A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto NutriBem Desportivamente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto NutriBem Desportivamente"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto NutriBem Desportivamente
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Secção de Educação Física e de Desporto Projeto NutriBem Desportivamente Alimentação saudável

2 Alimentação Saudável Para um crescimento Saudável!!!

3 contribui decisivamente para:
A ALIMENTAÇÃO CORRETA contribui decisivamente para: - O desenvolvimento físico; - O desenvolvimento inteletual; - A atenção; - A memória; - A capacidade de concentração; - A aprendizagem.

4 ALIMENTAÇÃO INCORRETA Provoca mal-estar e doença!
Por excesso Por carência Por desequilíbrio Provoca mal-estar e doença!

5 Roda dos Alimentos

6 A roda dos alimentos é uma representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que fazem parte da alimentação diária. A roda dos alimentos é um símbolo, em forma de círculo, que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. A roda dos alimentos é composta por 7 grupos de diferentes alimentos, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária.

7 A Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos
Grupo 1 – Cereais, derivados e tubérculos (28%): arroz, massa, batata, pão, aveia, milho, trigo, centeio, etc. Grupo 2 – Hortícolas (23%): abóbora, cenoura, alface, brócolos, alho francês, couve-lombarda, couve-galega, tomate, cebola, alho, etc. Grupo 3 – Frutas (20%): maça, pêra, banana, laranja, tangerina, kiwi, mirtilho, morangos, cerejas, pêssegos, ananás, melão, melancia, etc. Grupo 4 – Leite e derivados (18%): leite, iogurte e queijo Grupo 5 – Carne, pescado, ovos (5%): carne (…), peixe (…) e ovos Grupo 6 – Leguminosas (4%): ervilhas, grão-de-bico, soja, feijão, favas, lentilhas, etc. Grupo 7 – Gorduras e óleos (2%): azeite, óleo alimentar, nata, margarina, manteiga, etc.

8

9 A água A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros de água.

10 ÁGUA SEMPRE!!!!

11 REFRIGERANTES NUNCA!

12 O que nos ensina a Roda de alimentos
De uma forma simples, a roda dos alimentos transmite as orientações para uma alimentação saudável, isto é, uma alimentação: COMPLETA – ingerir alimentos de todos os grupos (7), ao longo do dia, e beber água; EQUILIBRADA – ingerir, todos os dias, maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão; VARIADA – ingerir alimentos diferentes dentro de cada grupo (variar o mais possível), diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

13 A variedade na alimentação é a principal forma de garantir a satisfação de todas as necessidades do organismo em nutrientes!!

14 Regras para uma alimentação saudável:
1. Tomar sempre o pequeno-almoço; 2. Fazer, pelo menos, cinco refeições por dia. Lanchar a meio da manhã e da tarde, ajuda a controlar o apetite e a evitar os “grandes almoços e jantares”; 3. Não estar mais de três horas sem comer; 4. Começar as refeições do almoço e do jantar pela SOPA;

15 5. Beber água com e sem sede;
6. Comer 2 a 3 peças de fruta por dia;

16 7. Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
8. Evitar gorduras, fritos, natas, maionese e outros molhos, guloseimas, bolos, batatas fritas, pizzas, hamburgers, enchidos; 9. Limitar as bebidas açucaradas (sumos com e sem gás); 10. Moderar a quantidade de sal utilizada;

17 11. Praticar ATIVIDADE FÍSICA adequada e regularmente.

18 Em vez de …

19 FIM


Carregar ppt "Projeto NutriBem Desportivamente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google