Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
PROJETO A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
2
“A educação jesuíta tenta desenvolver nos alunos a capacidade de conhecer a realidade e avaliá-la criticamente.” (CE 58)
3
J U S T I F I C A T I V A
4
O desenvolvimento da ciência e tecnologia, a partir do século XII, favoreceu a produção de máquinas e equipamentos para exploração dos recursos naturais, caracterizando uma intervenção na natureza que vem deixando marcas profundas. A visão antropocêntrica que se desenvolveu desde então levou o homem a pensar que os recursos naturais seriam inesgotáveis, explorando-os de maneira desordenada, de acordo com seus interesses. A chegada do capitalismo, a busca constante pelo lucro, o crescimento da população mundial levaram o homem a explorar, cada vez mais e sem medir consequências, o seu ambiente, com tudo aquilo que é imprescindível para a vida. Considerando que a sociedade como um todo é parte integrada do meio em que vive, chegamos a um momento de decisão: a natureza não suporta mais, os recursos naturais estão ou até passaram do limite. Diante desse fato o Colégio Santo Inácio de Fortaleza, ciente de sua função de formar verdadeiros cidadãos, lança o projeto “A caminho da sustentabilidade”, acreditando que, individualmente e coletivamente, podemos fazer a diferença e viver em harmonia com o planeta de uma forma sustentável.
5
O B J E T I V O G E R A L Estudar e refletir em conjunto sobre a questão ambiental, buscando novas possibilidades para recuperarmos o equilíbrio do meio ambiente, através de um desenvolvimento sustentável.
6
O B J E T I V O S E S P E C Í F I C O S
1. Estudar os recursos naturais existentes e a degradação de nosso planeta causada pelo homem. 2. Conscientizar a comunidade educativa de que os recursos naturais são esgotáveis e que ela pode contribuir com a preservação através do uso consciente desses recursos.
7
3. Mostrar a possibilidade de desenvolvimento sustentável sem
perda de tecnologia e qualidade de vida. 4. Desenvolver atitudes de consumo consciente. 5. Realizar ações concretas com a comunidade educativa, que favore-çam a sustentabilidade.
8
A questão ambiental é colocada como um tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais e deve ser trabalhada por todas as disciplinas. No CSI esse tema será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento. A partir de um planejamento conjunto entre professores das várias disciplinas e níveis, poderemos ter uma dimensão maior sobre o estudo do meio ambiente e seus recursos, e levar nosso aluno à visão de todos os aspectos deste conteúdo, dando-lhe condições de refletir e construir uma consciência crítica, que o levará a ações concretas de mudança.
9
C R O N O G R A M A ED. INFANTIL FUNDAMENTAL I FUNDAMENTAL II
ENS. MÉDIO JAN Palestra sobre Ecopedagogia na jornada pedagógica. Coleta de ideias e sugestões dos professores. Elaboração do projeto. FEV ATIVIDADES GERAIS Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Passeata ecológica Produção de cartazes e placas. Reflexão sobre o problema das águas, tomando como referência o Dia Mundial das Águas. Campanha “Adote um copo”. Gincana de recolhimento de lixo. Palestra com representantes de órgãos como SEMACE, CAGECE, IBAMA. Pesquisa e estudo sobre a Terra e seus recursos. Elaboração de painéis, textos. Lançamento do projeto com campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. MAR Leituras dirigidas por sala com uso de paradidáticos específicos para cada série. Planejamento de ações referentes ao tema, envolvendo os representantes. Trabalho com textos, questões reportagens, sobre o tema. Manhã esportiva com oficina de reciclagem. Preparação dos alunos do 9º ano para orientar os funcionários quanto à coleta seletiva. Aulão em defesa do meio ambiente (EM).
10
ATIVIDADES POR DISCIPLINA Matemática
ABR ATIVIDADES POR DISCIPLINA Matemática Contagem de sementes, relação antes e depois, igual e diferente, sequência, seriação e classificação. Arte Trabalho com músicas: Xote Ecológico, Planeta Água, Sal da Terra, etc. Linguagem Trabalho com os livros: O mundinho; Cocó, o rio amigo; Turma do Utilixo... Leitura de imagens, cartazes, cordel, poesias. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Dramatização a partir dos livros lidos Encontros de convivência. Aula em campo do 6º ano. Encontro dos alunos do 9º ano com funcionários. Aulão em defesa do meio ambiente. MAI Vivência do Dia das Mães (Mãe natureza). Vivência da Semana do Meio Ambiente. Aula em campo do 7º ano. JUN Visitas ambientais. São João Ecológico. 10
11
Representantes de cooperativas de lixo
AGO Aulas em Campo Ecopoint Parque do Cocó Representantes de cooperativas de lixo Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Vivência do Dia dos Pais (Amor de pai também ensina a cuidar da terra). Recreio cultural ecológico. Exploração dos livros paradidáticos a serem trabalhados nas disciplinas. SET Feira do Conhecimento III (Gincana do Lixo, Fórum Infantil, Feira de Ciências...). Festival de Esquetes. OUT Corujinhas ecológicas. Cine-debate. Debates, mesa redonda com convidados especiais. Publicação de textos em jornais. Exploração do tema segundo os conteúdos das disciplinas e planejamento dos professores. NOV Avaliação Geral do Projeto
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.