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Teorias do Comportamento e Pesquisas de Mercado

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Apresentação em tema: "Teorias do Comportamento e Pesquisas de Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias do Comportamento e Pesquisas de Mercado
Aula 01 Prof. Claudio Benossi

2 Competências da Disciplina
Conhecer as bases teóricas do comportamento do indivíduo, aplicando-as no planejamento das ações e atividades empresariais visando atingir seus objetivos estratégicos. Reconhecer e utilizar os pressupostos do pensamento behaviorista - estímulo / resposta - na ambientação de pontos de venda, considerando a motivação das pessoas para o consumo de produtos, serviços e ideias.

3 Competências da Disciplina
Decidir sobre os métodos e as técnicas de pesquisas adotados atualmente, utilizando-os de maneira a otimizar os resultados no planejamento de ações pelas empresas em prol de obtenção de vantagem competitiva. Conhecer e aplicar as técnicas de pesquisas para a coleta de dados, bem como para tabulação desses e elaboração de relatórios especializados visando otimizar as ações e o esforço empresarial.

4 Habilidades da Disciplina
Aplicar os pressupostos do comportamento de consumo visando estimular necessidades e desejos dos públicos alvos das empresas no que diz respeito a produtos, serviços e idéias. Utilizar o Modelo AIDA - Atenção, Interesse, Desejo e Ação - com a finalidade de gerenciar as etapas do consumo e as questões inerentes ao comportamento de consumo.

5 Habilidades da Disciplina
Identificar as características dos públicos alvos das empresas, a partir do conhecimento das motivações e interesses das pessoas pelo consumo de produtos, serviços e ideias. Observar e analisar as necessidades e desejos dos públicos alvos, considerando o potencial de demanda das pessoas para o consumo de bens tangíveis e intangíveis.

6 Bases Tecnológicas Teorias do comportamento
Pressupostos do estímulo-resposta Técnicas de ambientação de pontos de vendas Princípios do comportamento de consumo Modelo AIDA (atenção, interesse, desejo e ação) Princípios das cores e o comportamento.

7 Bases Tecnológicas Métodos e Técnicas de Pesquisas de Mercado
Relatórios de Pesquisas Técnicas de Questionários Tabulação de Dados Regras para Elaboração de Amostragem Universo Amostral e Técnicas para Elaboração de Pré Teste

8 Metodologia em Sala de Aula
Aula expositiva; Leitura e discussão de textos Estudo dirigido; Debates; Apresentação oral; Exercícios de leitura, de análise e compreensão;

9 Critérios de Avaliação
Trabalho em sala de aula na forma de discussão e estudo de caso; Participação nas discussões e nos trabalhos em grupo; Avaliação da participação e do projeto integrado do Módulo de competência; Avaliações presenciais.

10 Objetivo da Aula Definir Comportamento Organizacional e sua importância; Definir um modelo de abordagem estruturada às questões comportamentais;

11 Teorias do Comportamento
Estamos aqui para iniciar nossa primeira aula, ou melhor, nosso primeiro encontro. Talvez Vocês estejam se perguntando: Por que estudar Teorias do Comportamento e Pesquisa de Mercado? Como isso vai contribuir para a minha carreira?

12 Teorias do Comportamento
Vivemos uma era de informação superabundante. Precisamos de alguma orientação em meio à “floresta de informação” (Internet, mídia, etc) que nos permita distinguir os aspectos fundamentais da Administração de Empresas dos chamados “modismos”.

13 Teorias do Comportamento
Como as pessoas agem diante de determinadas situações organizacionais? Como as organizações “se comportam” em consequência das decisões individuais de seus membros? Como equilibrar os interesses e objetivos das pessoas e das organizações com as necessidades e exigências da sociedade em geral?

14 Teorias do Comportamento
O importante é que o comportamento pode ser compreendido e, portanto, direcionado.  Vamos desenvolver uma abordagem estruturada para as questões de comportamento, trabalhando em um estudo de caso enfocando a cada aula a aplicação dos conceitos abordados à sua realidade profissional. Ao final do curso, você deverá estar vendo esta realidade com novos olhos, especialmente quanto às maneiras de mudá-la para melhor!

15 Teorias do Comportamento
Que tal? Vamos ao trabalho? Se você quiser um ano de prosperidade cultive grãos. Se você quiser dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se você quiser cem anos de prosperidade, cultive pessoas. (Provérbio Chinês)

16 Organizações e Administradores
Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir um objetivo comum.  Administradores são pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos dessas organizações. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dos papéis que assumem ou das habilidades que demonstram.

17 Organizações e Administradores
Funções dos administradores, segundo H.Fayol: Planejamento: definir metas, estabelecer estratégias, desenvolver planos. Organização: elaboração da estrutura da empresa.  Liderança: dirigir e coordenar pessoas.  Controle: monitorar o desempenho da organização.

18 Organizações e Administradores
Os 10 papéis dos administradores, segundo Mintzberg:  Papéis de Relacionamento Interpessoal: figura de proa, liderança e ligação; Papéis de Informação: monitor, disseminador e porta-voz; Papéis de Decisão: empreendedor, gerenciador de turbulência, alocador de recursos, negociador.  Habilidades dos administradores, segundo Robert Katz: Técnica, humana e conceitual. Para ser bem-sucedido nos dias atuais, o administrador precisa desenvolver principalmente suas habilidades humanas.

