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FIFE 2015 INVESTIMENTO SOCIAL NO BRASIL Ana Carolina Velasco.

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1 FIFE 2015 INVESTIMENTO SOCIAL NO BRASIL Ana Carolina Velasco

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3 QUEM SÃO OS ASSOCIADOS Fundações e Associações Empresariais (66)
Fundação Andre Maggi Fundação Aperam Acesita Fundação ArcelorMittal Brasil Fundação Banco do Brasil Fundação Bradesco Fundação Bunge Fundação Cargill Fundação CSN Fundação Educar DPaschoal Fundação Grupo Boticário Fundação Iochpe Fundação Itaú Social Fundação Jari Fundação John Deere Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho Fundação Nestlé Brasil Fundação Odebrecht Fundação Oftalmológica Fundação Otacílio Coser Fundação Telefônica Fundação Via Varejo Fundação Vale Fundação Volkswagen Instituto 3M Instituto Abramundo Instituto Alair Martins Instituto Alcoa Instituto Algar Instituto Arcor Brasil Instituto Avon Instituto BM&FBovespa Instituto BRF Instituto C & A Instituto Camargo Corrêa Instituto Claro Instituto Coca Cola Brasil Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo Instituto Cyrela Instituto Ecofuturo Instituto EDP Instituto Elisabetha Randon Instituto Embraer Instituto Estre Instituto Eurofarma Instituto Grupo Pão de Açúcar Instituto Holcim Instituto HSBC Solidariedade Instituto Invepar Instituto Júlio Simões Instituto Itaú Cultural Instituto Lina Galvani Instituto Lojas Renner Instituto Natura Instituto O Boticário Instituto Paulo Montenegro Instituto Positivo Instituto Renault Instituto Sabin Instituto Souza Cruz Instituto Synthesis Instituto Unibanco Instituto Unimed Vitória Instituto Votorantim Instituto Wal-Mart Oi Futuro ProUnim – Unimed Cuiabá

4 QUEM SÃO OS ASSOCIADOS Fundações e Associações Familiares (22)
Fundação Arymax Fundação Jaime Câmara Fundação José Luiz Egydio Setubal Fundação Lamb Watchers Fundação Lemann Fundação Maria Cecília Souto Vidigal Fundação Roberto Marinho Fundação Romi Fundação Stickel Fundação Tide Setúbal   Fundação Victor Civita IMPAES Inspirare Instituto ABCD Instituto Alana Instituto Arapyaú Instituto Ayrton Senna Instituto Desiderata Instituto JAMA Instituto Jatobás Instituto Península Instituto Samuel Klein Fundações e Associações Independentes (15) Aldeias Infantis SOS Brazil Foundation ChildFund Brasil Childhood Brasil Instituto Criança é Vida Fundação Amazonas Sustentável Fundação Ford Fundação FEAC Fundação José Silveira Fundação Projeto Pescar Fundação Avina ICCO Cooperation Instituto Arredondar União Marista do Brasil United Way Brasil

5 QUEM SÃO OS ASSOCIADOS Fundações, Institutos e Associações Comunitárias (2) Fundação Semear Instituto de Cidadania Empresarial Empresas (24) Accenture Banco Bradesco Banco J.P.Morgan Basf BG Brasil Carrefour CCR Editora FTD Gerdau Grupo Santander Intel NET Mattos Filho Advogados Microsoft Monsanto Pepsico Pinheiro Neto Advogados Roche Samarco Mineração SAP Brasil Serasa Tecnisa TIM Brasil TV Globo

6 Estimativa do Investimento total da Rede GIFE em 2011 R$ 2,4 bilhões

7 RSE E ISP Depósitos de crianças e velhos
Programas visam a ocupar, a conter, a segurar o cidadão Liderança das primeiras damas

8 RSE E ISP > Esse modelo ainda é valido hoje?
DISCUSSÃO ISP não é apenas o “instrumento de relacionamento com a comunidade”, mas volta-se também para a própria empresa. Maior integração entre o ISP e RSE, no contexto do desenvolvimento sustentável, torna mais complexa a relação entre essas duas dimensões, no contexto de atuação das empresas. > Esse modelo ainda é valido hoje? > Quais as suas limitações?

