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PublicouRayssa Barroso Santos Alterado mais de 6 anos atrás
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Pesquisa Satisfação 2016 Usuários Sistema em Curitiba e RMC Julho 2016
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Sobre a Digiquest
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A Digiquest é um Instituto de Pesquisa fundado em 2005, um dos precursores na utilização das mais modernas tecnologias para entender os drivers de comportamentos, motivações e opiniões.
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A Digiquest é um dos Instituto de Pesquisa Brasileiros com maior experiência no segmento automotivo com mais de 50 projetos realizados. A Digiquest é um Instituto de Pesquisa fundado em 2005, um dos precursores na utilização das mais modernas tecnologias para entender os drivers de comportamentos, motivações e opiniões.
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Pesquisa Satisfação 2016 Usuários Sistema em Curitiba e RMC Julho 2016
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Objetivo Avaliar a satisfação dos usuários em relação a qualidade dos serviços prestados no sistema de transporte coletivo, em Curitiba na Região Metropolitana.
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Objetivo 2 Avaliar a percepção dos usuários em relação a uma série de intercorrências reportadas, suas incidências e padrões. Com isso será possível definir as medidas corretivas, estruturais, operacionais e sócio educativas necessárias a serem adotadas.
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Objetivo 3 Avaliar a opinião e interesse dos usuários relacionado a um seguro disponibilizado aos usuários de transportes de ônibus em Curitiba e Região Metropolitana, que cubra acidentes pessoais e despesas médico hospitalares
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Metodologia Pesquisa quali quanti com a combinação das seguintes metodologias e técnicas: Pesquisa Quantitativa Entrevistas pessoais face a face, com aplicação de questionário estruturado em terminais e dentro dos coletivos, com passageiros usuários do sistema de transporte em Curitiba e Região Metropolitana. Passageiro Misterioso Um passageiro Digiquest embarca nos ônibus, realizando trajetos completos, gravando a ação em áudio e vídeo utilizando uma câmera oculta.
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plano amostral e perfil
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Plano amostral quantitativo
Foram realizadas 400 entrevistas com usuários da Rede de Transporte Coletivo em Curitiba e Região Metropolitana, no período de 30 de junho a 6 de julho de O intervalo de confiança de 95% e a margem de erro é de 4,87% para mais ou para menos. Intervalo de Confiança IC # Entrevistas Margem de Erro % 400 4,87 95%
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Plano amostral quantitativo
Para garantir a maior representatividade da amostra, as entrevistas foram realizadas usando a técnica de amostra probabilística aleatória simples, com variação dos terminais de embarque e desembarque, dos dias das entrevistas (2ªf a 6ªf) e dos horários (7:00hs as 20:00hs).
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Pesquisa realizada a partir de 6 terminais de grande movimento.
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Os entrevistados circulam na região urbana representando
45 diferentes Origens – Destino .
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E os usuários com origem e destino na
RMC circulam em 13 municípios. Bocaiúva Rio Branco Guaraituba CIC Araucária Fazenda Rio Grande
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Perfil Homens Mulheres Base Total: 400
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Perfil A incidência de usuários que utilizam transporte apenas dentro da cidade de Curitiba é de 71% Base RMC: 116 Base Urbano: 284 Base RMC + Urbano: 400
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Tempo médio de circulação entre Origem e Destino
Perfil Tempo médio de circulação entre Origem e Destino 55 minutos 40 minutos Base RMC: 116 Base Urbano: 284 Base RMC + Urbano: 400
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Pesquisa Qualitativa Passageiro Misterioso
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Gravação durante viagens, embarques, desembarques e terminais, em um total de 6 horas nos trajetos assinalados
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Principais conclusões
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Que nota geral, em uma escala de 1 a 10, o sr(a) atribui à qualidade do transporte disponível para a RMC e para a cidade de Curitiba. Sendo nota 1 de Péssima Qualidade e nota 10 de Excelente Qualidade.
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Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284 Urbano RMC
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Satisfação com a qualidade do transporte.
A forma do gráfico são muito semelhantes entre os usuários de Curitiba e da RMC. Significa que os itens de maior e de menor satisfação são os mesmos: De forma geral os usuários urbanos apresentam um índice de satisfação maior que os usuário da RMC. Os itens com melhor avaliação referem-se à operação e ao motorista: atender chamadas, educação e horários. Os itens com pior avaliação referem-se a lotação, segurança e conforto.
