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K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente

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Apresentação em tema: "K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Fabiano de Q. Vianna Rodrigo Locatelli Karen Basso Crédito Real

2 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Quem somos? Corpo profissional experiente e qualificado Equipe multidisciplinar de profissionais Soluções personalizadas e completas para sua Empresa Excelência em atendimento Soluções que agregam valor aos negócios

3 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Escopo Principal de Atuação Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho Serviços em Engenharia de Meio Ambiente Serviços em Sustentabilidade Organizacional Serviços de Inteligência em Segurança Patrimonial

4 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
1ª Palestra Técnica: “Noções Básicas de um PPCI, com foco em Condomínios Residenciais e/ou Comerciais”

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Introdução: A nova lei de proteção contra incêndio foi impulsionada pela tragédia ocorrida em Santa Maria – Lei Kiss ou LC no /2013; Causas mais frequentes: Vazamentos de gás; Curto circuitos em instalações elétricas com excesso de carga; Materiais inflamáveis armazenados próximos a fontes de calor;

6 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Introdução: A nova lei de proteção contra incêndio foi impulsionada pela tragédia ocorrida em Santa Maria – Lei Kiss ou LC no /2013; Causas mais frequentes: Velas acesas ou aquecedores próximos a materiais combustíveis; Esquecimento de ferro, fritadeiras, fogões... Ligados. Arquitetura ainda não absorveu SCI nos projetos.

7 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Legislação em vigência atualmente: Lei Complementar , de 26 de dezembro de 2013, atualizada pela LC de 22 de setembro de 2016; Estabelece normas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio no RS. Decreto no de 1º de novembro de 2016; Altera o Decreto que regulamenta a Lei Complementar Introduz as novas tabelas de classificação das edificações: ocupação/uso, CNAE, carga de incêndio, altura, risco, exigências de proteção contra incêndio. Resoluções Técnicas (para edificações existentes); Portarias 004 e 005/2016 – apresentação do PPCI e PSPCI; Instruções normativas.

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) O que é PPCI? (Art. 6, inciso XXXI, LC atualizada pela LC /set 2016) Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – PPCI, é um processo que contém os elementos formais, que todo o proprietário ou responsável pelas áreas de risco de incêndio e edificações, deve encaminhar ao CBMRS. Será exigido na sua forma completa (PPCI) ou simplificada (PSPCI), de acordo com o uso, a classificação e a atividade desenvolvida na edificação.

9 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) O que é PPCI na prática?? Tratam-se de duas pastas de processo iguais, onde constam: Formulário de solicitação de análise ou vistoria de PPCI; Procuração do proprietário; Formulário de descrição do imóvel; Anotação de responsabilidade técnica (ART/RRT); Doc complementares (CMAR, Seg Estrutural, Compartim., Estanqueidade de GLP, SPDA, Inst. Elétricas), outros. PrPCI – Plantas (extintores, sprinklers, hidrantes, iluminação, sinalização, alarme, GLP, SPDA, saída de emergência) e memoriais.

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) PSPCI – Enquadramento: É um processo destinado a estabelecimentos que apresentam menor probabilidade de grandes danos em caso de incêndio. Além disso, as medidas para a proteção contra incêndio do prédio são de fácil dimensionamento e instalação. a. grau de risco de incêndio baixo ou médio; b. área total edificada de até 750 metros quadrados; c. até 2 andares (térreo e mais um pavimento).

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Todas as edificações deverão possuir Alvará de Proteção Contra Incêndios – APPCI, expedido pelo CBMRS. PPCI entregue no CBRMS para análise PPCI analisado e aprovado Execução do PPCI Vistoria pelo CBRMS aprovada Validade de 2 anos para F (reunião de público), com risco médio ou alto e locais de elevado risco (depósitos de inflamáveis, combustíveis, explosivos e carga incêndio > 1200 MJ/m²). Demais – validade de 5 anos. APPCI Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Excluem-se das exigências de APPCI: Edificações residenciais exclusivamente unifamiliares; Residenciais unifamiliares localizadas em edificação mista de até 2 pavimentos, desde que as ocupações possuam acessos independentes; Empreendedor que utilize residência unifamiliar, sem atendimento ao público ou estoque de materiais. Ou edificações/ocupações que se enquadrem no CLCB - Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros.