9 Investimento Social Privado
Link para vídeo: “o que é investimento social?”

10 Quem é o investidor social?
diversidade R$ 400 milhões . R$ 400 mil + 3 mil funcionários . 1 funcionário Abrangência nacional . Atuação local Diversos temas e estratégias de atuação

11 Quem é o investidor social?
Se há tanto que os diferencia, o que os define? Qual é a identidade do investidor social?

12 Identidades bem definidas pela legislação
.nos EUA Identidades bem definidas pela legislação Private foundations [“fundações”] $ grantmaking [“doação”] Public charities [“ONGs”] captação execução de projetos

13 Identidades bem definidas pela legislação
.no Brasil não X Identidades bem definidas pela legislação Investidores sociais ? $ investimento em projetos próprios captam investimento em outras organizações

14 Quem é o investidor social?
.novo conceito Quem é o investidor social? Aquele que tem recursos próprios e investe direta ou indiretamente e, também, Aquele que não tem recursos próprios, mas capta para investir em outras organizações

15 Quem é o investidor social?
.novo conceito Quem é o investidor social? não Aquele que não tem recursos próprios e investe diretamente em seus projetos * ONGs

16 Capta e Investe em outras organizações
Investidor social Capta e Investe em outras organizações Tem $ e Investe em outras organizações INVESTIDOR SOCIAL ONG Investimento em outras organizações Capta e Investe em projetos próprios Tem $ e Investe em projetos próprios Recursos próprios

17 74% 26% GIFE 140 associados| R$ 2,35 bi em 2012
INVESTIDORES EMPRESARIAIS INVESTIDORES FAMILIARES, INDEPENDENTES E COMUNITÁRIOS 26% 140 associados| R$ 2,35 bi em 2012 Mais de 80% investem em EDUCAÇÃO Censo GIFE, 2012 – censo.gife.org.br

18 Institutos e Fundações Corporativos
São organizações sem fins lucrativos criadas e mantidas por uma empresa. Apresentam vínculos de governança e/ou gestão com a empresa. Características: Alinhamento ao negócio Potencial de desenvolvimento de comunidades onde atuam Exxemplos: Instituto Estre, Instituto Votorantim, Fundação Bunge, Instituto Camargo Correa Vídeo BRF:

19 Institutos e Fundações Familiares
São organizações sem fins lucrativos criadas e mantidas por uma família e são geridas por seus membros. Não apresentam vínculos de governança ou gestão com a empresa, mesmo que esta seja uma empresa familiar. Características: Potencial de inovação Potencial de parcerias Potencial de causas minoritárias Exemplos: Instituto Alana, Instituto Arapyaú, Inspirare, Instituto ABCD

20 Institutos e Fundações Independentes
São organizações sem fins lucrativos mantidas geralmente por mais de uma organização ou indivíduo. Sua gestão é independente de seus mantenedores. Características: Potencial de doação Exemplo: Brazil Foundation, Instituto Arredondar

21 Institutos e Fundações Comunitários
São organizações sem fins lucrativos que reúnem recursos de uma ou mais organizações ou indivíduos, gerando um fundo usado para investimentos em determinada comunidade. Atuam em uma área geográfica ou em uma causa específica e são geridas por pessoas que se identificam como pertencentes àquela comunidade Características: Potencial de melhoria do ambiente que se vive Exemplo: Fundação Semear

22 Investimento individual
São pessoas que escolhem causas que se alinham e contribuem financeiramente ou voluntariamente. Tem crescido o Movimento cultura de doação Características: Potencial de doação Potencial de pertencimento na sociedade Potencial de participação Vídeo

23 Doações individuais Since 2002,  donors like you have given$  to 3.836 projects.

24 Formas de Investimento
Projetos próprios Exemplo: Fundação Bradesco Investimento em 2013: 457 milhões Escolas: Educação Básica, Educação Profissional Técnica, Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada, Internato e Rural (40 escolas no Brasil) Mais de 100 mil alunos 91% desses alunos são da comunidade e só 8% filhos de funcionários 1300 docentes / coordenadores Todas as atividades são custeadas pelo rendimento do patrimonio Investimento em outras organizações (identificação pela causa, fortalececimento de outras organizações) Exemplos: Fundação Ford

25 Editais

26 Editais

27 Editais

28 Votação pública – Google:

29 Parcerias – consórcios – co-investimento:
Conviva - Educação pública Fundação Itaú Social Fundação Lemann Fundação Maria Cecília Souto Vidigal Fundação Roberto Marinho Fundação SM Fundação Telefônica Vivo Fundação Victor Civita Instituto C&A Instituto Natura Itaú BBA Movimento Todos Pela Educação Evento Trasformar – Inst. Península, Fund. Lemann e Inspirare Prêmio Nota 10 – Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho

30 Investimento por forma de atuação
EXECUÇÃO DIRETA x DOAÇÃO Investimento por forma de atuação Base respondente (99)

31 INVESTIMENTO POR ÁREA

32 Incentivos fiscais utilizados (em %)
Base respondente (102)

33 RSE E ISP Unidade de inteligência social da empresa - Conhecimento acumulado sobre o campo social - Instrumento de relacionamento da empresa com a comunidade - Sensibilidade com relação aos problemas sociais - Olhar crítico em relação ao impacto socioambiental da empresa - Contribui, por meio do investimento social, para a imagem da empresa (diferente da ação de mkt) - Catalisa a incorporação de princípios da RSE na empresa - (...)

34 OBRIGADA! |


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