Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria das Graças Mangueira Azambuja Alterado mais de 7 anos atrás
1
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
2
“Viajando no mundo da leitura...”
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
3
“Viajando no mundo da leitura...”
ESCOLA: COC SEMEADOR CIDADE: FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ CATEGORIA: LINGUAGENS E MATEMÁTICA PROFESSORA RESPONSÁVEL: ANDREA CRISTINA CARDOZO FELIPETTI Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
4
“Viajando no mundo da leitura...”
Este projeto tem como objetivos: Oportunizar aos estudantes o acesso ao conhecimento e socialização das crianças que passam pelo processo de inclusão. Elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos. Levar aos alunos e famílias o contato, apreciação e manipulação de obras literárias, visando o despertar do gosto pela leitura e a formação de leitores críticos e autônomos, não apenas dentro da escola, mas também fora dela. Para Vygotsky (1991, p.55) “[...] O aprendizado é mais do que a aquisição de capacidade para pensar; é a aquisição de muitas capacidades especializadas para pensar sobre várias coisas”. Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
5
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
1.DIVULGAÇÃO O projeto foi direcionado aos alunos dos 6º e 7º anos. Para tanto, foram elaboradas ações que envolveram pais, alunos e professores como forma de demonstrar que a leitura estimula a criatividade, o aspecto cognitivo e emocional. Apresentação e divulgação do projeto aos alunos, pais e comunidade escolar. Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
6
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
Precisamos de forma urgente “ressignificar” o papel social da escola, assumindo o desafio de ensinar todos os alunos, compreendendo-os como diferentes uns dos outros. É necessário diversificar e diferenciar, ou seja, propor estratégias pedagógicas diversificadas e, sempre que necessário, garantir a igualdade de oportunidades no processo de escolarização. Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
7
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
2. Execução das ações O propósito deste trabalho é, acima de tudo incentivar o aluno a leitura e a escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e produtivo. Com o desenvolvimento do projeto, percebe-se também a importância de uma educação inclusiva . Além de ser um direito, a Educação inclusiva é uma resposta inteligente às demandas do mundo contemporâneo. Incentiva uma pedagogia não homogeneizadora e desenvolve competências interpessoais. (MENDES, 2012) O aluno tem o direito de participar, aprender e ensinar. Em agosto de 2016, os alunos iniciaram grandes “viagens” pelo mundo da leitura e pelas páginas da Literatura Infanto-Juvenil. Eles mergulharam num universo pleno de personagens e histórias maravilhosas que povoam o universo infanto-juvenil. Inicialmente, os alunos fizeram uma pesquisa biográfica dos escritores dos Clássicos da Literatura Infanto-Juvenil, Coleção Vaga-lume, que revolucionaram a literatura nas décadas passadas. Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
8
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
Hora de conhecer as obras: Foram apresentados os livros que seriam lidos durante o desenvolvimento do projeto. Os livros foram divididos por Bimestre para as turmas do 7º ano. O encantamento pelas viagens que os alunos do 6º ano realizaram foi tanto que leram um livro por mês. Antes de iniciar a leitura, foram apresentadas as características de cada personagem para despertar ainda mais o interesse pela leitura. Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
9
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
Iniciou-se a leitura nos espaços da escola. Todas as semanas novos espaços eram explorados. Os pequenos leitores conheceram através de suas viagens lugares fantásticos... Ilha, Mina, Fazenda, Um Hotel no bairro do Bexiga em SP, As Ruas de Londres... entre outros. Livros – 6º anos Livros – 7º anos A Ilha Perdida Percy Jackson e os Olimpianos A Mina de Ouro Um Gato de Rua Chamado BOB Zezinho, o dono da Porquinha Preta O diário de Zlata – a vida de uma menina na guerra Ei! Tem Alguém ai? Preciso lutar Marley e Eu – A vida e o amor do pior cão do mundo Papai não é Perfeito ... Outros livros serão sugeridos durante o próximo semestre. O Mistério do 5 estrelas O Rapto do Garoto de Ouro O Fantasma do Tio Willian Os Barcos de Papel Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
10
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
A cada personagem que conheciam, os alunos descobriam um mundo novo em que podiam apreender e perceber inúmeras aventuras que os convidavam a se encantar pelo prazer de ler e ouvir histórias. Concluída a leitura dos livros, os alunos produziram textos narrativos, poesias, paródias, acrósticos, frases referentes a cada livro, maquetes e encenação para os pais e comunidade escolar. Dessa forma, despertaram a curiosidade e o encantamento pela leitura. A cada dia, os alunos estavam mais motivados para iniciar uma nova leitura. Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
11
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
Ficha de leitura Durante a realização do projeto, os alunos preencheram uma ficha de leitura com o intuito de de registrar alguns itens da história, tais como: Descrever as personagens, resumir os fatos principais da obra, momentos que causaram maior impacto, foco narrativo , momentos finais da obra que levam ao desfecho dos fatos e escrever um parágrafo que conclua seus pensamentos e reflexões sobre a obra. Com o preenchimento da ficha, percebeu-se a melhora na escrita dos alunos, os quais deixaram de usar adjetivos mais simples como “legal” e passaram a utilizar um vocabulário mais complexo como “interessante, curioso e emocionante”. Além disso, os alunos passaram a expressar seus sentimentos sobre a história lida. O contato com os livros ajudou os alunos a formular e organizar uma linha de pensamento. Dessa forma, a apreciação de uma obra literária passou a ser uma aliada na hora de elaborar uma redação. “Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), o papel da escola não é só fazer com que os alunos leiam e produzam textos, mas sim, que leiam e produzam de modo que cada aluno saiba recontar a história lida.” Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
