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Poder Legislativo I Profº Elton Candido.

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Apresentação em tema: "Poder Legislativo I Profº Elton Candido."— Transcrição da apresentação:

1 Poder Legislativo I Profº Elton Candido

2 “Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. Legislativo - funções: Legislativa, ou seja, legislar, fazer as leis; Fiscalizar a Administração Pública Composição: Na União, o Poder Legislativo é um órgão bicameral, formado por duas casas legislativas: Câmara dos Deputados, que representa o povo; Senado Federal, que representa os Estados. A junção dessas duas casas forma o Congresso Nacional (art. 44 da CF).

3 Nos Estados, o Poder Legislativo é unicameral, formado por apenas uma casa, a Assembleia Legislativa. No Distrito Federal, o Poder Legislativo também é unicameral, sendo seu órgão legislativo a Câmara Legislativa. Nos Municípios o Poder Legislativo também é unicameral e é chamado de Câmara Municipal ou Câmara de Vereadores. Funcionamento Sessão legislativa: período de um ano de funcionamento do órgão. Começa no dia 02 de fevereiro e vai até 17 de julho e depois reinicia-se no dia 1º de agosto e vai até o dia 22 de dezembro do mesmo ano (art. 57, caput, da CF). 3

4 Os períodos em que o Legislativo não funciona são denominados recesso parlamentar. Ocorrem do dia 18 de julho ao dia 31 do mesmo mês e do dia 23 de dezembro a 1º de fevereiro de cada ano (art. 57 da CF). -Sessão ordinária: dentro da sessão legislativa ocorrem diversas sessões ordinárias. Cada uma corresponde a um dia de funcionamento do Poder Legislativo. -Sessão extraordinária: ocorrem fora do período comum, ordinário, fora do período destinado à sessão legislativa, deliberando sobre matéria específica, conforme § 7º do art. 57 da CF. 4

5 Hipóteses de Cabimento da Sessão Extraordinária (art. 57, §6º, da CF)
a) pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretação de estado de defesa ou de intervenção federal, de pedido de autorização para a decretação de estado de sítio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente da República; b) pelo Presidente da República, pelos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgência ou interesse público relevante, em todas as hipóteses deste inciso com a aprovação da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. 5

6 IV - conhecer do veto e sobre ele deliberar.
- Sessão conjunta (art. 57, §3º, da CF): a Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta para (rol exemplificativo): I - inaugurar a sessão legislativa; II - elaborar o regimento comum e regular a criação de serviços comuns às duas Casas; III - receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da República; IV - conhecer do veto e sobre ele deliberar. - Composição dos Poderes Legislativos: no âmbito federal, a Câmara de Deputados é composta por Deputados Federais em número proporcional à população de cada Estado e do DF (art. 45, § 1º, CF). Cada Estado ou o DF terá no mínimo 8 e no máximo 70 deputados federais, com mandato de 4 anos. 6

7 O deputado federal deve ser brasileiro (nato ou naturalizado), maior de 21 anos e estar no exercício dos direitos políticos. As competências privativas da Câmara dos Deputados estão previstas no art. 51 da CF e devem ser exercidas sem a sanção do Presidente da República, por meio de Resolução. Territórios: atualmente não existem territórios federais, mas como é possível sua criação, se existirem, poderão eleger quatro deputados. 7

8 Sistema de eleição dos Deputados Federais e dos Senadores
Cada Estado e o DF elegerão 3 Senadores, com mandato de oito anos, e a representação será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços, conforme nos ensina os parágrafos do artigo 46. Cada Senador é eleito com 2 suplentes. O senador deve ser brasileiro (nato ou naturalizado), maior de 35 anos e estar no exercício dos direitos políticos. Sistema de eleição dos Deputados Federais e dos Senadores Deputados Federais - seguem o sistema proporcional já que o número é proporcional ao da população dos Estados ou do DF. Senadores - são eleitos pelo majoritário, em que o número de vagas é fixo, determinado, para cada Estado e para o DF, sendo 3 com 2 suplentes para cada. 8

