A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIDERANÇA EDUCACIONAL Prof. Caren Buhler

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIDERANÇA EDUCACIONAL Prof. Caren Buhler"— Transcrição da apresentação:

1

2 LIDERANÇA EDUCACIONAL Prof. Caren Buhler

3 NA ESCOLA, ALÉM DOS SABERES, NOS ENVOLVEMOS COM OS VALORES…

4 ENQUANTO SERES SOCIAIS
NA ESCOLA, ATRAVÉS DO CONHECIMENTO E DOS VALORES NOS CONSTITUÍMOS ENQUANTO SERES SOCIAIS

5 NA ESCOLA, ENQUANTO CONHECEMOS E NOS RELACIONAMOS APRENDEMOS A LIDERAR E APRENDEMOS A SER LIDERADOS…

6 A ESCOLA E O MUNDO Aprender a olhar… Aprender a apreciar… Aprender a aprender…

7 APRENDER A OLHAR… Bandos de pássaros em pleno vôo…
Formigas de um formigueiro na busca constante de seus mantimentos… Abelhas em seu ir e vir: entre a matéria prima e sua colméia…

8 A alteração organizada dos movimentos dos bandos…
APRENDER A APRECIAR A alteração organizada dos movimentos dos bandos… A determinação das trajetórias percorridas… Os diferentes papéis nos bandos, nos formigueiros e nas colméias…

9 APRENDER A APRENDER Com a mudança de ritmo nas
alterações organizadas dos movimentos dos bandos… Com a persistência de todos os grupos diante de suas trajetórias… Com a flexibilidade nas mudanças de papéis…

10 LIDERANÇA EDUCACIONAL
Objetivos Planejamento dos módulos Metodologia Avaliação

11 OBJETIVOS 1. Analisar conceitos de liderança e sua influência: 1.1. Sobre a história 1.2. Da história sobre eles

12 2. Identificar o perfil de liderança necessário para a escola de hoje:
2.1. Participação ativa de todos os atores 2.2. Implicações com a economia

13 3. Relacionar o exercício de liderança com o processo de gestão educacional
3.1. Responsabilidade de todos 3.2. Possibilidade de desenvolvimento organizacional 3.3. Visão sistêmica

14 Planejamento dos Módulos
21/10/2003: Concepções de liderança – mudanças relacionadas às contingências de cada contexto histórico.

15 28/10/2003: Liderança na educação conhecimento pedagógico; respeito; confiança; compromisso – estudo de caso

16 04/11/2003: O exercício de liderança educacional e o desenvolvimento da organização.

17 METODOLOGIA Vídeo-conferência: slides, entrevistas, aulas expositivas
Leituras do material do hipertexto Fórum Chats Busca de novas leituras

18 AVALIAÇÃO 1. Interatividade: 2 pontos 1.1. Fórum 1.2. Chats
1.3. Acesso ao hipertexto 1.4. Leituras complementares

19 2. Trabalho de grupo: 6 pontos
2.1. Entrevista com um líder educacional 2.2. Análise do conceito de liderança apresentado 3. Prova: 2 pontos

20 INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA

21 GANSOS FORMIGAS FILMES LIDERANÇA

22 Saberes Escola: Seres Sociais Valores líderes Seres Sociais: liderados

23 MARAVILHOSO MUNDO DE DEUS
MAGNITUDE DA NATUREZA MARAVILHOSO MUNDO DE DEUS ESCOLA

24 NATUREZA E APRENDIZAGEM
OLHAR APRECIAR APRENDER A APRENDER

25 “O respeito à autonomia e à dignidade de
cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.” (Freire, 1996, p.59)

26 Abelhas Formigas Pássaros
Olhando, apreciamos a agilidade, a movimentação e as possibilidades dos diversos papéis assumidos… Abelhas Formigas Pássaros

27 POSSIBILIDADES Espaço para pensar Espaço para fazer AUTONOMIA

28 Mercado deTrabalho LIDERANÇA Educação

29 Conceito Liderança é um processo de direção e influência das atividades relacionadas com as tarefas dos membros dos grupos.

30 Liderança: um processo…
John W. Gardner: Persuasão ou exemplo que conduz o grupo a dedicar-se na busca dos objetivos defendidos pelo líder:

31 Contexto de conflitos 2. Confiança, Símbolo, Renovação…

32 Peter M. Senge Líderes são projetistas nas organizações que aprendem:

33 Autonomia aos liderados
Permite e valoriza o brilho dos liderados

34 Ana C. França e Eliete B. Arellano O líder é o núcleo de um processo no qual se estabelecem relações de influência… Toda pessoa é essencialmente líder…

35 IMPLICAÇÕES 1. Envolve outras pessoas 2. Distribuição desigual de poder 3. Exercício da influência

36 Envolve subordinado outras pessoas seguidores

37 líderes 2. Distribuição desigual de poder membros do grupo

38 Ordem em si 3. Exercício Da influência Influência na execução

39 Preparando o próximo encontro
Liderança para a autonomia: 1. Escola e mercado 2. Escola e empresa 3. Escola e marketing 4. Escola: gestão e liderança

40 Liderar na escola do mundo
saberes valores Liderança olhar aprender apreciar aprender

41 Liderar para beneficiar o cliente e todos que fazem parte da organização…

42 Liderar para que “os gansos, as abelhas, as formigas”, possam dar sentido à escola que está inserida neste mundo maravilhoso de Deus!

