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PublicouAmália de Paiva de Miranda Alterado mais de 6 anos atrás
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Integração e Inclusão Social Willian Alberto de Aquino Pereira
Rio de Janeiro 20 de Outubro de 2011 Willian Alberto de Aquino Pereira Tel: (21)
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Reflexão A dificuldade de grande parte da população em perceber os serviços públicos como espaços de exercício de direitos, torna visível o distanciamento deste, que se esperaria que fosse um dos pilares da cidadania na obtenção de igualdade e respeito. Não o conseguindo através dos meios formais, muitos consideram-se liberados para o que se chama “dar um jeitinho”, já bem descrito pelo antropólogo Roberto da Matta.
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Vida, Somente Vida Transporte público é condição para reduzir a fome, acessar empregos, habitação, saúde, serviços e educação.
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A Questão da Eficiência
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Clientes Tempo de viagem Faixa de renda média (em salários mínimos)
Tempo médio das viagens (min) Até 2 SM 34,5 De 2 a 5 SM 40,0 De 5 a 10 SM 41,0 De 10 a 20 SM 36,5 Acima de 20 SM 33,2 Fonte: PDTU-RJ 2005
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Motivos de viagem Trabalho Estudos Lazer Saúde
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Escolha Modal e Rota Os clientes consideram os seguintes atributos para escolher o modo de transporte: preço; conforto; tempo de viagem; tempo de espera; confiabilidade*; segurança. ? ? ? ? * Pouca variação dos tempos de viagem e espera
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Escolha Modal e Rota Orçamento; Rigidez dos horários;
Características do usuário que influenciam qual o fator preponderante de escolha: Orçamento; Rigidez dos horários; Seus valores subjetivos; A condição física do usuário; Outras necessidades além do transporte.
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Escolha Modal e Rota Existem aspectos que influenciam a escolha e não são controláveis pelos operadores. Mas com a implantação da integração tarifária o preço deixa de ser o atributo principal.
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Vantagens Sociais da Integração
Economia de tempo Ascensão social Qualidade de vida Mais tempo com a família
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Vantagens Econômicas da Integração
Racionalização do sistema; Reflexo na configuração da rede; Menor tempo de viagem; Priorização do transporte público.
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Integração Físico-tarifária em Área Fechada
Curitiba Integração no ponto Conexão com linhas alimentadoras Veículos com capacidade de 180 a 220 passageiros Embarque em nível Venda antecipada de passagem
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Integração Físico-tarifária em Área Fechada
Aracaju Integração em terminais Conexão com linhas alimentadoras Veículos com capacidade de 180 a 220 passageiros Venda antecipada de passagem em guichês na entrada do terminal
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Integração Físico-tarifária em Área Fechada
Petrópolis Integração em 3 grandes terminais: Bingen, Correas e Itaipava Venda antecipada de passagem
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Integração Físico-tarifária em Área Fechada
Demanda área Ponto em frente a Fiocruz Avenida Brasil (Rio de Janeiro - RJ) Uso do solo consolidado Vista aérea do Terminal DIA (Aracaju - SE)
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Integração Físico-tarifária sem Área Fechada
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Bilhetagem Eletrônica
Pagamento de forma eletrônica Utilização de dispositivos especiais, smart card ou similar. Vantagens: Não utilizar dinheiro Criação redes de integrações Melhor gerência da rede Integração de sistemas (GPS)
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Bilhete Único Metropolitano - RJ
Redução: 111 valores para 12 Forma matricial – viagens não radiais Integração tarifária Tempo máximo de 02h30m Um transbordo Tarifa: R$ 4,40 = máxima tarifa Multimodal se tiver integração intermunicipal Não inclui ônibus especial
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Integração entre Modais com Tarifa Única (Subsidiada)
76% - sem transbordo 19 % - 1 transbordo 4% transbordos 1% ou + transbordos
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Bilhete Único “Bolsa Família do Transporte”
85 % população brasileira em áreas urbanas 75% da população fluminense mora no Grande Rio (trabalho na Capital e moradia na periferia) Alto custo do transporte público – redução da empregabilidade Despesa com transporte coletivo R$ 105,00/mês por usuário do Grande Rio BU Subsídio direto ao usuário de transporte intermunicipal Integração para todos os modais de transporte público (ônibus, barca, trem, metrô e vans legalizadas) Baratear o transporte e torná-lo mais racional Fonte: Jornal Valor Econômico - Marcelo Côrtes Neri, economista-chefe do Centro de Políticas Sociais e professor da EPGE/FGV
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Bilhete Único Intermunicipal
* Aumento de 32% usuários no segundo ano ** 79% viagens ônibus – ônibus ** 21% metro, trens ou barcas - ônibus Tarifa Subsidiada acima de R$ 4,40 Redução 50% valor pago nas viagens 860 mil viagens por dia útil 425 milhões de viagens em 19 meses** 1,9 milhões de pessoas já usaram* Subsídio de R$ 2,10 por usuário (ida+volta)
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Bilhete Único Carioca Integração tarifária Linhas de ônibus municipais
Embarque em 2 ônibus Intervalo de duas horas Tarifa: R$ 2,50 Ônibus + Trem Estações dentro do município Tarifa: R$ 3,70 Implantada na licitação das linhas – parte do ônus de outorga Não inclui ônibus com ar condicionado e tipo rodoviário
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Bilhete Único Carioca BILHETE ÚNICO CARIOCA R$ 2,50
Sistema de bilhetagem com Tarifa Única Deslocamento origem-destino Intervalo de 2 horas 1 transbordo Mínimo aumento tarifa modal atual Sem subsídio
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Sem o Bilhete Único Carioca VIAGEM INTEGRAÇÃO FÍSICA
Sem ar condicionado R$ 5,00 70 minutos Com transbordo VIAGEM INTEGRAÇÃO FÍSICA Ar condicionado R$ 4,90 110 minutos Sem transbordo VIAGEM DIRETA
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Com o Bilhete Único Carioca
Sem ar condicionado R$ 0,00 40 minutos Sem ar condicionado R$ 0,00 40 minutos Sem ar condicionado R$ 2,50 30 minutos Sem ar condicionado R$ 2,50 30 minutos VIAGEM INTEGRADA
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Após o Bilhete Único Carioca
Economia de R$ 120,00 Metade de uma Cesta Básica Fonte: Dieese, julho 2011, Rio de Janeiro 6 quilos de Picanha Agosto 2011, Rio de Janeiro
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SINERGIA e ANTP apresentam
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Questões sobre Integração e Inclusão Social
1) A integração terá reflexo no uso do solo ampliando as cidades? 2) O subsídio é uma injeção de recursos na economia local e aumenta o poder aquisitivo do povo ou apenas reduz custos dos empregadores (VT)?
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Questões sobre Integração e Inclusão Social
3) Está claro que o uso de bilhetes eletrônicos de integração não exclui a prioridade nas vias e o uso de terminais de integração física para consolidação de linhas? 4) Elimina o estigma de que o Vale Transporte é o vale desemprego para pessoas da periferia, por serem preteridos na contratação?
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Questões sobre Integração e Inclusão Social
5) O Bilhete Único garante a modicidade tarifária diferenciando: o custo de operação, do preço que o governo paga, da tarifa que o usuário desembolsa?
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