12
Lucas e suas habilidades
Durante a leitura, os alunos desenvolveram origamis, a arte milenar japonesa, através dos quais foram criadas personagens. Portanto, desenvolveu-se uma interdisciplinaridade com as disciplinas de Arte e Língua Portuguesa. Em uma perspectiva de escola inclusiva, o aluno Lucas do 6ºB, com Síndrome de Asperger, mostrou suas habilidades ensinando e auxiliando os colegas com novas dobraduras. Foi possível perceber a autonomia, a capacidade de se comunicar e se socializar com os colegas. De aluno “antissocial,” Lucas, passou a ser visto como “o cara“ em origami. Hoje ele é visto como: O mestre do origami do 6º ano. (depoimento do Lucas no vídeos em anexo). Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
13
“Há um tempo em que é preciso
Posteriormente, os alunos elaboraram textos com os origamis que confeccionaram. Assim, percebeu-se que a associação de conteúdos escolares com atividades prazerosas foi a melhor forma de envolver os alunos no processo de aprendizagem. Para isso, inovar é preciso! “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
14
Cronograma das atividades do 6º ano
AGOSTO Ei! Tem alguém ai? SETEMBRO A ilha perdida OUTUBRO Zezinho, o dono da Porquinha Preta NOVEMBRO Papai não é perfeito FEVEREIRO O mistério dos 5 estrelas MARÇO Os barcos de papel ABRIL O fantasma do tio Willian MAIO É preciso lutar JUNHO Divulgar o Projeto aos pais e comunidade escolar X Pesquisa biográfica do escritor do livro LEITURA E ORALIDADE Produção de poesias, textos e acrósticos Reestruturação das atividades produzidas Produção da Paródia: Ler é Bom demais Produção de origamis Produção de maquetes e exposição Encenação dos livros, apresentação da paródia e Piquenique x Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
15
Cronograma das atividades do 7° ano
AGOSTO Um gato de rua chamado Bob SETEMBRO OUTUBRO Perçy Jackson e os Olimpianos NOVEMBRO FEVEREIRO O diário de Zlata – Uma menina na guerra MARÇO ABRIL Marley e Eu – A vida e o amor do pior cão do mundo MAIO JUNHO Divulgar o Projeto aos pais e comunidade escolar X Pesquisa biográfica do escritor do livro LEITURA E ORALIDADE Produção de poesias, textos e acrósticos Reestruturação das atividades produzidas Produção da Paródia: Ler é Bom demais Encenação dos livros E apresentação da paródia Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
16
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
Custos previstos A Escola não teve custos com a aplicação do projeto. Cada aluno foi responsável pela aquisição dos livros solicitados e pela elaboração dos trabalhos apresentados (uma média de R$200,00 por aluno no decorrer de todo o projeto. Além disso, realizaram a troca de livros entre as turmas, diminuindo os custos). Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
17
Ler é bom DEMAIS Paródia da Música: Ela só quer paz - Projota
VOCÊ QUER VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR? UMA COISA INCRÍVEL, EU VOU TE CONTAR O LIVRO É UMA PASSAGEM PARA QUALQUER LUGAR ONDE VOCÊ QUER ESTAR O LIVRO VAI TE LEVAR Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
18
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
SE VOCÊ TEM UM LIVRO LEIA DEMAIS SAIBA QUE UM LIVRO PODE ATÉ TRAZER PAZ COMECE A LER PARA VIAJAR SEM SAIR ... DO LUGAR EU SEI QUE VOCÊ AMA, AMA , DEMAIS QUE ADORA, ADORA, ADORA DEMAIS DEPOIS QUE COMEÇOU NÃO QUIS PARAR MAIS A PROF. TEM RAZÃO LER É BOM DEMAIS Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
19
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
E VOCÊ NÃO QUER PARAR DE LER QUANDO VOCÊ VÊ O LIVRO JÁ ACABOU MAS AGORA SEU INTERESSE SÓ AUMENTOU HOJE EU SÓ QUERO LER, POIS LER É BOM DEMAIS LER É BOM Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
20
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
GRÁFICOS Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
21
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
GRÁFICOS Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
22
3. Checagem dos resultados “Viajando no mundo da leitura...”
Conclui-se que o principal objetivo foi alcançado, pois houve uma evolução dos alunos. Foi uma experiência significativa. Percebeu-se o envolvimento dos alunos através de seus olhos e expressões, sempre querendo mais. Alunos, pais e comunidade escolar envolveram-se com uma temática interessante e prazerosa. Além disso, foi uma ótima oportunidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar, mostrando que o envolvimento das disciplinas pode garantir a qualidade da informação e da formação. Hoje estamos concluindo parte do projeto, mas ainda temos muito a fazer...muito a viajar... Ainda acredito que os alunos levarão para sempre a oportunidade que lhes foi oferecida, uma forma diferente de aprender e que todos, sem exceção, tiveram evolução nesta aprendizagem. Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
23
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
A leitura tem lugar cada vez menor no nosso cotidiano . Segundo Maruny “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.” Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
24
Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
Obrigado! Obrigada! Projeto: "Viajando no mundo da leitura..."
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.