9 Comissões a) Permanentes: quando seu início se dá ao começo de cada legislatura. Analisa projeto de lei quanto a determinadas especificidades. Exemplo: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que tem por função verificar a constitucionalidade do projeto de lei. b) Provisórias ou Temporárias: quando um grupo de parlamentares se reúne provisoriamente para tratar de um assunto específico. Exemplo: comissão reunida para tratar do novo código de processo civil e a comissão parlamentar de inquérito (CPI). Art. 58, § 1º, da CF, na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa. 9

10 § 2º Às comissões, em razão da matéria de sua competência, cabe: I - discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um décimo dos membros da Casa; II - realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil; III - convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições; IV - receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas; V - solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão; VI - apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer. 10

11 Comissão Parlamentar de Inquérito (art. 58, §3º, da CF)
Fato determinado: aquele em que é possível verificar seus requisitos essenciais. Por exemplo: não há como investigar de forma abstrata a corrupção no Brasil, tem de ser especificado o fato determinado para que o procedimento se inicie. Prazo certo: aquele que tem início e fim, terá de ser fixado pelos regimentos internos das Casas, já que a CPI é uma comissão temporária e não permanente. As CPIs são formadas ou instaladas pelo requerimento de 1/3 dos membros. 11

12 Poderes das CPIs I– convocar testemunhas, investigados e autoridades para prestarem esclarecimentos, mesmo que de forma coercitiva; II - determinar a realização de certas perícias, necessárias à instrução da investigação; III – determinar as buscas que sejam imprescindíveis à instrução da investigação; IV – quebrar sigilo fiscal, bancário, financeiro e telefônico (só em relação aos dados/ contas telefônicas). 12

13 I – quebra do sigilo das comunicações telefônicas.
Vedações I – quebra do sigilo das comunicações telefônicas. (art. 5º, XII, da CF); II – determinar e efetivar a busca domiciliar, que também depende de ordem judicial, conforme dispõe o inciso XI do artigo 5º da CF; III – decretar a prisão, salvo as hipóteses de flagrante delito, conforme inciso LXI da art. 5º da CF, pois nesses casos não só a CPI, mas qualquer um do povo pode prender. (art. 301 do CPP). 13

14 São cabíveis os remédios constitucionais, em especial MS e HC, quando houver abusos no decorrer dos trabalhos realizados pelas comissões. A competência para o julgamento dessas ações dependerá da autoridade que pratica o ato abusivo. Se os abusos forem de representantes do Congresso Nacional, o foro competente é o STF; se dos membros das Assembleias Legislativas ou da Câmara Legislativa do DF, o órgão destinado ao julgamento é o TJ do respectivo Estado ou o do DF e, se forem representantes de Câmara Municipal, o juiz de direito da Comarca respectiva é quem deverá julgar o remédio. 14

15 Vale lembrar que as CPI’s devem obedecer ao princípio federativo (art
Vale lembrar que as CPI’s devem obedecer ao princípio federativo (art. 53, §3º, c.c. 1º e 18, todos da CF) , de modo que só podem investigar questões relacionadas à gestão da coisa pública da sua esfera (federal, estadual, distrital ou municipal). 15

16 Poder Legislativo II Profº Elton Candido

17 1. Imunidades Parlamentares
- Conceito Período de validade As imunidades podem ser: Imunidade material (inviolabilidade/imunidade real ou substancial (art. 53, caput, da CF) Exceção – vereador (art. 29, VIII, da CF) Imunidade formal/processual Prisão (art. 53, § 2º, da CF) Processo criminal (art. 53, § § 3º a 5º,, da CF) (prescrição)

18 Limitação ao dever de testemunhar
São passíveis de renúncia? E os suplentes? Art. 53, § 8º, da CF: as imunidades de Deputados ou Senadores subsistirão durante o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida. Limitação ao dever de testemunhar O artigo 53, § 7º, do CF estabelece que os parlamentares não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações. 18

