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Gerenciamento de Conflitos em Equipes

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Conflitos em Equipes"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Conflitos em Equipes
Juliana Dantas |

2 Por que as equipes não funcionam ? Resolução de Conflitos
Agenda Trabalho em Equipe Por que as equipes não funcionam ? Resolução de Conflitos

3 Trabalho em Equipe Em um somatório de 1 + 1, no que diz respeito ao trabalho de equipe, podemos obter três resultados diferentes: 1 + 1 < 2 Este primeiro resultado ("um mais um é menor do que dois") significa que o todo é menor que a soma das partes e que um elemento está prejudicando o outro, num processo de autodestruição. 1 + 1 = 2 O resultado "um mais um é igual a dois" significa que cada indivíduo está trabalhando como se o fizesse sozinho. A decisão do grupo não é, em nada, diferente das decisões individuais realizadas por cada um. 1 + 1 > 2 Quando o resultado obtido é "um mais um, maior que dois", o todo se revela maior do que a soma das partes. Isto significa que houve uma interação entre os dois componentes (duas pessoas, dois cérebros) que permitiu ao fenômeno sinergético se manifestar.

4 Trabalho em Equipe Naturalmente, quando colocamos pessoas juntas para formar uma equipe, o fazemos porque pretendemos um resultado sinérgico: queremos que o resultado produzido pela equipe exceda os esforços individuais de seus membros. Trabalho em equipe não é lugar para concurso de eloqüência. É mais importante ser sincero e objetivo do que falar coisas bonitas. A equipe de trabalho não é uma sociedade de debates. É mais importante agir no sentido de preservar a harmonia do grupo do que vencer argumentos.

5 Por que as equipes não funcionam ?
Necessidades Mal Combinadas Existem, no grupo de pessoas que compõem a equipe, indivíduos que trabalham em benefício próprio ou em prol de propósitos contraditórios. Solução: é imperativo que os objetivos individuais sejam revelados, para isso sendo necessário perguntar-se às pessoas o que desejam, e o que esperam obter da equipe. Metas Confusas, Objetivos Embolados O objetivo da equipe não está claramente definido, ou as metas traçadas são incoerentes entre si. Solução: se isto acontecer, é necessário esclarecer as metas traçadas ou rever a sua congruência. Em meio à correria de observar prazos cada vez mais curtos, às vezes algumas metas, definidas em meio a arroubos de pressa, podem não apontar na mesma direção.

6 Por que as equipes não funcionam ?
Papéis Não Resolvidos Os integrantes da equipe não entendem claramente qual é a sua função, qual tarefa devem desempenhar. Solução: cada pessoa deve estar ciente do que se espera de seu desempenho, e qual sua função dentro do grupo. Isto parece óbvio, mas as aparências enganam... Tomada de Decisões Ruim Existem várias ferramentas decisórias diferentes, sendo cada uma mais apropriada para situações específicas. Pode ocorrer de as ferramentas estarem sendo usadas em situações inadequadas. Solução: identificar a abordagem decisória correta para cada situação e utilizá-la.

7 Por que as equipes não funcionam ?
Conflitos de Personalidades Pessoas são dotadas de uma série de atributos que lhes conferem sua distinta personalidade e, às vezes, isto pode causar sérios conflitos quando o trabalho em equipe é necessário. Solução: identificar e valorizar diferenças, tornando-as transparentes para os membros da equipe. Liderança Ruim Há várias maneiras de a liderança influenciar negativamente o comportamento de um equipe, sendo, por exemplo, incoerente, inexpressiva, inconstante etc... Solução: o líder precisa entender que seu propósito é servir aos objetivos da equipe, e caso isso seja possível, ótimo. Senão, o papel de liderança deve ser passado a outra pessoa.

