A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTIFÓLIO Robert Henrique graduando em aquacultura universidade federal de minas gerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTIFÓLIO Robert Henrique graduando em aquacultura universidade federal de minas gerais."— Transcrição da apresentação:

1 PORTIFÓLIO Robert Henrique graduando em aquacultura universidade federal de minas gerais

2 Apresentação: Meu nome é Robert Henrique, 23 anos, estudante de Aquacultura da UFMG. As áreas que me mais despertaram interesse foram as das biológicas e Agrárias. Pra escolha do meu curso levei em consideração quatro critérios organizados de forma hierárquica: Mercado, satisfação profissional, retorno e reconhecimento. Dentre os cursos que estavam a minha opção, optei por Aquacultura, pois é uma área enorme e desconhecida que necessita de pesquisadores e desenvolvimento.

3 Atividades Integrativas
Atividade integrativas visa intercomunicar todas as disciplinas ministradas de forma mais coerentes, auxiliar no desenvolvimento do trabalho de final de curso e auxiliar ao estudante como administrar e arquivar tudo o que lhe foi ensinado e desenvolvido durante o curso. Tema principal: Conservação Uso de Recursos Hídricos e Pesqueiros das Grandes Bacias Hidrográficas: Subtemas: Implantação de Parques Aquícolas. Principais Impactos sobre as bacias. Aspectos de Qualidade de Água das bacias Conservação de Recursos pesqueiros. Conflitos sobre o uso da água. Aspectos da geográficos e sócio econômicos das bacias. Aspectos econômicos da Aquacultura e Pesca nas bacias.

4 Aspectos geográficos e sócio econômicos da bacia Amazônia e conflitos
A bacia amazônica é a de maior superfície de água do mundo ( ,6 km2). O rio Amazonas, com km de extensão, tem mais de sete mil afluentes, sendo o segundo do planeta em comprimento e o primeiro em vazão de água (100 mil m3 por segundo). Nasce no planalto de La Raya, no Peru, com o nome de Vilcanota, e ao longo de seu percurso recebe ainda os nomes de Ucaiali, Urubanda e Marañon. Já em território brasileiro recebe primeiramente o nome de Solimões, para, a partir da confluência com o rio Negro, próximo à cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, vir a ser chamado de rio Amazonas. Embora seja uma bacia de planície, com 23 mil km navegáveis, a bacia Amazônica possui também grande potencial hidrelétrico.

5 Aspectos geográficos e sócio econômicos da bacia Amazônia e conflitos
Aspectos sócio econômicos: A Amazônia é uma região imensa na sua extensão e diversidade. A Amazônia Legal abrange 5,2 milhões de quilômetros quadrados e detém a maior floresta tropical do mundo. Não obstante a vasta área, a região tem uma população de apenas 23 milhões de habitantes. Ocupando 61% do território e abrigando 12% da população a Amazônia produz apenas 6,5% da riqueza nacional. Isto contrasta com a sua enorme potencialidade de recursos, especialmente a floresta e sua enorme diversidade biológica, os recursos hídricos e minerais.

6 Aspectos geográficos e sócio econômicos da bacia Amazônia e conflitos
Há, de fato, várias Amazônias em virtude mais de suas economias distintas, culturas e fatores ambientais diferenciados que da geografia política e das fronteiras nacionais. Lidar com a diversidade regional e local é talvez o maior desafio do planejamento do desenvolvimento regional sustentável.O novo paradigma de desenvolvimento é o desenvolvimento sustentável local e o município ocupa um lugar central no planejamento. Esta abordagem não nega a pertinência do planejamento regional, mas favorece a concepção do plano local, conforme o ambiente sócio-cultural e natural específico, que supõe uma racional e justa inserção das localidades nas economias regional e nacional.

7 Como esse tema se aplica ao curso
Antes de uma atividade lucrativa, a aquacultura deve proporcionar a nação uma nova oportunidade de trabalho, pesquisa, saúde e tecnologia para o desenvolvimento da nação brasileira. Para se desenvolver algo precisamos saber o nível que se encontra e até onde podemos expandi-lo, portanto necessitamos dos aspectos (de todos os tipos) que no caso do conteúdo ministrado, sócio econômicos e geográficos. Através da análise deles se pode arquitetar um plano de ação.

8 Paralelo entre as disciplinas ministradas e o tema.
Talvez todas as disciplinas já ministradas possam ser utilizadas de alguma forma na construção e desenvolvimento do tema. Porém as que são mais úteis são: Cartografia e topografia: Levantamento de dados e interpolação de área para construção de gráficos que possam registrar a atual situação. Setor Agrário e organização social do Brasil: Estudo da cultura rural e como reagem às novas técnicas que lhes são ofertadas para melhorar sua produção. A vida do pequeno produtor e seus comportamentos.

9 Como esse tema se aplica ao curso
Matemática: Estudo de população, efeito da droga no organismo, tempo de duração da droga, estimava de otimização de lucro, otimização de produção, calculo de área total e gráficos que retratem isso. Liminologia: Entender todo o meio não só o ser da cultura. Capacidade suporte de lagos, ecologia, cadeia de produtividade de energia, controle de eutrofização, qualidade das águas. Cartografia Digital: Construção de mapas que evidencie os dados geográficos e geológicos analisados. Integração de vários dados diferentes no mesmo mapa.

10 Conclusão Em construção, data para encerramento final do curso.

11 Artigos consultados e outros documentos importantes

12 Vídeos Relacionados http://www.youtube.com/watch?v=-UCv35UYMiM

13 Bibliografia


Carregar ppt "PORTIFÓLIO Robert Henrique graduando em aquacultura universidade federal de minas gerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google