19 4.8. Limitação ao dever de testemunhar
Prerrogativa de foro Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional serão submetidos a julgamento perante o STF (art. 53,§1º,e 102,I,“b”, da CF). Em nível municipal, os vereadores não têm a prerrogativa de foro em razão da função, sendo processados e julgados perante a justiça comum, mesmo no curso dos seus mandatos. Vedações O artigo 54 da CF enumera vedações impostas aos deputados e senadores, vejamos: 4.8. Limitação ao dever de testemunhar O artigo 53, § 7º, do CF estabelece que os parlamentares não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações. - 19

20 Desde a diplomação não poderão os parlamentares:
firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes; aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis ad nutum, nas entidades constantes da alínea anterior; 20

21 b) Desde a posse também não poderão os parlamentares:
- ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada; ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis ad nutum, nas entidades referidas no inciso I, "a"; patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a“; ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo. 21

22 5. Perda do mandato O artigo 55 da CF enumera seis hipóteses de perda do mandato do parlamentar (há os casos de cassação e extinção do mandato) - A cassação diz respeito à perda do mandato em virtude do parlamentar ter cometido falta funcional; já a extinção relaciona-se com a ocorrência de ato ou fato que torne automaticamente inexistente o mandato, como, por exemplo, renúncia, morte, ausência injustificada etc. 22

23 Nos casos de cassação (art. 55, I, II e VI), :
-violação das proibições estabelecidas no art. 54 da CF; - falta de decoro parlamentar e -condenação criminal transitada em julgado a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por maioria absoluta, mediante provocação da respectiva mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional (art. 55, §2º, CF). Atenção! A EC nº 76/13 aboliu a votação secreta nos casos de perda de mandato de Deputado ou Senador e de apreciação de veto. 23

24 Nas situações de extinção (art. 55, III, IV e V)
não comparecer injustificadamente a 1/3 das sessões ordinárias em cada sessão legislativa; perder ou tiver suspensos os direitos políticos e por decisão da Justiça Eleitoral a perda do mandato independe de votação da Casa, sendo declarada pela Mesa respectiva de ofício ou por provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional (art. 55, §3º, CF). 24

25 Frisa-se que em ambas as hipóteses é assegurada a ampla defesa.
Decoro parlamentar Previsto no inciso II do art. 55 da CF é uma das hipóteses de perda do mandato do parlamentar que depende de votação da Casa Legislativa. O decoro parlamentar é caracterizado pelo abuso das prerrogativas parlamentares ou pela percepção de vantagens indevidas, além dos casos definidos nos respectivos Regimentos Internos de cada Casa Legislativa (art. 55, §1º, CF) (e do código de ética dos parlamentares) 25

26 VI - mudar temporariamente sua sede;
Competências exclusivas do Congresso Nacional (art. 49 da CF): I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional; II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País, quando a ausência exceder a quinze dias; IV - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa; VI - mudar temporariamente sua sede; VII - fixar idêntico subsídio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) VIII - fixar os subsídios do Presidente e do Vice-Presidente da República e dos Ministros de Estado, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo; X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta; XI - zelar pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes; XII - apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão; XIII - escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União; XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito; XVI - autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienação ou concessão de terras públicas com área superior a dois mil e quinhentos hectares. 26

27 XV - autorizar referendo e convocar plebiscito;
IV - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa; VI - mudar temporariamente sua sede; VII - fixar idêntico subsídio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) VIII - fixar os subsídios do Presidente e do Vice-Presidente da República e dos Ministros de Estado, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo; X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta; XI - zelar pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes; XII - apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão; XIII - escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União; XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito; XVI - autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienação ou concessão de terras públicas com área superior a dois mil e quinhentos hectares. 27

28 XV - autorizar referendo e convocar plebiscito;
IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo; X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta; XI - zelar pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes; XII - apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão; XIII - escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União; XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito; XVI - autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienação ou concessão de terras públicas com área superior a dois mil e quinhentos hectares. 28

29 XV - autorizar referendo e convocar plebiscito;
XVI - autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienação ou concessão de terras públicas com área superior a dois mil e quinhentos hectares. 29

30 Processo Legislativo I
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31 Processo legislativo (art. 59 ao 69 da CF)
Conceito Fases: Fase instrutória (iniciativa) Fase constitutiva e Fase complementar.