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Podem obter o CLCB – Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros, obtido por meio eletrônico: (válido para áreas com isolamento de risco, desde que possuam acessos independentes – tem que ter todas essas características juntas!) Edificações/ocupações (c/isolamento de risco) c/área total até 200 m²; De até 2 pavimentos, com subsolo de até 50 m²; Com grau de risco baixo ou médio; Não se enquadre nas divisões F-5, F-6, F-7, F-11, F-12, G-3, G-4, G-5 e G-6, e nos grupos L e M, das tabelas do DEC Não possuir depósito ou áreas de manipulação de combustíveis, inflamáveis, explosivos ou substâncias com potencial lesivo à saúde humana, meio ambiente ou patrimônio; Não possuir mais de 26 kg de GLP.

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) As edificações ou partes de uma mesma edificação isoladas e com acessos independentes são consideradas edificações distintas para efeitos de risco de incêndio e de aplicação das normas de proteção contra incêndio, sendo que a emissão do CLCB, o protocolo do PPCI e a emissão do APPCI poderão ser de forma individualizada.

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Quais os objetivos do PPCI? Preservar e proteger a vida dos ocupantes das edificações em caso de incêndio; Estabelecer medidas para prevenção de incêndio; Permitir o abandono seguro dos ocupantes da edificação; Dificultar a propagação do incêndio; Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio; Facilitar a ação do CBRMRS;

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Quando deve ser feito novo PPCI ? Da construção de uma edificação; Da mudança de divisão de ocupação; Da ampliação da área construída; Do aumento da altura da edificação; Da regularização das edificações existentes; Do aumento do grau de risco de incêndio; Do aumento da capacidade de lotação, quando resultar em alterações nas medidas de segurança contra incêndio.

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Medidas de Segurança Contra Incêndio: Evitar incêndios Prevenção Dificultar propagação; estabilidade da edificação Proteção Combate Hidrantes, extintores, sprinklers, detectores Meios de escape Saída de emergência, iluminação, sinalização Gerenciamento Treinamento de pessoal, Plano de emergência

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Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Meios de Proteção Passiva:

19 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente “1”
Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Meios de Proteção Ativa: “1” Exigências para grupo M – Riscos Especiais, de acordo com a situação (M1: túnel; M2: Líquido ou gás inflamáveis ou combustíveis; M3: Central de Comunicação e energia; M4: Propriedade em transformação; M5: Silos; M6: Terra selvagem, M7: Pátio de contêiners) ou situações características como Centros de Processamento de Dados, por exemplo

20 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Como estabelecer as medidas de proteção contra incêndio necessárias para determinada edificação? Enquadrando a edificação numa série de critérios de classificação, que levam em conta: Ocupação e uso (ex. residencial, comercial, industrial...); CNAE – Classificação de atividades econômicas (ex. floricultura); Grau de risco de incêndio / carga de incêndio; Altura da edificação (abaixo ou acima de 12m); Área construída (abaixo ou acima de 750 m²); Capacidade de lotação.

21 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Exemplo: Edificações do grupo A (residenciais) com área superior a 750 m² ou altura superior a 12 m.

22 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Novidades da lei para edificações residenciais acima de 12m de altura: Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento (piso, parede, teto) – Soluções retardadores de chamas, pinturas intumescentes; Compartimentação vertical – isolar pavimentos (lajes corta-fogo, escadas e elevadores enclausurados, selagem dos shafts, abas na fachada); Segurança estrutural contra incêndio – pilares, vigas, lajes (atoproteção – aumento dimensionamento/cobrimento, barreiras antitérmicas, outros elementos);

23 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Noções Básicas para composição de PPCI (Res / Com) Novidades da lei para edificações residenciais acima de 12m de altura: Outras medidas de segurança: Laudo elétrico e de necessidade de SPDA (para-raios); Laudo de estanqueidade para centrais GLP; Treinamento de proteção contra incêndio;

24 Abertura para Dúvidas | Perguntas
K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente Obrigado ! Abertura para Dúvidas | Perguntas

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2ª Palestra Técnica: “Noções Básicas de um LTIP em Edificações”

26 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial Inicialmente regulamentado pelo Decreto no /2012 e atualmente pelo decreto no /2014 que regulamenta a Lei Complementar no 284/1992, que dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas na manutenção e conservação das edificações; O que é Inspeção Predial? “ Inspeção Predial é a avaliação das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação visando orientar a Manutenção e a Qualidade Predial Total. “

27 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente Técnica
Funcional/Uso Manutenção Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial Projetos Especificações Anomalias construtivas Segurança Vida útil Anomalias funcionais Plano de manutenção Operação e registros Falhas de manutenção