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Atender Chamadas nos Pontos Educação Motoristas e Cobradores
Indicadores/Notas médias Usuário RMC Usuário Urbano Usuário RMC + Urbano Satisfação Geral 6,59 7,22 7,33 Atender Chamadas nos Pontos 7,91 8,12 8,03 Educação Motoristas e Cobradores 7,42 7,57 7,53 Cumprimento de Horários 6,67 7,31 7,23 Disponibilidade de Informações 6,63 7,15 Disponibilidade de Linhas 6,53 7,06 7,03 Frequência de Ônibus 6,29 6,91 6,90 Limpeza e Conservação 6,45 6,66 Segurança Embarque e Desembarque 5,82 5,78 5,74 Conforto nos terminais 4,63 5,33 5,24 Lotação dos Pontos e Terminais 4,50 5,07 5,04 Conforto durante o trajeto 4,55 4,84 4,82 Segurança Interior do Ônibus 4,35 4,65 4,62 Lotação nos Ônibus 3,83 4,22 4,23
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Satisfação com a qualidade do transporte.
Interessante notar que, segundo o Relatório de Reclamações Recebidas no Transporte Coletivo de Janeiro a Junho/2016, os 02 itens que representam 37% do total de reclamações recebidas no período, estão entre os melhores avaliados em termos de satisfação: 142- Deixar de atender ao sinal de parada para embarque dos passageiros, nos pontos marcados- 702 reclamações. (22% do total) 102- Deixar de tratar os passageiros com educação, cordialidade e respeito – 491 reclamações. (15% do total)
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Resultados gerais
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Que nota geral, em uma escala de 1 a 10, o sr(a) atribui a qualidade do transporte disponível para a RMC e Curitiba. Sendo nota 1 de Péssima Qualidade e nota 10 de Excelente Qualidade.
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Satisfação Geral Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116
Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284 sendo nota 1 de Péssima Qualidade e nota 10 de Excelente Qualidade.
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Nesta mesma escala de 1 a 10, como o sr(a) avalia os seguintes itens que vou mencionar, sobre a qualidade do transporte na RMC e em Curitiba.
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Cumprimento de horários
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Disponibilidade de linhas
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Frequência dos ônibus Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116
Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Disponibilidade de informações sobre horários e linhas
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Motorista atender as chamadas de parada nos pontos
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Limpeza e conservação dos ônibus
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Lotação nos pontos e terminais
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Conforto no terminal Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116
Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Lotação nos Ônibus Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116
Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Conforto durante o trajeto
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Educação de motoristas e cobradores
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Segurança embarque e desembarque
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Segurança no interior do ônibus
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Integração com as linhas de Curitiba
Na RMC Em Curitiba Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284
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Base RMC: 116 Base RMC + Urbano: 400 Base Urbano: 284 Urbano RMC
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Atender Chamadas nos Pontos Educação Motoristas e Cobradores
Indicadores/Notas médias Usuário RMC Usuário Urbano Usuário RMC + Urbano Satisfação Geral 6,59 7,22 7,33 Atender Chamadas nos Pontos 7,91 8,12 8,03 Educação Motoristas e Cobradores 7,42 7,57 7,53 Cumprimento de Horários 6,67 7,31 7,23 Disponibilidade de Informações 6,63 7,15 Disponibilidade de Linhas 6,53 7,06 7,03 Frequência de Ônibus 6,29 6,91 6,90 Limpeza e Conservação 6,45 6,66 Segurança Embarque e Desembarque 5,82 5,78 5,74 Conforto nos terminais 4,63 5,33 5,24 Lotação dos Pontos e Terminais 4,50 5,07 5,04 Conforto durante o trajeto 4,55 4,84 4,82 Segurança Interior do Ônibus 4,35 4,65 4,62 Lotação nos Ônibus 3,83 4,22 4,23
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Nos últimos 12 meses, ao utilizar o sistema de transporte coletivo dentro da cidade de Curitiba:
o sr(a) presenciou ou vivenciou alguma das situações que vou mencionar?
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Se SIM, qual a Incidência?
Baixa até 5 x Média até 10 x Alta + de 10 x o sr(a) presenciou ou vivenciou alguma das situações que vou mencionar?
