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Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas

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Apresentação em tema: "Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas"— Transcrição da apresentação:

1 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas dos Demonstrativos Contábeis

2 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Avaliação das Notas Explicativas elaboradas pelas Unidades no 1º e 2º trimestre de 2016; Orientações para a elaboração das Notas Explicativas Específicas: Fornecedores; Obrigações Contratuais; Provisões; e Execução Orçamentária de Restos a Pagar

3 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Avaliação das Notas Explicativas elaboradas pelas Unidades: Principais inconsistências verificadas nas Notas encaminhadas pelas Setoriais Contábeis de Órgão Apresentação de exemplos de Notas Explicativas elaboradas de maneira clara e objetiva; Dicas e Orientações gerais para elaboração das Notas e para a extração de dados no Balancete.

4 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Principais inconsistências verificadas nas Notas encaminhadas pelas Setoriais Contábeis de Órgão: 1) Alteração no modelo/estrutura estabelecidos pela CCONT/STN: Envio de arquivos relacionados ao relatório de atividades do órgão; Envio de síntese dos conceitos dos Demonstrativos Contábeis;

5 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
2) Ausência de justificativa ou de esclarecimentos sobre os itens relevantes identificados na revisão analítica: Algumas unidades informaram apenas o percentual de variação verificado no item da demonstração contábil ou o saldo de determinada conta contábil. Exemplos de Notas Incompletas: “Os bens móveis representam 19,98% do total de bens e direitos da Unidade”; “Aproximadamente 90% do saldo deste grupo se refere a bolsas de estudo concedidas no país”;

6 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Devem constar da Nota Explicativa informações “relevantes não suficientemente evidenciadas ou que não constam nas demonstrações contábeis, de maneira clara, sintética e objetiva”. Exemplos de Notas Claras e Objetivas: “Receitas correntes: As receitas de serviço representam 94,41% das receitas correntes da instituição e até o segundo trimestre foi realizada em 26,77% do previsto inicialmente para o ano. Isso ocorre porque o maior volume de arrecadação na Instituição se dá no 2º semestre do ano quando estão previstas a realização dos processos seletivos dos cursos técnicos e de graduação”.

7 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
“Os Bens Móveis tiveram um acréscimo de 1,84% e os Bens Imóveis, 1,18% em relação a 31 de dezembro de 2015 em função de aquisição de imobilizado, recebimento de doação de imobilizado e de realização de obras em imóveis. Bens Imóveis e Bens Móveis representam respectivamente 58,29% e 36,39% do Ativo”. “Demais Obrigações a Curto Prazo: A variação horizontal de 93,75% entre 30/06/2016 e 31/12/2015, é fruto das dificuldades financeiras encontradas pela Unidade Orçamentária diante do cenário nacional e do aumento de contratos terceirizados, onde são exigidas garantias contratuais e retidos valores referentes a conta vinculada para cumprimentos das obrigações trabalhistas. Na tabela abaixo estão dispostos os valores de demais obrigações a curto prazo de forma discriminada”. (...)

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“No segundo trimestre de 2016, das RECEITAS CORRENTES, as "Receitas de Contribuições" apresentaram o maior montante, no total de R$ 10,3 bilhões. São arrecadadas e gerenciadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, órgão 26298, e registradas na conta (Receitas Realizadas). Essas receitas referem-se à arrecadação da contribuição destinada ao Salário-Educação, sendo 2/3 destinados em favor da unidade da federação onde houver sido efetuada a arrecadação, destinando-se os recursos às respectivas secretarias de educação; e 1/3 é destinado em favor da União como receita vinculada ao FNDE, registrada na UG / Até , foram arrecadados 47,15% do total das Receitas Previstas nesta Origem, representando 84,98% do total das Receitas do órgão Ministério da Educação”. (Nota Explicativa elaborada pela Setorial Contábil do MEC)

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3) Elaboração de Notas com informações incoerentes com o item do demonstrativo analisado. Exemplo: Nota Explicativa - Fornecedores e Contas a Pagar (...) “Vale a pena ressaltar que o maior montante da UG 15XXXX se refere a provisão de 13º salário a pagar e férias a pagar”(...) Os dados referentes a Provisão para 13º ou férias devem constar de Notas Explicativas relacionadas as despesas com Pessoal a Pagar (conta contábil: ).