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Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial O que é Inspeção Predial segundo o Decreto no ? “Compreende a vistoria e análise das edificações por profissional habilitado, classificando o grau de risco com relação à segurança dos sistemas construtivos, tais como: estrutura, alvenarias, revestimentos, cobertura, instalações, equipamentos e demais elementos que as compõem.“

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Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial Porque houve a necessidade de implementação desta lei? Aumento da demanda em utilizar edificações mais antigas; Deterioração precoce das edificações; Alterações e reformas sem orientações técnicas; Aumento dos acidentes em edificações envolvendo deficiências oriundas de reformas e reparos inadequados; Desconhecimento por parte dos administradores das responsabilidades técnicas e jurídicas; Aumento da necessidade de investimento patrimonial em recuperação dos sistemas construtivos por falta de planejamento.

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Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial Quem deve fazer LTIP? Todas as edificações, exceto: - unifamiliares (A1); - multifamiliares (A2) com até 2 pav. acima do passeio. Prazo? Até 360 do decreto  março 2015! Qual a periodicidade? 5 anos para todas as edificações. Objetivos: I – habitabilidade, compreendendo adequação ao uso, higiene, conforto higrométrico, térmico, acústico e lumínico; II – durabilidade; III – segurança (estrutural, contra fogo, no uso e operação).

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Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial Responsabilidades: Proprietário, usuário, síndico. Município Autor do projeto Executante Aprovar projetos; Dar habite-se; Fazer cumprir a legislação. Elaborar projetos de acordo com a legislação; Acompanhar aprovação junto ao município. Edificar conforme projeto aprovado; Fazer manual de uso e manutenção; Obter habite-se. Manter o imóvel em conformidade com a legislação ; Usar conforme manual; Manter as áreas comuns em bom estado de conservação; Promover manutenção preventiva da edificação e seus equipamentos.

32 2. Coleta de dados com usuários 3. Vistoria da edificação
K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial Etapas da elaboração de um LTIP: 1. Análise de documentos 2. Coleta de dados com usuários 3. Vistoria da edificação 4. Relatório técnico 1. Administrativos: (laudo de marquise, estrutural, sacadas, PPCI...) 2.Técnicos: (projetos) 3. Manutenção: (piscinas, reservatórios, elevadores, ar condicionado, spda, gás, caldeiras) 1. Entrevista com gestor ou síndico; 2. Pesquisa com usuários moradores; Sistemas: Estrutural e vedação; Revestimento e pintura; Esquadrias; Cobertura; Impermeabilização; Instalações elétricas; Instalações hidráulicas; Instalações de gás; Proteção contra incêndio; SPDA; Elevadores; 1. Classificação das não conformidades da edificação, suas instalações e documentos; 2. Recomendações técnicas para correções e ajustes; 3. Lista de prioridades / conclusões.

33 2. Inicial com Recomendações Sem estabilidade estrutural
K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial O LTIP, para o Município, pode ser : Prazo máximo para execução das medidas saneadoras = 180 dias 1. Inicial e Conclusivo Edificação segura e com estabilidade estrutural; Sem recomendações. 2. Inicial com Recomendações Atesta os reparos e serviços a serem executados para manutenção e recuperação da edificação. 3. Conclusivo Foram executadas as recomendações indicadas no laudo tipo 2 e a edificação encontra-se segura e com estabilidade estrutural. Certificado de Inspeção Predial CIP Sem estabilidade estrutural Interdição Certificado de Inspeção Predial CIP

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Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial Manutenção / Lei de Sitter:

35 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial Vantagens da elaboração de um LTIP: Possibilidade de elaboração de um plano de manutenção adequado às características/problemas da edificação e expectativas de seus usuários; Realização de manutenções tecnicamente corretas (conforme recomendações) e com a prioridade adequada à criticidade ou à etapa da mesma em relação às demais; Identificação de procedimentos e registros necessários para uma correta manutenção e controle da edificação;

36 K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Noções Básicas / LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial Vantagens da elaboração de um LTIP: Redução de custos de manutenção pela ação antecipada; Diminuição da depreciação da edificação e consequente manutenção do patrimônio.

37 Abertura para Dúvidas | Perguntas
K2 Consultoria em Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente Obrigado ! Abertura para Dúvidas | Perguntas

38 K2 Agradecemos a oportunidade de apresentar a K2 aos Srs. Obrigado !
Serviços, Saúde, Segurança e Meio Ambiente Fabiano de Q. Vianna | Rodrigo C. Locatelli (051) | (051) |


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