32 Podem iniciar projetos de lei (art. 61 da CF)
quaisquer membros ou Comissões do Congresso Nacional, do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados; o Presidente da República; o Supremo Tribunal Federal; os Tribunais Superiores; o Procurador-Geral da República e os cidadãos comuns. Iniciativa popular (art. 61,§2º, da CF) - federal - estadual - municipal (art. 29, XIII, da CF) - Iniciativa parlamentar e extraparlamentar

33 I - fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas;
Iniciativa privativa do Presidente da República: art. 61,  § 1º, da CF - são de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que: I - fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas; II - disponham sobre: a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração; b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios; c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; 33

34 d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios; e) criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública, observado o disposto no art. 84, VI; f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva. 34

35 a) Deliberação legislativa
Fase constitutiva a) Deliberação legislativa Em relação às leis federais essa deliberação ocorrerá de forma bicameral, uma das casas será a iniciadora e a outra revisora. O projeto será debatido e votado em ambas. Primeiro na iniciadora e, se aprovado, terá o mesmo procedimento na casa revisora. As discussões iniciam-se nas comissões que abrangem a matéria tratada (comissão temática) no projeto de lei, de acordo com o art. 58, § 2º, I, da CF. 35

36 Nessa fase, o projeto poderá ser rejeitado, aprovado ou emendado.
Em seguida o projeto é votado em plenário para aprovação da casa iniciadora. Após esse processo, o texto aprovado deve ser remetido à casa revisora, também para discussão e votação (art. 65 da CF). Obs: há projetos que a lei dispensa a deliberação pelo plenário e autoriza a própria comissão a aprová-lo. Nessa fase, o projeto poderá ser rejeitado, aprovado ou emendado. - Observação: o artigo 67 da CF determina que o projeto de lei rejeitado só possa ser reapresentado, na mesma sessão legislativa, por iniciativa da maioria absoluta dos membros de quaisquer das casas, Câmara ou Senado. 36

37 * Se rejeitado - arquivamento;
Aprovado o projeto, a Casa na qual a votação foi concluída deve encaminhá-lo ao Presidente da República para que ele o sancione ou vete. * Se rejeitado - arquivamento; * Se aprovado - deve ser encaminhado ao Executivo para sanção ou veto; Se emendado pela casa revisora – essas emendas devem ser enviadas à apreciação da casa iniciadora, que poderá concordar ou discordar, mas não criar subemendas nem modificar o novo texto. 37

38 Deliberação executiva
Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República, que, aquiescendo, o sancionará. § 1º - Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. 38

39 Art. 66, § 2º, da CF - O veto parcial somente abrangerá texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea. Art. 66, § 3º, da CF - Decorrido o prazo de quinze dias, o silêncio do Presidente da República importará sanção. Art. 66, § 4º, da CF - O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores. Art. 66 , § 5º, da CF - Se o veto não for mantido, será o projeto enviado, para promulgação, ao Presidente da República. § 6º Esgotado sem deliberação o prazo estabelecido no § 4º, o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições, até sua votação final. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) § 7º Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da República, nos casos dos § 3º e § 5º, o Presidente do Senado a promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente do Senado fazê-lo. 39

40 Art. 66 , § 5º, da CF - Se o veto não for mantido, será o projeto enviado, para promulgação, ao Presidente da República. Art. 66 , § 6º, da CF - Esgotado sem deliberação o prazo estabelecido no § 4º, o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições, até sua votação final. § 7º Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da República, nos casos dos § 3º e § 5º, o Presidente do Senado a promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente do Senado fazê-lo. 40