19 Definindo Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional: é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Estudaremos comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

20 Definindo Comportamento Organizacional
Os principais tópicos serão motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho. Em outras palavras; estudaremos o que as pessoas fazem nas organizações e como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

21 Intuição x Método Todos nós somos estudantes de comportamento.
O comportamento não é aleatório. Ele parte de algum ponto e dirige-se a outro, que representa alguma coisa que o indivíduo acredita ser, correta ou incorretamente, de seu interesse.

22 Intuição x Método O comportamento é previsível quando sabemos como a pessoa percebe uma situação e qual a sua importância para ela. O comportamento das pessoas não parece racional, porém sua intenção o é, ou assim parece para elas. Existem leis (escritas ou não) em praticamente todos os ambientes. Por isso, é possível prever o comportamento (dentro de uma certa “faixa”, por assim dizer) na maioria das situações. 

23 Intuição x Método O estudo sistemático do comportamento é uma forma de realizar previsões. Estudo sistemático se refere ao exame dos relacionamentos e das relações de causas e efeitos, baseando nossas conclusões em evidências científicas. Algumas das conclusões que apresentaremos apenas corroboram o senso comum; mas você também irá deparar-se com resultados de pesquisas que contrariam esse mesmo senso comum.

24 Disciplinas que contribuem para as Teorias do Comportamento
Psicologia A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento. Os psicólogos dedicam-se ao estudo do comportamento individual.

25 Disciplinas que contribuem para as Teorias do Comportamento
Sociologia Enquanto a psicologia foca suas atenções sobre o indivíduo, sociologia estuda as pessoas em relação umas às outras.

26 Disciplinas que contribuem para as Teorias do Comportamento
Psicologia Social A psicologia social é uma área dentro da psicologia que combina conceitos desta ciência e da sociologia. Seu foco é a influência de um indivíduo sobre o outro.

27 Disciplinas que contribuem para as Teorias do Comportamento
Ciências Políticas As ciências políticas estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político.

28 Desafios e Oportunidades
Respondendo à globalização: as organizações não se limitam mais às fronteiras dos países; O mundo virou uma aldeia global. Você poderá ter de trabalhar com chefes e colegas que nasceram e foram criados em culturas diferentes. Para trabalhar eficazmente com essas pessoas, você precisará compreender sua cultura.

29 Desafios e Oportunidades
Administrando a diversidade da força de trabalho: um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pelas organizações hoje em dia é a diversidade da força de trabalho. Exemplos: minorias, deficientes físicos, os representantes da terceira idade e os homossexuais.

30 Desafios e Oportunidades
Fortalecendo as pessoas: um crescente número de empresas vem adotando as equipes auto-gerenciadas, em que os trabalhadores operam praticamente sem qualquer chefia externa.

31 Desafios e Oportunidades
Lidando com a “temporariedade”: antigamente, os administradores só tinham de introduzir programas importantes de mudança uma ou duas vezes a cada década. Hoje, a mudança é uma atividade contínua para a maioria deles.

32 Desafios e Oportunidades
Administrar, hoje em dia, poderia ser definido como longos períodos de mudanças constantes, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade! O estudo do comportamento organizacional pode ajudar a entender um mundo profissional em contínua mudança, a aprender a superar as resistências à mudança e a criar uma cultura organizacional que seja voltada para ela. Modelo de Comportamento Organizacional

33 Modelo de Comportamento Organizacional
Um modelo é uma abstração da realidade, uma representação simplificada de um fenômeno real. No nosso modelo de Comportamento Organizacional há três níveis de análise: do nível individual para o sistema organizacional. 

34 Modelo de Comportamento Organizacional
As variáveis dependentes são os fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por outros fatores. As variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional são produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho.

35 Modelo de Comportamento Organizacional
As variáveis dependentes são os fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por outros fatores. As variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional são produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho.

36 Atividade A atividade será desenvolver um Estudo de Caso aplicando os conceitos estudados a cada aula à sua própria realidade profissional. A cada aula, você deverá produzir um texto de 1 a 2 páginas. Ao final do curso, você terá produzido um documento em formato de artigo (cerca de 20 páginas) descrevendo em profundidade a organização em que você atua do ponto de vista do Comportamento Organizacional.

37 Atividade A proposta de hoje é que você realize uma pequena redação abordando os seguinte tema: Qual minha situação profissional atual? 1 – Descreva brevemente seu perfil profissional, formação e experiência. Quais suas principais habilidades?

38 Atividade 2 – Descreva brevemente a organização em que você atua: ramo de atividade, porte, localização e outros dados que você julgar relevantes para o seu desenvolvimento profissional*. Tome como referência para sua produção o conteúdo estudado na aula de hoje, mas também pesquise e amplie seus conhecimentos. Sugiro que você consulte livros e sites de busca na Internet: e Compartilhe seu trabalho para os colegas da turma.

39 Atividade – Sugestões:
Mesmo que você considere sua situação profissional atual provisória ou não satisfatória, trabalhe visualizando a sua evolução. Lembre-se que o presente é a única chave para o futuro! Se preferir, pode trabalhar com alguma organização em que tenha atuado anteriormente. O importante é que você tenha familiaridade com a situação que deverá descrever.

40 Atividade – Sugestões:
Finalmente, se não tiver qualquer experiência profissional, trabalhe com outra organização: escola, igreja, etc.


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