A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Atuarial Cosseguro, Resseguro e Retrocessão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Atuarial Cosseguro, Resseguro e Retrocessão"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Atuarial Cosseguro, Resseguro e Retrocessão
03 de março de 2017

2 Contabilidade Atuarial - Cosseguros -
COSSEGURO Operação na qual se reparte um determinado risco de um determinado segurado entre duas ou mais seguradoras. Cada um deles será responsável por uma parte do total segurado e do total do prêmio O segurador oferece a participação, havendo aceite, o segurador torna-se líder.

3 Apólice Valor do Prêmio = 250,00 50% 125,00 Líder 10% 25,00 Segurador
25% 62,50 15% 37,50 50% 125,00 Apólice

4 Contabilidade Atuarial - Cosseguros -
O repasse do valor arrecadado do prêmio pela empresa seguradora líder é efetuado por banco recebedor dos prêmios e repassados para as seguradoras participantes dos prêmios de acordo com a posição informada pela líder.

5 Contabilidade Atuarial - Cosseguros -
E o segurado da apólice original? O segurado desconhece a distribuição do prêmio entre as demais empresas seguradoras.

6 Contabilidade Atuarial - Cosseguros -
As responsabilidades das seguradoras vigoram simultaneamente sobre os mesmos bens e cobrindo os mesmos riscos proporcionalmente. Na ocorrência do sinistro, a empresa líder do seguro é quem efetua o pagamento da indenização.

7 Valor da indenização = 1000 Apólice = 1000 50% 500 Líder 10% 100
Segurador 25% 250 15% 150 50% 500 Apólice = 1000

8 Contabilidade Atuarial - Cosseguros -
Objetivo do Cosseguro: O co-seguro preserva a estabilidade das companhias seguradoras no caso de seguros de alto valor, garantindo a liquidação do sinistro ao segurado. Divisão do risco em responsabilidades menores.

9 Contabilidade Atuarial - Resseguro -
É o seguro do seguro. É um contrato em que o ressegurador assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora (cedente) pelos danos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices de seguro. Operação onde o segurador atribui a outro segurador parte da responsabilidade e do prêmio recebido. Geralmente utilizado quando se trata de risco vultuoso. Ex. coleção de jóias, obras de arte.

10 Contabilidade Atuarial - Resseguro -
O valor do risco é tão alto que não pode ser suportado pela seguradora sem comprometer sua liquidez. Então, a seguradora faz um seguro relativo ao execedente do seu limite de risco. Contrato de resseguros entre a seguradora e a resseguradora. Em contrapartida, a cedente (segurador direto) paga um prêmio de resseguro, comprometendo-se a fornecer informações necessárias para análise, fixação do preço e gestão dos riscos cobertos pelo contrato.

11 Contabilidade Atuarial - Resseguro -
SEGURADO Pessoa Física ou Jurídica SEGURADOR Assume o risco do segurado RESSEGURADOR Assume o risco do segurador

12 Contabilidade Atuarial - Resseguro -
Segurador – Ressegurador O segurador paga ao ressegurador parte do prêmio correspondente ou recuperado e parte da indenização que pagou no caso do sinistro. O mercado de resseguros iniciou no Brasil em Até 2007 era monopólio da União através da gestão do Instituto de Resseguros do Brasil - IRB

13 Contabilidade Atuarial Resseguro - 18/09/2014
A Lei Complementar 126, de 15 de janeiro de 2007, Trata da política de resseguro, retrocessão e sua intermediação, as operações de cosseguro, as contratações de seguro no exterior e as operações em moeda estrangeira no setor securitário. Regulamentação: Resolução 168, de dezembro de 2007, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

14 Contabilidade Atuarial Resseguro - 18/09/2014
Modalidades de resseguro Ressegurado local Sociedade Anônima sediada no Brasil, e supervisionado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). EVENTUAL LOCAL ADMITIDO

15 Contabilidade Atuarial - Resseguro -
Ressegurador admitido Empresa estrangeira, com atuação no mercado internacional há mais de 5 anos, com escritório de representação estabelecido no Brasil e inscrito na SUSEP. Ressegurado eventual – empresa estrangeira, com atuação no país de origem, há mais de 5 anos, sem escritório de representação Brasil, inscrito na SUSEP e com procurador designado e residente no Brasil.

16 Contabilidade Atuarial - Resseguro -
E o segurado da apólice original? 0 segurado da apólice original não participa diretamente do contrato de resseguro, já que a negociação é feita entre segurador e ressegurador.

17 Contabilidade Atuarial - Resseguro -
A principal finalidade do resseguro é a possibilidade de os seguradores (cedentes) fazerem uma vasta distribuição de riscos, em todo o mundo, ampliando sua capacidade de subscrever mais riscos.

18 Contabilidade Atuarial - Resseguro -
Motivos que levam uma seguradora a ceder parte de seus negócios ao ressegurador: pulverização do risco; preservação da estabilidade de resultados das seguradoras; e garantia de liquidação do sinistro ao segurado (indenização ou reembolso de eventuais prejuízos previstos na apólice).

19 Contabilidade Atuarial - Retrocessão -
É o resseguro do ressegurador. Os excessos de responsabilidade são transferidos por meio de operação chamada de retrocessão. Pulveriza o risco. Quando o ressegurador não quer assumir totalmente sua parte no risco, “retrocede” uma fração das responsabilidades que aceitou a outra ou mais resseguradoras, ou mesmo seguradoras, chamadas retrocessionárias. Neste caso, o primeiro ressegurador se torna o retrocedente Segura o excedente de sua capacidade de indenizar.

20 Contabilidade Atuarial - Retrocessão -
SEGURADO Pessoa Física ou Jurídica SEGURADORA Assume o risco do segurado RESSEGURADORA Assume o risco da seguradora RETROCESSÃO Dilui o risco da resseguradora

21 Contabilidade Atuarial - Retrocessão -
A retrocessão se enquadra nas operações de resseguros. O Ressegurador repassa parte das responsabilidades que assumiu para outro ressegurador ou para companhias seguradoras locais, com o objetivo de proteger seu patrimônio. Nessa operação, são cedidos riscos, informações e parte do prêmio de seguro.

22 Empresas de Resseguros
IRB-Brasil Resseguros S.AAv. Marechal Câmara, 171 Castelo Rio de Janeiro/RJ CEP: J. Malucelli Participações em Seg e Resseguros S.ARua Visconde de Nácar, 1441 – 4º andar Centro – Curitiba/ PR  CEP: Liberty Mutual Insurance CompanyRua Dr. Geraldo Campos Moreira, 100 Broklin Novo - São Paulo/SP CEP:

23 Empresas de Resseguros
Lloyd's Escritório de Representação no Brasil LTDA.Av. Almirante Barroso, 52 sala 2401 Centro - Rio de Janeiro / RJ CEP: Mapfre Re do Brasil Companhia de Resseguros Rua das Olimpíadas, º Andar Vila Olímpia - São Paulo/ SP CEP: 04551–000


Carregar ppt "Contabilidade Atuarial Cosseguro, Resseguro e Retrocessão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google