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4) Elaboração de Notas com base em dados incompletos: Alguns órgãos que possuem Unidades Gestoras Executoras vinculadas, ao efetuar a revisão analítica e elaborar as Notas Explicativas, consideraram apenas os dados relacionados à UG Setorial de Órgão. Devem ser considerados os dados consolidados de todas as unidades gestoras que compõem a estrutura do órgão. A extração dos dados no Balancete e no Tesouro Gerencial deve ser efetuada pelo código do Órgão e não da UG.

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Informar código do “Órgão” para realizar a extração de dados “consolidados” no Balancete

12 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
5) Realização da Revisão Analítica e Elaboração de Notas com base em períodos comparativos incorretos: No Balanço Patrimonial - BP devem ser consideradas as datas de fechamento do exercício anterior em comparação com a data de fechamento do trimestre analisado (Ex. Para análise referente ao 3º trimestre de 2016: comparar os dados apresentados em 31/12/2015 e em 30/09/2016); Na Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP deve-se comparar os dados de cada trimestre dos exercícios em análise (Ex. Para análise referente ao 3º trimestre de 2016: comparar os dados apresentados em 30/09/2015 e 30/09/2016);

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Balanço Patrimonial - BP: devem ser consideradas as datas de fechamento do exercício anterior em comparação com a data de fechamento do trimestre analisado:

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BP: Extração dos dados do exercício anterior no Balancete:

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Demonstração das Variações Patrimoniais -DVP: deve-se comparar os dados de cada trimestre dos exercícios em análise:

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DVP: Extração dos dados do ano anterior no Balancete:

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BP e DVP: Extração dos dados do trimestre atual no Balancete (exemplo 2º Trimestre de 2016)

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Datas a serem observadas para as Análises do 3º e do 4º trimestre de 2016

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Orientações para a elaboração das Notas Explicativas: 1) Fornecedores e Contas a Pagar; 2) Obrigações Contratuais; 3) Provisões; e 4) Execução Orçamentária de Restos a Pagar

20 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
1) Nota Explicativa Fornecedores e Contas a Pagar - A CCONT/STN desenvolveu uma estrutura mínima para elaboração das Notas Explicativas de Fornecedores e Contas a Pagar (Passivo - BP) Parte das informações poderá ser obtida mediante consultas no Tesouro Gerencial e no Balancete; Demais informações deverão ser obtidas por meio de consulta aos sistemas internos da unidade gestora (se disponíveis) ou aos setores responsáveis; A extração de dados para elaboração da Nota Explicativa sobre Fornecedores, deve ser efetuada com base nos saldos das contas: Fornecedores e Contas Pagar - Curto Prazo e Fornecedores e Contas Pagar Longo Prazo.

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Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo:

22 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Fornecedores e Contas a Pagar a Longo Prazo:

23 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Os modelos de Nota Explicativa - Fornecedores e Contas a Pagar estão disponíveis em: Site do Tesouro nacional no endereço: e Site do MEC no endereço:

24 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Na Nota de Fornecedores devem ser evidenciados: a) A avaliação dos montantes, evidenciando os maiores saldos por UG contratante e os maiores fornecedores mais representativos; Exemplo: Em 30/06/2016, o Órgão Superior MEC apresentou um saldo em aberto de R$ ,81 relacionado a Fornecedores e Contas a Pagar, sendo R$ ,84 bilhões referente a Obrigações a Curto Prazo. Na tabela apresentada a seguir, relacionamos os oito fornecedores com valores mais significativos em aberto, na data base de 31/03/2016, relativos ao órgão MEC. Ressaltamos que consideramos, para fins de evidenciação, os valores acima de 20 milhões. (...)

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b) A natureza dos fornecedores (nacionais ou estrangeiros) Exemplo: A maior parte dos fornecedores e contas pagar do curto e longo prazos se referem aos fornecedores nacionais, que representam 99,43 % do total a ser pago. (...) Cabe destacar que o item Contas a Pagar Credores Nacionais que apresenta o saldo em aberto de R$ ,61 representa o montante mais significativo do total a ser pago a fornecedores no órgão MEC.

