEGA- Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia do Araguaia-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google