Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRodrigo di Azevedo Oliveira Alterado mais de 7 anos atrás
1
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
Disciplina : Metodologia da Pesquisa Doutora Sueli Rezende Cunha
2
O que vimos na aula anterior sobre a construção do projeto de pesquisa
A justificativa A temática Problema( O que quero estudar? Justificativa ( Porque é importante) Objetivos: ( o que eu quero investigar Nesta etapa do projeto deve-se expor o pras razões de ordem teórica e dos motivos de natureza prática que tornam importante a realização da pesquisa A importância do tema E a possibilidade de descoberta de soluções para o problema Construindo o projeto de pesquisa do Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
3
Guia o pesquisador na execução do seu trabalho
OBJETIVOS DA PESQUISA O QUE É? Como descrever? Guia o pesquisador na execução do seu trabalho Deverão ser expressos por meio de verbos no infinitivo, tais como: analisar, descrever, relatar, propor, entre outros. Os objetivos não devem representar somente as intenções do pesquisador, mas também a possibilidade de se obter metas, resultados e finalidades que a pesquisa deseja atingir Meta concreta a ser atingida num tempo determinado
4
Sugestões de verbos a serem utilizados nos objetivos
5
Então ate aqui temos o seguinte modelo:
Conclusões e recomendações Observe... Construindo o projeto: O que ? O problema Porque??? A justificativa COMO? Os objetivos Referencial teórico: Leitura e aproximação teórica e pratica Metodologia :tipo de pesquisa/instrumentos/tempo de execução/sujeitos/local Dados a serem analisados
6
O referencial teórico é base da construção do projeto de pesquisa.
A leitura e apropriação do referencial teórico de apoio é fundamental em todas as fases da construção.
7
Construindo o projeto de pesquisa
Que tipo de pesquisa me levará a atingir meus objetivos? Tipos de Pesquisa: quanto a abordagem: Quantitativa: os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc
8
Construindo o projeto de pesquisa
Que tipo de pesquisa me levará a atingir meus objetivos? Tipos de Pesquisa: quanto a abordagem: Pesquisa Qualitativa: Por meio desta modalidade de pesquisa é possível compreender sobre o universo simbólico e particular das experiências, comportamentos, emoções e sentimentos vividos, ou ainda, compreender sobre o funcionamento organizacional, os movimentos sociais, os fenômenos culturais e as interações entre as pessoas, seus grupos sociais e as instituições. Minayo MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27th ed. Petrópolis: Vozes; 2008.
9
Conhecendo os tipos de pesquisa quanto aos objetivos!!!
Tipo de Pesquisa: Quanto aos objetivos Tipo de Pesquisa quanto aos objetivos Exploratória:Este tipo de pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. A grande maioria dessas pesquisas envolve: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; (c) análise de exemplos que estimulem a compreensão (GIL, 2007). Descritiva: descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade (TRIVIÑOS, 1987). São exemplos de pesquisa descritiva: estudos de caso, análise documental, pesquisa, ex-post-facto. Explicativa: explica o porquê das coisas através dos resultados oferecidos. Segundo Gil(2007, p. 43), uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação de fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrito e detalhado. Conhecendo os tipos de pesquisa quanto aos objetivos!!!
10
Bibliografia consultada
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997. PIETROBON, S. R. G. A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p , jul.-dez POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez & Autores Associados, TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. LAKATOS, E.V. Fundamentos da metodologia científica. 6 ed. São Paulo. Atlas, 2005 JUNG, F.C. Metodologia para Pesquisa & Desenvolvimento: Aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel. 2004
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.