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Principais conclusões
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Intercorrências: presenciou ou vivenciou alguma das situações
Em relação à segurança relacionada à forma que o motorista dirige: Os usuários percebem situações que geram desconforto como freiadas e aceleradas bruscas e velocidade em excesso. Já a percepção sobre a condução dos motoristas desobedecendo as regras de circulação e trânsito é inferior a 20% e com baixa incidência.
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Em relação à atenção e segurança do motorista ao dirigir:
Sim o sr(a) presenciou ou vivenciou alguma das situações que vou mencionar? Base RMC + Urbano: 400
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Em relação à atenção e segurança do motorista ao dirigir:
Sim INCIDÊNCIA o sr(a) presenciou ou vivenciou alguma das situações que vou mencionar? Base RMC + Urbano: 400
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Intercorrências: presenciou ou vivenciou alguma das situações
Novamente, segundo o Relatório de Reclamações Recebidas no Transporte Coletivo de Janeiro a Junho/2016, este indicador representa 26% do total de reclamações recebidas no período: 226- Dirigir o veículo inadequadamente, desobedecendo regras de circulação, conduta a sinalização de trânsito, de modo a proporcionar insegurança aos passageiros- 826 reclamações. Mas a percepção dos usuários relacionadas a este é ítem é baixa.
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Intercorrências: presenciou ou vivenciou alguma das situações
Em relação à facilidade de uso no dia a dia: Apenas FALTA DE TROCO aparece com um índice um pouco mais elevado, seguido por FALTA DE INFORMAÇÕES SOBRE HORÁRIOS E LINHAS. Sobre DIFICULDADE PARA ADQUIRIR CARTÕES E CRÉDITOS a percepção é baixa.
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Em relação às facilidade no uso no dia a dia:
Sim Não se Aplica o sr(a) presenciou ou vivenciou alguma das situações que vou mencionar? Base RMC + Urbano: 400
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Em relação às facilidade no uso no dia a dia:
Sim Não se Aplica INCIDÊNCIA o sr(a) presenciou ou vivenciou alguma das situações que vou mencionar? Base RMC + Urbano: 400
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Intercorrências: presenciou ou vivenciou alguma das situações
Em relação à segurança no transporte: O indicadores com maior percepção negativa referem-se à condução do motorista: PASSAGEIROS PRENSADOS NAS PORTAS E QUEDAS DE USUÁRIOS. Também com percepção negativa, com uma incidência um pouco mais elevada estão itens relacionados à segurança como ASSÉDIO E FURTOS E ARRASTÕES
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Em relação à segurança no transporte:
Sim o sr(a) presenciou ou vivenciou alguma das situações que vou mencionar? Base RMC + Urbano: 400
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Em relação à segurança no transporte:
Sim INCIDÊNCIA o sr(a) presenciou ou vivenciou alguma das situações que vou mencionar? Base RMC + Urbano: 400
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Vídeo Passageiro Misterioso 10´
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SegBus Pesquisa para avaliar o conhecimento e interesse dos usuários em relação a disponibilidade de um seguro, em caso de acidentes.
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Principais conclusões
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Conhecimento e interesse dos usuários em relação ao seguro no transporte coletivo.
A maioria dos entrevistados (55%) acha que não é oferecido um seguro em caso de acidente. Atribuem uma nota bastante elevada sobre a importância em se ter disponível um seguro aos usuários. Praticamente ninguém lembra ou conhece o SegBus. Quase 2/3 concordariam em pagar R$ 0,01 a mais na tarifa para ter um seguro disponìvel
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A maioria do usuários acha que não é oferecido seguro em caso de acidente.
54,75% Base RMC + Urbano: 400
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E atribuem uma nota alta sobre a importância em ter disponível um seguro em caso de acidente.
9,27 Sendo nota 1 Nada Importante e nota 10 de Extrema Importância. Base RMC + Urbano: 400
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Os usuários não conhecem ou não lembram do SegBus
Base RMC + Urbano: 400
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Quase 2/3 dos usuários concordariam em pagar R$ 0,01 a mais na tarifa para ter disponível um seguro.
Perfil Base RMC + Urbano: 400
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Quase 2/3 dos usuários concordariam em pagar R$ 0,01 a mais na tarifa para ter disponível um seguro.
Sim, concordariam Base RMC + Urbano: 259
70
Obrigado!
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Fone: |
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