A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito e História da fisioterapia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito e História da fisioterapia"— Transcrição da apresentação:

1 Conceito e História da fisioterapia
Profa. Thâmara Alves

2 O que é fisioterapia?

3 etimologia PHYSIOTHERAPY = FISIOTERAPIA PHYSYO: agentes naturais THERAPY: cuidado, tratamento, terapia

4 Dicionário L. Portuguesa: tratamento das doenças por agentes físicos;
Dicionário Médico: tratamento com a utilização de agentes físicos naturais ou artificiais, como a água, eletricidade, frio, calor. Vale-se também da atitude do repouso, do movimento.

5 É uma ciência, um processo terapêutico e uma profissão”.
conceito É uma ciência, um processo terapêutico e uma profissão”. (Castro, 1982)

6 conceito Ciência aplicada ao objeto principal de estudo: movimento humano; Processo terapêutico com recursos físicos e naturais promove, aperfeiçoa e adapta as condições físicas, psíquicas e sociais; Profissão com atividades especializadas e vários níveis de atuação: níveis primário, secundário e terciário, administração de serviços, pesquisa e educação.

7 Conceito – resolução coffito
Ciência aplicada, cujo objetivo principal de estudo é o movimento humano em toda as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas. Objetivos: Preservar, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou função. Promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhora da sua qualidade de vida.

8 Fisioterapeuta É o profissional da área da Saúde, a quem compete métodos e técnicas fisioterápicas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. (Lei 938, 13/10/1963). Profissional da Saúde, com formação acadêmica SUPERIOR, habilitado à construção dos diagnósticos cinético-funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro funcional e a sua alta (

9 História da fisioterapia

10 A história da fisioterapia
A Fisioterapia é uma arte milenar, que já vem sendo praticada desde os nossos antepassados, desde a idade da pedra, época em que o homem pré-histórico buscava o sol, águas frias para amenizar o seu sofrimento e sua dor.

11 Antiguidade (4000 a.c. a 395 d.c.) Homem primitivo – massagens no tratamento de traumas; Aplicação de recursos naturais (sol e água); Uso de recursos naturais com intuito terapêutico = processo terapêutico.

12 Antiguidade (4000 a.c. a 395 d.c.) Preocupação com as “diferenças incômodas” (doenças já estabelecidas; mal; deformidade).

13 Tratamento das “diferenças incômodas”:
Utilização dos agentes físicos (peixe elétrico para dor); Ginástica curativa (diversas formas de movimento). Foto do peixe

14 PREOCUPAÇÃO COM A CURA E NÃO COM A PREVENÇÃO DE DOENÇAS

15 IDADE MÉDIA (SÉC. IV A XV)
Sociedade estabelecida por “organização providencial” (definida no plano divino): Clero – igreja; Nobreza – guerra; Camadas populares (camponeses) – trabalho. Esquema hierarquia

16 Fenômenos naturais – decisão divina
Eventos negativos – ação demoníaca Interrupção dos avanços na ciência e também na área de saúde (corpo físico como algo “inferior”); Valorização da alma e menosprezo ao corpo.

17 Doentes eram tratados em “sala dos enfermos”; não possuíam espaços para exercícios físicos.
Uso da atividade física como “curativa” foi interrompida. Piora das condições de saúde; Exercícios passaram a ser utilizados para aumento da potência corporal ou diversão;

18 Renasacimento (séc. xv e xvi)
Valorização do corpo e beleza física; Decadência dos conceitos morais rígidos; Avanço dos estudos e origem das universidades: busca da compreensão do mundo e conhecimentos.

19 Retorno dos estudos sobre o cuidado com o corpo;
Princípios básicos para a ginástica médica; Exercícios para conservar um estado saudável já existente; Regularidade no exercício; Exercícios para indivíduos enfermos cujo estado pode exacerbar-se; Exercícios individuais especiais para convalescentes; Exercícios para pessoas com ocupações sedentárias.

20 PREOCUAÇÃO COM O TRATAMENETO DA DOENÇA E MANUTENÇÃO DAS “CONDIÇÕES NORMAIS” EXISTENTES.

21 PERÍODO DE TRANSIÇÃO – ENTRE RENASCIMENTO E INDUSTRIALIZAÇÃO
1864 – Sociedade Médica de Berlim diferencia a ginástica de indivíduos sãos e dos enfermos (exercícios curativos x exercícios para manutenção da saúde). Diferenças das ações profissionais conforme o estado de saúde da população atendida (doente x não doente).

22 Industrialização (séc. xviii a xix)
Transformação social com produção em grande escala mediante utilização de máquinas. Proliferação de doenças devido a jornada de trabalho estafante, condições sanitárias precárias e alimentares insatisfatórias.

23 Epidemias de cólera, tuberculose pulmonar, alcoolismo, acidentes de trabalho, trabalho infantil, etc; Utilização da metodologia científica em escolas de medicina para estudo das novas doenças; Busca das “causas” nos próprios indivíduos (não observação dos aspectos sociais, higiene ou ambiente de trabalho). Uma bactéria chamada Vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção de cólera. Essa bactéria, conhecida popularmente como Vibrião colérica, libera uma toxina chamada CTX, que se liga às paredes intestinais, onde ela interfere diretamente no fluxo normal de sódio e cloreto do organismo. Essa alteração faz com que o corpo secrete grandes quantidades de água, levando à diarreia e a uma rápida perda de fluidos e de sais importantes, os chamados eletrólitos. A transmissão de cólera é fecal-oral e se dá basicamente por meio de água e alimentos contaminados pelas fezes ou pela manipulação de alimentos por pessoas infectadas. A infecção pela bactéria costuma acontecer após uma pessoa consumir água, frutos do mar, frutas e legumes crus e alguns grãos contaminados, como arroz e milho, por exemplo.

24 Atenção ao indivíduo doente: surge o atendimento hospitalar e as especialidades médicas;
Preocupação com a cura, recuperação e reabilitação.

25 Nascimento da fisioterapia como profissão
Altos índices de acidentes de trabalho; Disfunção orgânica; Más condições ambientais e de trabalho; Guerras.

26 REABILITAÇÃO PARA REINSERÇÃO DO INDIVÍDUO EM UMA VIDA SOCIAL E PRODUTIVA

27 Obrigada!


Carregar ppt "Conceito e História da fisioterapia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google