43 “A educação é do domínio da arte: a arte de criar condições favoráveis a uma ação profunda, suscetível de orientar para determinados objetivos que estão sob a nossa responsabilidade.” (Malaret)

44 HISTÓRICO Teóricos clássicos da administração administração 1.Escola Clássica científica teoria clássica

45 2. Escola comportamentalista
3. Escola da ciência administrativa

46 Administração Científica
ESCOLA CLÁSSICA Administração Científica Frederick W. Taylor ( )

47 Princípios: Desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração A seleção científica do operário

48 A educação e o desenvolvimento científico do operário
A cooperação íntima e amistosa entre a administração e os operários

49 Aumento da produtividade na fábrica, vinculada à valorização do operário enquanto indivíduo…

50 2. Teoria Clássica da Organização:
Henry Fayol ( )

51 Princípios da administração
Fayol optou pela palavra princípios, para evitar qualquer comparação da administração com a rigidez.

52 1.Administração pode ser ensinada!
2. Importância de compreender os princípios!

53 A pessoa só se completa enquanto membro de um grupo.
Outros Autores Mary Parker Follet ( ) A pessoa só se completa enquanto membro de um grupo.

54 Chester I. Barnard (1886 – 1961) Equilíbrio entre os objetivos da organização e as necessidades dos indivíduos.

55 2. ESCOLA COMPORTAMENTALISTA

56 Elton Mayo – A abordagem clássica não conseguiu a eficiência completa na produção e uma harmonia total no trabalho

57 Movimento das Relações Humanas:

58 > Deve haver uma qualificada administração das pessoas, para que se tenham bons relacionamentos na empresa. > Estímulo ao bom trabalho

59 > Conhecimento dos motivos que levam os funcionários a agirem de determinada forma: fatores sociais e psicológicos

60 Participação dos cientistas do comportamento:
Chris Argyris Abraham Maslow Douglas McGregor Frederick Herzberg

61 Administradores precisam ser sensíveis no trato com os funcionários

62 Campo que continua a ser bastante explorado: segundo alguns administradores, as teorias dos cientistas do comportamento são complicadas ou abstratas para serem utilizadas em problemas específicos

63 3. Escola da Ciência Administrativa

64 Teoria que surgiu em meio à Segunda Guerra Mundial
Contexto exigia resoluções rápidas diante dos problemas mais complexos advindos da guerra

65 Equipes de PESQUISA OPERACIONAL
Inovações tecnológicas e táticas

66 Aplicabilidade da PO depois da guerra foi aumentando gradativamente
Auxílio aos administradores a chegar a novas respostas para os novos problemas

67 Ênfase no planejamento e Controle
Fragilidades com o lado humano: Organização de pessoal e liderança na organização

68 Qualidade Total Histórico: A QUALIDADE toma uma nova dimensão na Revolução Industrial O aumento da produção exigiu o aumento do controle da qualidade

69 Engenharia do controle de qualidade:
Planejamento e análise de resultados Segunda-Guerra (aumento da indústria da guerra e indústria civil – reconstrução

70 Seqüência da terminologia – Qualidade Total
Inspeção – produto final Controle – produção

71 Controle da qualidade – organização e funções desde a concepção até a venda
Qualidade Total – envolvimento de todos os funcionários Gestão da Qualidade Total – GQT

72 Garantia de qualidade Custos mínimos Mobilização de todos

73 Qualidade > Cliente
Qualidade > funcionários que a produzem Controle burocrático > Controle/pessoas centralizado descentralizado

74 responsabilidade pessoal
motivação Qualidade Total: empowerment equipe/autoridade

75 Os dez mandamentos da Qualidade Total
Satisfação do cliente Delegação Gerência Melhoria contínua Desenvolvimento de pessoas

76 6. Não-aceitação de erros
7. Constância de propósitos 8. Garantia de qualidade 9. Gerência de processos

77 Liderança : evolução do conceito no mercado de trabalho
Antony Jay – Produtor de TV (Inglaterra) Ciência da Administração: combinação da velha arte de governar – maquiavelismo nas organizações…

78 Nicoló Maquiavel: conselheiro de príncipes
> Tentativa de teorização do governo como arte de dominação

79 Princípios de liderança de Maquiavel:
Manter dúvida inquietadora entre os subordinados Tender para o grupo mais poderoso da organização Assumir a responsabilidade mais importante

80 Natureza da Liderança Vinculação com o PODER recompensa coercitivo
PODER legítimo especialização referência


Carregar ppt "LIDERANÇA EDUCACIONAL Prof. Caren Buhler"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google