41 Derrubada do veto A EC nº 76/13, retirou a expressão "escrutínio secreto" (voto secreto) do art. 66, § 4º, da CF. Desse modo, para que o veto do Presidente seja derrubado é obrigatória a apreciação em sessão conjunta e o voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores Derrubado o veto, o projeto volta ao Presidente da República para sua promulgação. Se o veto for mantido, arquiva-se o projeto ou, se houver decisão da maioria absoluta dos membros de quaisquer das Casas (Câmara ou Senado), ele poderá ser submetido à nova votação, na mesma sessão (art. 67). Sancionado o projeto de lei adentra-se à fase complementar. 41

42 1.3. Fase complementar Promulgação e a publicação A efetiva eficácia está condicionada a vacatio legis - período entre a publicação e a entrada em vigor da norma. Art. 1º, parágrafo único, da Lei de introdução às normas do Direito Brasileiro (antiga LICC) Regra: 45 dias após a publicação no território nacional e após três meses no estrangeiro 42

43 Processo Legislativo II
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44 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF)
emendas à Constituição leis complementares leis ordinárias leis delegadas medidas provisórias decretos legislativos resoluções.

45 Emendas constitucionais (art. 60 da CF)
Limitações ao poder de reforma Limitações procedimentais ou formais Limitações circunstanciais c) Limitações materiais Há algumas matérias que não poderão sequer ser objeto de deliberação (art. 60, § 4º, CF – Cláusulas Pétreas). * forma federativa de Estado; * voto secreto, direto, universal e periódico; * a separação dos Poderes; * os direitos e garantias individuais. d) Limitações implícitas

46 Leis delegadas (art. 68 da CF)
- Leis complementares - Leis ordinárias Leis delegadas (art. 68 da CF) São leis elaboradas pelo Presidente da República, após solicitação de delegação ao Congresso Nacional. O ato que formaliza a autorização dada pelo Legislativo é uma resolução que deve especificar o conteúdo e os termos de seu exercício. A resolução do Congresso também pode mencionar que o projeto de lei, elaborado pelo Presidente, passe por sua apreciação. Nessa hipótese a verificação se dará em votação única e o Congresso não poderá fazer emendas ao texto. 46

47 - Não podem ser objetos de delegação:
os atos de competência exclusiva do Congresso Nacional; os de competência privativa da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; a matéria reservada à lei complementar; nem a legislação sobre: I - organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros; II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos e eleitorais; III - planos plurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos. 47

48 Regime de urgência ou trancamento de pauta
Medida provisória (art. 62 da CF) Requisitos Quem edita? Votação da MP Prazo de vigência Prazo para ser votada Recesso Regime de urgência ou trancamento de pauta Proibição de reedição de medidas provisórias na mesma sessão legislativa 48

49 - Não podem ser objeto de medida provisória:
a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, § 3º, da CF. - O inciso II do mesmo dispositivo constitucional menciona que também é vedada a edição de medida provisória que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro, além das matérias reservadas a lei complementar e as já disciplinadas em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República. 49

50 MP que implique instituição ou majoração de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada. Decreto legislativo É a espécie legislativa que contempla as matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional, aquelas previstas no artigo 49 da CF, por exemplo, sustar os atos  normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa (inciso V) e autorizar referendo  e convocar plebiscito (inciso XV).          50

51 Resolução Tem por finalidade normatizar as matérias de competência privativa da Câmara de Deputados (art. 51 da CF), do Senado Federal (art. 52 da CF) e, ainda, algumas atribuições do Congresso Nacional, por exemplo, a delegação ao Presidente da República para que ele edite lei delegada (art. 68, §2º, da CF). - Quem promulga uma resolução é a Mesa da Casa Legislativa responsável por sua edição. Do mesmo modo que ocorre com o decreto legislativo, as resoluções não estão sujeitas a deliberação executiva (sanção ou veto presidencial). 51


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