8 Por que as equipes não funcionam ?
Cultura Anti-equipe Nem todas as empresas estão prontas para lidar com as decorrências do trabalho em equipe, principalmente de equipes autogerenciáveis, pois isto implica em níveis diferenciados de liberdade aos integrantes, em especial. Isto faz com que a cultura da empresa trabalhe contra as equipes, de forma sutil ou declarada. Solução: neste tipo de empresa, deve-se avaliar as verdadeiras razões para se criar uma equipe. Se não forem absolutamente relevantes, melhor nem criar a equipe. Feedback e Informações Insuficientes Uma das coisas mais importantes para monitorar o trabalho da equipe é avaliar seu desempenho; além disso, para que o desempenho possa ser o esperado, a equipe necessita de recursos os mais diversos, em especial informações. Solução: é necessário criar um sistema que permita o livre fluxo de informações úteis para todos os membros da equipe, para depois poder acompanhar seu desempenho apoiado em premissas realistas.

9 Por que as equipes não funcionam ?
Sistemas de Recompensa Mal Concebidos O reconhecimento pelo trabalho é fundamental para alimentar o nível de motivação dos membros de uma equipe, e nem sempre isto é feito da forma correta, pois as possibilidades de recompensa são muitas e bastante distintas entre si. Solução: é imprescindível recompensar a equipe como um todo e também os esforços individuais. Falta de Vontade de Mudar Quando se sabe o que deve ser feito, mas não se tem vontade de fazê-lo, nenhum esforço há de lograr êxito. Solução: a tarefa aqui é desvelar os impedimentos à mudança e lidar com os mesmos, destruindo-lhes, quando necessário.

10 Resolução de Conflitos
Técnicas Conhecidas Confronto Força Compromisso Suavização Retirada

11 Resolução de Conflitos
CONFRONTO Confronta o Problema de cara Exige pesquisa adicional para encontrar a melhor solução para o problema; Deve ser usada se houver tempo para trabalhar e resolver a questão; Também serve para criar relacionamentos e confiança Solução ganha-ganha Problema Pesquisa Solução “Vamos juntar nossas cabeças, pesquisar o problema e encontrar a melhor solução”

12 Resolução de Conflitos
FORÇA A pessoa com o poder toma a decisão A decisão tomada pode não ser a melhor para o projeto, mas é rápida Ajuda muito pouco no desenvolvimento da equipe Usada quando as apostas são altas e o tempo é essencial É uma solução ganha-perde Problema Poder Solução Imediata “Bob é o superior por aqui, e por isso vamos ficar com a opinião dele sobre a solução”

13 Resolução de Conflitos
COMPROMISSO Exige que ambas as partes renuncie a algo. A decisão tomada é uma mistura dos dois lados do argumento Deve ser usada quando os relacionamentos são iguais e ninguém pode verdadeiramente “ganhar” Pode ser usada para evitar uma briga É uma solução perde-perde Problema Solução 1 Solução 2 Solução Compartilhada “Vamos tirar um pouco dos dois lados do argumento e criar uma solução mista”

14 Resolução de Conflitos
SUAVIZAÇÃO “Alivia” o conflito, reduzindo o tamanho percebido do problema Solução temporária, mas pode acalmar as relações da equipe e discussões tumultuadas Pode ser aceitável quando o tempo é essencial ou quando qualquer uma das soluções propostas não resolver o problema atualmente Usada para manter relacionamentos e quando o problema não é crítico É uma solução perde-perde Problema Suavização “Vamos suavizar essa questão. Na realidade, esse não é um problema tão grande”

15 Resolução de Conflitos
RETIRADA Pior técnica de resolução de conflito Um lado do argumento se retira do problema, normalmente a contragosto Pode ser usada como um período para esfriar os ânimos, ou quando o problema não é crítico É uma solução cede-perde Problema Retirada Solução Imediata “Estou saindo. Escolham a solução que funcione melhor”

16 Conclusões Comunicação Identificar Pontos Fortes e Fracos das Pessoas
Envolver a equipe nas fases de planejamento Papéis bem definidos Desenvolvimento da Equipe (entusiasmo, desejo e dedicação contínua)

17 Referências PMP, Project Managment Professional. Joseph Phillips.
Como trabalhar em equipe - Paul Kordis e Lair Ribeiro Por que as Equipes não funcionam. Harvey Robbins e Michael Finley, Editora Campus.


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