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c) Os prazos de contratação (curto e longo prazos) Exemplo: O Fornecedor A: XXXXXXX - CNPJ: XXXXXXXX/XXXX-XX está relacionado a aquisição de Imóvel pelo órgão 26XXX. Do montante de R$ ,00, o valor de R$ ,00 será pago a Curto o Prazo nos exercícios de 2016 e O saldo restante será pago a Longo Prazo ao longo do exercício financeiro de (...)

27 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
2) Nota Explicativa Obrigações Contratuais - A CCONT/STN desenvolveu uma estrutura mínima para elaboração das Notas Explicativas, Obrigações Contratuais (Contas de Compensação - BP) Parte das informações poderá ser obtida mediante consultas no Tesouro Gerencial e no Balancete; Demais informações deverão ser obtidas por meio de consulta aos sistemas internos da unidade gestora (se disponíveis) ou aos setores responsáveis; A extração de dados para elaboração da Nota Explicativa sobre Obrigações Contratuais, deve ser efetuada com base nos saldos das contas: Execução de Obrigações Contratuais

28 Obrigações Contratuais
Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas Obrigações Contratuais

29 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Os modelos de Nota Explicativa – Obrigações Contratuais estão disponíveis em: Site do Tesouro nacional no endereço: Site do MEC no endereço:

30 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Na Nota de Obrigações Contratuais devem ser evidenciados: a) O Contratado b) O Objeto do contrato c) O Valor contratado d) O Valor a Executar e) A Validade/vigência

31 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Exemplo: O principal valor do grupo “Obrigações Contratuais” se refere ao Contratado: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - UG: , que está relacionado à prestação de Serviços de Distribuição de Livros Didáticos para o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, gerenciado pelo FNDE, órgão 26298, conforme Contrato nº /2012, cujo prazo de vigência é até 31/08/2016, com possibilidade de prorrogação por mais 12 (doze) meses. O valor total do contrato celebrado em 2012 é de R$ ,95. Até o mês de agosto de 2016 foi executado o montante de R$ ,92. (Nota Explicativa elaborada pela Setorial Contábil do MEC)

32 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
ATENÇÃO: Verificamos que em algumas unidades não há registros de lançamentos da execução de contratos de despesa. Ao liquidar a despesa no SIAFI WEB a unidade deve preencher o campo “Tem contrato” da aba Principal com Orçamento, com “SIM” para contabilizar a execução do contrato nas contas XXXX. As unidades que não adotaram este procedimento devem incluir no “DH” uma situação do tipo “LDVXXX” para regularizar a inconsistência.

33 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
3) Nota Explicativa Provisões - A CCONT/STN desenvolveu uma estrutura mínima para elaboração de Nota Explicativa do grupo provisões (Passivo - BP) Parte das informações poderá ser obtida mediante consultas no Tesouro Gerencial e no Balancete; Demais informações deverão ser obtidas por meio de consulta aos sistemas internos da unidade gestora (se disponíveis) ou aos setores responsáveis; A extração de dados para elaboração da Nota Explicativa sobre Provisões, deve ser efetuada com base nos saldos das contas: Curto Prazo e Longo Prazo.

34 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Provisões a Curto Prazo:

35 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Provisões a Longo Prazo:

36 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Os modelos de Nota Explicativa – Provisões estão disponíveis em: Site do Tesouro nacional no endereço: Site do MEC no endereço:

37 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Na Nota de Provisões, devem ser discriminados: a) A Composição por UG b) A exigibilidade - Curto ou Longo Prazos c) A Natureza da Provisão (Fiscais, Trabalhistas, Cíveis)

38 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Exemplo: Em 30/06/2016, o Ministério da Educação - Órgão Superior 26000, apresentou um saldo de R$ ,48 relacionados a provisões, sendo R$ ,71 referente a Obrigações a Longo Prazo (...) Os órgãos: 26XXX, 26YYY e 26ZZZ são responsáveis por 99,79% do total de provisões a curto prazo. Os valores registrados nos referidos órgãos estão relacionados, em grande parte, à Provisões para Indenizações Trabalhistas e para Indenizações Cíveis. (...) O órgão 26XXX é responsável pelo valor total registrado em “Outras Provisões a Longo Prazo”, especificamente na conta Provisões P/ Perdas Judiciais/Administrativas. (...)

