Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSalvador Schmidt Capistrano Alterado mais de 6 anos atrás
2
LIDERANÇA EDUCACIONAL Prof. Caren Buhler
3
NA ESCOLA, ALÉM DOS SABERES, NOS ENVOLVEMOS COM OS VALORES…
4
ENQUANTO SERES SOCIAIS
NA ESCOLA, ATRAVÉS DO CONHECIMENTO E DOS VALORES NOS CONSTITUÍMOS ENQUANTO SERES SOCIAIS
5
NA ESCOLA, ENQUANTO CONHECEMOS E NOS RELACIONAMOS APRENDEMOS A LIDERAR E APRENDEMOS A SER LIDERADOS…
6
A ESCOLA E O MUNDO Aprender a olhar… Aprender a apreciar… Aprender a aprender…
7
APRENDER A OLHAR… Bandos de pássaros em pleno vôo…
Formigas de um formigueiro na busca constante de seus mantimentos… Abelhas em seu ir e vir: entre a matéria prima e sua colméia…
8
A alteração organizada dos movimentos dos bandos…
APRENDER A APRECIAR A alteração organizada dos movimentos dos bandos… A determinação das trajetórias percorridas… Os diferentes papéis nos bandos, nos formigueiros e nas colméias…
9
APRENDER A APRENDER Com a mudança de ritmo nas
alterações organizadas dos movimentos dos bandos… Com a persistência de todos os grupos diante de suas trajetórias… Com a flexibilidade nas mudanças de papéis…
10
LIDERANÇA EDUCACIONAL
Objetivos Planejamento dos módulos Metodologia Avaliação
11
OBJETIVOS 1. Analisar conceitos de liderança e sua influência: 1.1. Sobre a história 1.2. Da história sobre eles
12
2. Identificar o perfil de liderança necessário para a escola de hoje:
2.1. Participação ativa de todos os atores 2.2. Implicações com a economia
13
3. Relacionar o exercício de liderança com o processo de gestão educacional
3.1. Responsabilidade de todos 3.2. Possibilidade de desenvolvimento organizacional 3.3. Visão sistêmica
14
Planejamento dos Módulos
21/10/2003: Concepções de liderança – mudanças relacionadas às contingências de cada contexto histórico.
15
28/10/2003: Liderança na educação conhecimento pedagógico; respeito; confiança; compromisso – estudo de caso
16
04/11/2003: O exercício de liderança educacional e o desenvolvimento da organização.
17
METODOLOGIA Vídeo-conferência: slides, entrevistas, aulas expositivas
Leituras do material do hipertexto Fórum Chats Busca de novas leituras
18
AVALIAÇÃO 1. Interatividade: 2 pontos 1.1. Fórum 1.2. Chats
1.3. Acesso ao hipertexto 1.4. Leituras complementares
19
2. Trabalho de grupo: 6 pontos
2.1. Entrevista com um líder educacional 2.2. Análise do conceito de liderança apresentado 3. Prova: 2 pontos
20
INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA
21
GANSOS FORMIGAS FILMES LIDERANÇA
22
Saberes Escola: Seres Sociais Valores líderes Seres Sociais: liderados
23
MARAVILHOSO MUNDO DE DEUS
MAGNITUDE DA NATUREZA MARAVILHOSO MUNDO DE DEUS ESCOLA
24
NATUREZA E APRENDIZAGEM
OLHAR APRECIAR APRENDER A APRENDER
25
“O respeito à autonomia e à dignidade de
cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.” (Freire, 1996, p.59)
26
Abelhas Formigas Pássaros
Olhando, apreciamos a agilidade, a movimentação e as possibilidades dos diversos papéis assumidos… Abelhas Formigas Pássaros
27
POSSIBILIDADES Espaço para pensar Espaço para fazer AUTONOMIA
28
Mercado deTrabalho LIDERANÇA Educação
29
Conceito Liderança é um processo de direção e influência das atividades relacionadas com as tarefas dos membros dos grupos.
30
Liderança: um processo…
John W. Gardner: Persuasão ou exemplo que conduz o grupo a dedicar-se na busca dos objetivos defendidos pelo líder:
31
Contexto de conflitos 2. Confiança, Símbolo, Renovação…
32
Peter M. Senge Líderes são projetistas nas organizações que aprendem:
33
Autonomia aos liderados
Permite e valoriza o brilho dos liderados
34
Ana C. França e Eliete B. Arellano O líder é o núcleo de um processo no qual se estabelecem relações de influência… Toda pessoa é essencialmente líder…
35
IMPLICAÇÕES 1. Envolve outras pessoas 2. Distribuição desigual de poder 3. Exercício da influência
36
Envolve subordinado outras pessoas seguidores
37
líderes 2. Distribuição desigual de poder membros do grupo
38
Ordem em si 3. Exercício Da influência Influência na execução
39
Preparando o próximo encontro
Liderança para a autonomia: 1. Escola e mercado 2. Escola e empresa 3. Escola e marketing 4. Escola: gestão e liderança
40
Liderar na escola do mundo
saberes valores Liderança olhar aprender apreciar aprender
41
Liderar para beneficiar o cliente e todos que fazem parte da organização…
42
Liderar para que “os gansos, as abelhas, as formigas”, possam dar sentido à escola que está inserida neste mundo maravilhoso de Deus!
