Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouArmando Bergler Marreiro Alterado mais de 7 anos atrás
1
Ativo Intangível Participantes Cleidiane Rodrigues Vieira
Marcio Will Ferreira Pinto
2
Introdução A lei de 2007, trouxe modificações no Ativo Imobilizado no que se refere ao Ativo Intangível. Modificações como estas foram significativas para que a contabilidade brasileira corresponda às tendências de contabilidade internacional.
3
Conceito O Conceito trazido pela lei 11.638 está definido no art.179:
VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.
4
Abordagem A estrutura do ativo antes da lei nº 11.638/2007: Circulante
Realizavel a Longo Prazo Permanente Investimentos Imobilizado Diferido
5
Abordagem O ativo intangível com a nova estrutura do balanço patrimonial, deve ser demonstrado da seguinte forma: Ativo Não Circulante Realizável a Longo Prazo Investimentos Imobilizado Intangível Marcas Patentes Concessões Googwill Direitos Autorais Direitos sobre o uso de Minerais – Outros Pesquisa e Desenvolvimento
6
Marcas e Patentes Conta do grupo de intangível da empresa que representa direitos específicos conferidos a alguém, normalmente durante determinado período. São amortizados quando de duração limitada, durante a vida conferida pelo direito, contrato ou permissão governamental, ou por sua vida econômica.
7
Concessões Procedimento pelo qual uma pessoa de direito público, denominada autoridade concedente, confia mediante delegação contratual a uma pessoa física ou jurídica, chamada concessionária, o encargo de explorar um serviço público. Em contrapartida, o concessionário deve sujeitar-se a certas obrigações, impostas pelo Poder Público. A concessão é um ato que deve ser amparado por autorização legislativa, na qual fiquem claramente definidas as condições de execução dos serviços, em conformidade com o edital de concorrência. Entretanto, o contrato de concessão não transfere propriedade alguma ao concessionário, porque um particular jamais retém um serviço, sendo-lhe delegada, somente, a pratica da atividade pública.
8
Goodwill Para este grupo levantamos algumas definições:
Bens intangíveis da empresa. É expresso pela diferença entre o lucro projetado para os períodos futuros menos o valor do patrimônio líquido expresso a valores de realização no início de cada período multiplicado pela taxa de custo oportunidade – investimento de risco zero; cada diferença é dividida pela taxa desejada de retorno – ou custo de capital.
9
Goodwill Excesso de preço pago pela compra de um empreendimento ou patrimônio sobre o valor de seus ativos líquidos. Nas consolidações como o excesso de valor pago pela empresa-mãe por sua participação sobre os ativos líquidos da subsidiária. Como o valor atual dos lucros futuros esperados, descontados por seus custos de oportunidade. Diferença entre o valor da empresa e o valor contábil dos ativos e passivos é denominado nos meios contábeis de Ágio.
10
Direitos sobre o uso de recursos naturais
Esta categoria de intangível esta relacionada aos custos incorridos na obtenção dos direitos de exploração de jazidas de minério, de pedras preciosas e similares. O valor de custo da jazida, quando a área é de propriedade da empresa, deve ser destacado em conta à parte no Balanço.
11
Pesquisa e Desenvolvimento
Inclui nesta categoria os gastos relativos a pesquisa e desenvolvimento de produtos, como: salários encargos e outros custos de pessoal alocados a tais atividades; materiais e serviços consumidos; depreciação de equipamentos e instalações utilizados nas pesquisas; gastos gerais, apropriados segundo sua relação com os projetos. Os custos com os aprimoramentos e modificações em produtos existentes que se destinam a mantê-los atrativos no mercado no curso normal das atividades não devem ser ativados, mas lançados diretamente nas despesas operacionais. Os custos desta categoria normalmente se relacional com custos de produtos novos.
12
Conclusão Os Ativos Intangíveis merecem um tratamento contábil, por parte dos profissionais responsáveis pela elaboração de demonstrações financeira e por auditores independentes, julgamento, boa formação e competência. Com esta modificação na antiga legislação o grau de qualidade das demonstrações aumentam muito pois as informações contábeis passam a ser mais confiáveis.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.