39 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
ATENÇÃO: De acordo com o item da Parte II do MCASP 6ª Edição “as provisões são definidas como "obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto." e se diferem das demais obrigações de curto prazo referentes a contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência (como no caso de férias e 13º salários a pagar)”.

40 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Nesse sentido, devem constar da Nota Explicativa “Provisões” informações referentes a: Riscos Cíveis, Riscos Trabalhistas, Riscos Fiscais, Serviços de Terceiros, etc. Verificamos, no entanto, que diversas unidades encaminharam Notas Explicativas elaboradas, incorretamente, com base em dados relacionados a provisão para férias e 13º salário. A contabilização das provisões deve ser efetuada nas contas dos grupos: Curto Prazo e Longo Prazo.

41 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
O modelo de Nota Explicativa - Execução Orçamentárias dos Restos a Pagar está disponíveil em: Site do MEC no endereço:

42 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
4) Nota Explicativa Execução Orçamentária de Restos a Pagar Parte das informações poderá ser obtida mediante consultas no Tesouro Gerencial e no Balancete; Demais informações deverão ser obtidas por meio de consulta aos sistemas internos da unidade gestora (se disponíveis) ou aos setores responsáveis; A extração de dados para elaboração da Nota Explicativa sobre Execução de Restos a Pagar, deve ser efetuada com base nos saldos das contas: Execução de RP Não Processados e Execução de RP Processados .

43 Execução Orçamentária de Restos a Pagar Não Processados
Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas Execução Orçamentária de Restos a Pagar Não Processados

44 Execução Orçamentária de Restos a Pagar Não Processados
Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas Execução Orçamentária de Restos a Pagar Não Processados

45 Execução Orçamentária de Restos a Pagar Processados
Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas Execução Orçamentária de Restos a Pagar Processados

46 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Na Nota de Execução Orçamentária dos Restos a Pagar, devem ser discriminados: a) A Composição das principais despesas correntes e/ou de capital; b) Explicação sobre o excesso de restos a pagar (inscrição); c) Explicação sobre o atraso na execução dos restos a pagar; d) Explicação sobre o cancelamento de valores inscritos em exercícios anteriores; e) Pode ser utilizada a análise horizontal e vertical; f) As informações podem ser apresentadas em tabelas ou gráficos.

47 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Exemplo 1 - Justificativa sobre o excesso de restos a pagar (inscrição) (...) o elevado saldo de despesas inscritas em restos a pagar não processados no MEC se justifica pela existência de excepcionalidades legais quanto à validade destas despesas. Segundo o artigo 68, § 3º, II, do Decreto , de 23 de dezembro de 1986, permanecem válidas, após 30 de junho do segundo ano subsequente ao de sua inscrição, os restos a pagar não processados que se refiram às despesas do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, do Ministério da Saúde, e do Ministério da Educação financiadas com recursos destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (...) (Nota Explicativa elaborada pela Setorial Contábil do MEC).

48 Capacitação - Elaboração de Notas Explicativas
Exemplo 2 - Tabela - Composição dos Restos a Pagar por Grupo de Despesa. A tabela abaixo mostra a composição dos restos a pagar no MEC por Grupo de Despesa. Constata-se que cerca de 70% do saldo inscrito se refere ao grupo Investimentos. (Nota Explicativa elaborada pela Setorial Contábil do MEC). R$ milhões Grupo de Despesa Inscrito Liquidados Cancelados Pagos Saldo % Pessoal e Encargos Sociais 105 50 21 34 0,2% Outras Despesas Correntes 10.101 6.681 631 6.579 2.891 19,0% Investimentos 12.705 2.145 114 1.934 10.658 70,2% Inversões financeiras 2.714 1.109 - 1.605 10,6% TOTAL 25.626 9.985 766 9.672 15.188 100%

49 Fontes MCASP 6ª Edição; Macrofunção Procedimentos para Constituição e Registro de Provisão; Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (IPSAS): IPSAS 1 (Apresentação das Demonstrações Contábeis); Site do Tesouro Nacional (

50 Obrigada pela Atenção! Subsecretaria de Planejamento e Orçamento - SE
Coordenação-Geral de Finanças Coordenação de Contabilidade e de Custos ( UG )


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