43
“A educação é do domínio da arte: a arte de criar condições favoráveis a uma ação profunda, suscetível de orientar para determinados objetivos que estão sob a nossa responsabilidade.” (Malaret)
44
HISTÓRICO Teóricos clássicos da administração administração 1.Escola Clássica científica teoria clássica
45
2. Escola comportamentalista
3. Escola da ciência administrativa
46
Administração Científica
ESCOLA CLÁSSICA Administração Científica Frederick W. Taylor ( )
47
Princípios: Desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração A seleção científica do operário
48
A educação e o desenvolvimento científico do operário
A cooperação íntima e amistosa entre a administração e os operários
49
Aumento da produtividade na fábrica, vinculada à valorização do operário enquanto indivíduo…
50
2. Teoria Clássica da Organização:
Henry Fayol ( )
51
Princípios da administração
Fayol optou pela palavra princípios, para evitar qualquer comparação da administração com a rigidez.
52
1.Administração pode ser ensinada!
2. Importância de compreender os princípios!
53
A pessoa só se completa enquanto membro de um grupo.
Outros Autores Mary Parker Follet ( ) A pessoa só se completa enquanto membro de um grupo.
54
Chester I. Barnard (1886 – 1961) Equilíbrio entre os objetivos da organização e as necessidades dos indivíduos.
55
2. ESCOLA COMPORTAMENTALISTA
56
Elton Mayo – A abordagem clássica não conseguiu a eficiência completa na produção e uma harmonia total no trabalho
57
Movimento das Relações Humanas:
58
> Deve haver uma qualificada administração das pessoas, para que se tenham bons relacionamentos na empresa. > Estímulo ao bom trabalho
59
> Conhecimento dos motivos que levam os funcionários a agirem de determinada forma: fatores sociais e psicológicos
60
Participação dos cientistas do comportamento:
Chris Argyris Abraham Maslow Douglas McGregor Frederick Herzberg
61
Administradores precisam ser sensíveis no trato com os funcionários
62
Campo que continua a ser bastante explorado: segundo alguns administradores, as teorias dos cientistas do comportamento são complicadas ou abstratas para serem utilizadas em problemas específicos
63
3. Escola da Ciência Administrativa
64
Teoria que surgiu em meio à Segunda Guerra Mundial
Contexto exigia resoluções rápidas diante dos problemas mais complexos advindos da guerra
65
Equipes de PESQUISA OPERACIONAL
Inovações tecnológicas e táticas
66
Aplicabilidade da PO depois da guerra foi aumentando gradativamente
Auxílio aos administradores a chegar a novas respostas para os novos problemas
67
Ênfase no planejamento e Controle
Fragilidades com o lado humano: Organização de pessoal e liderança na organização
68
Qualidade Total Histórico: A QUALIDADE toma uma nova dimensão na Revolução Industrial O aumento da produção exigiu o aumento do controle da qualidade
69
Engenharia do controle de qualidade:
Planejamento e análise de resultados Segunda-Guerra (aumento da indústria da guerra e indústria civil – reconstrução
70
Seqüência da terminologia – Qualidade Total
Inspeção – produto final Controle – produção
71
Controle da qualidade – organização e funções desde a concepção até a venda
Qualidade Total – envolvimento de todos os funcionários Gestão da Qualidade Total – GQT
72
Garantia de qualidade Custos mínimos Mobilização de todos
73
Qualidade > Cliente
Qualidade > funcionários que a produzem Controle burocrático > Controle/pessoas centralizado descentralizado
74
responsabilidade pessoal
motivação Qualidade Total: empowerment equipe/autoridade
75
Os dez mandamentos da Qualidade Total
Satisfação do cliente Delegação Gerência Melhoria contínua Desenvolvimento de pessoas
76
6. Não-aceitação de erros
7. Constância de propósitos 8. Garantia de qualidade 9. Gerência de processos
77
Liderança : evolução do conceito no mercado de trabalho
Antony Jay – Produtor de TV (Inglaterra) Ciência da Administração: combinação da velha arte de governar – maquiavelismo nas organizações…
78
Nicoló Maquiavel: conselheiro de príncipes
> Tentativa de teorização do governo como arte de dominação
79
Princípios de liderança de Maquiavel:
Manter dúvida inquietadora entre os subordinados Tender para o grupo mais poderoso da organização Assumir a responsabilidade mais importante
80
Natureza da Liderança Vinculação com o PODER recompensa coercitivo
PODER legítimo especialização referência
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.