A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Drª GISELE KEMP G. DANTAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Drª GISELE KEMP G. DANTAS"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Drª GISELE KEMP G. DANTAS
MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADO E A SUPERVISÃO DE ENSINO: MELHORIA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO PAULISTA? Profª Drª GISELE KEMP G. DANTAS

2 PROBLEMA: falta qualidade na educação
Segundo os resultados do Ministério da Educação, no IDEB 2011, em uma escala de 0 a 10, quase a metade das escolas do Brasil não passa da nota 4, e apenas 3% no 2º ciclo do ensino fundamental tem padrão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de 6 pontos.

3 SOLUÇÃO

4 FALCONI: CONSULTORES DE RESULTADO

5 Como vencer a batalha da educação?
Falta gestão Falta um método que possibilite estabelecer metas, planejar as estratégias, acompanhar e intervir para ter certeza dos resultados. MÉTODO DE GESTÃO

6 Fatores críticos tem influência sobre o sucesso nos resultados positivos das escolas
Liderança: é a capacidade de mobilizar a comunidade escolar para executar o que foi planejado e dar os passos necessários para alcançar as metas. Conhecimento técnico dos processos: é o que faz com que o profissional domine os processos sob sua autoridade, na área em que atua. Método: é o caminho para chegar ao resultado. É a essência do gerenciamento.

7 PLANO DE LIDERANÇA PARA OS GESTORES
Alcançar Metas Atribuir metas baseadas em lacuna, promover Liderança Com o Time Recrutar, treinar, inspirar, fazer coaching, promover a meritocracia, tirar pessoas da zona de conforto para que elas se desenvolvam, fazer avaliação de desempenho honesta e construtiva, demitir quando preciso, ter um sistema de incentivos alinhados com metas Fazendo Certo Promover cultura única, cultura de alto desempenho, cultura de fatos e dados, cultura da honestidade intelectual, cultura de enfrentamento dos fatos, alinhamento com valores da empresa

8 Conhecimento do Método de Gestão
Método é o caminho para atingir a meta. É constituído por uma sequência de passos necessários para se alcançar os resultados desejados. O método direciona os resultados para a melhoria contínua. Todos os responsáveis pela educação precisam ser capacitados para utilizar os métodos. O método deve ser adequado à área da educação e deve se apoiar em evidencias e análises qualitativas.

9 MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS - MMR

10 ETAPAS DO MMR Preparando a escola; Comunicando a comunidade escolar;
Quebrando o problema; Identificando as causas do problema (causa raiz) Elaborando planos de melhoria; Implementando gestão à vista; Acompanhando os planos e resultados; Corrigindo os rumos; Registrando e disseminando boas práticas.

11 Para elaborar... Há dificuldade para as organizações sindicais de organizar a resposta e compreender as fontes do problema. Profissionalização: Disputa pela profissão entre os sindicatos (dimensão significativa de uma profissão)e o mercado. Trabalho do Supervisor: Intensificação do trabalho, cultura da auditoria, a cultura da urgência, a instrumentalização, a multiplicação de injunções paradoxais, a autonomia controlada, atuação tática e operacional.

12 Caminho necessário Posicionamento a partir de uma visão de mundo do conflito, observando a realidade como uma dinâmica de tensão entre a hegemonia e os que são afetados por ela. Fortalecimento do Sindicato para realizar o discurso contra- hegemônico. Demonstrar para o governo e para a sociedade que a ideologia dos negócios é um caminho errado para a educação; “Confiança relacional” como forma de aumentar a qualidade da escola e da educação: recusa em escolher o profissional da educação como “expiação” de todos os problemas da educação escolar. O caminho é confiar nos profissionais, criar condições para que desenvolvam o seu trabalho. “Teremos que trabalhar com os professores e com os gestores e não contra eles” (Luiz Carlos de Freitas).

13 Referências BROOKE, N. Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012. FREITAS, L. C. de. A qualidade da escola e os profissionais da educação: confiança nas relações ou cultura da auditoria. In: CUNHA, C. da; SOUSA, J.V.DE. SILVA, M.A.da. Políticas públicas de educação na América Latina: lições aprendidas e desafios. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. GAULEJAC, V. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2007. MURICI, I.L; CHAVES, N. Gestão para resultados na educação. 2 ed. São Paulo: Falconi, 2016. SÁ, V. O discurso da qualidade no contexto da recomposição das desigualdades em educação. In: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, vol 89, n. 223, Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2008. Guia para implementação do MMR – Gestão em Foco: Falconi, 2017. Site da Consultoria Falconi: suas-perspectivas/. Acesso em 11/05/2017.


Carregar ppt "Profª Drª GISELE KEMP G. DANTAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google