A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pregação: Áreas para Discussão: Planejamento dos sermões para longo prazo. Sermões por tópicos, textuais e expositivos. Tempo para o preparo. Notas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pregação: Áreas para Discussão: Planejamento dos sermões para longo prazo. Sermões por tópicos, textuais e expositivos. Tempo para o preparo. Notas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Pregação:

4 Áreas para Discussão: Planejamento dos sermões para longo prazo. Sermões por tópicos, textuais e expositivos. Tempo para o preparo. Notas X manuscritos. Estilos de apresentação. Ilustrações.

5 7. Pregação narrativa. 8. Série de sermões. 9. Sermões para publicação. 10.Sermões gravados – CD, DVD ou MP3 11.Crítica dos sermões. 12.Dramatização.

6 Visitação pastoral geral:

7 Áreas de discussão:

8 1. Visitação do Membro. Por quê? Como? Perguntar se alguns amigos e familiares gostariam de receber estudos bíblicos. Perguntar se há algum familiar ou amigo que freqüentou a igreja no passado e que gostaria de ser visitado.

9 2. Planejamento de um programa de visitação proposital.
a. Visitação por telefone. Limitações. Apropriado ou não.

10 3. Visitação no hospital. O paciente. O hospital.

11 4. Visitação a grupos etários específicos.
Idosos. Jovens. Pais de filhos adolescentes. ...

12 5. Alcançar o propósito. Conectar-se – sociabilizar-se. Discutir questões mais sérias. Passar para a dimensão espiritual.

13 Visita Pastoral:

14 Tem um propósito pastoral.

15 1. Conhecer as pessoas – estabelecer relacionamentos.
Liderar espiritualmente as pessoas. Ler a Bíblia com elas. Encontrar informação relevante nas Escrituras para cada situação. Levá-las a estabelecer relacionamento íntimo com Deus. Orar com elas.

16 3. Perguntar-lhes se possuem amigos ou familiares que
Gostariam de estudar a Bíblia. Que frequentaram a igreja no passado e que poderiam desejar frequenta-la no futuro. Apreciariam receber uma visita pastoral ou de cunho evangelístico.

17 Discussão – Modelos de perguntas:

18 1. A Experiência Prévia do aspirante
Qual foi uma das melhores experiências na visitação pastoral? O que você aprendeu em seu curso a respeito da Visitação Pastoral? Que experiência você teve na Visitação Pastoral (o estagiário)?

19 2. Alcançar o Objetivo da Visitação Pastoral
O que você vê como o propósito principal da visitação pastoral? Que objetivos o pastor deveria ter para essa visitação? Com que frequência as pessoas deveriam ser visitadas? Quanto tempo deveria ser dedicado à Visitação Pastoral Geral? Quanto da Visitação Pastoral deveria ser feita pelos anciãos e outros?

20 c. Não apenas uma visita social –
Estabelecer alvos para a visita – o que desejo alcançar? Como irei assegurar que essa visita tenha uma dimensão espiritual?

21 3. As circunstâncias da Visita Pastoral
Conversa por telefone – quando ela é apropriada? Quando imprópria? Resposta conforme as circunstâncias: Doença. Visita no hospital. Unção – significado, processo – preparo, aplicação, acompanhamento. Idosos – atentar para seus interesses, problemas, etc. Crise – acidente, morte, perda do emprego, separação, etc

22 Ministrar aos novos membros:

23 Discussão: O valor do “discipulado” – treinamento. Realizar o Ciclo do discipulado. Exemplos bíblicos – aceitação, afirmação, companheirismo. A semana depois do batismo. Atenção pastoral depois do batismo. Lidar com a “sondagem”. Qualidade e quantidade.

24 7. Materiais disponíveis.
8. Manter registro da freqüência. 9. Duplas: colocar os novos membros com os membros já firmados. 10.Seminários para os novos membros. 11.Envolvimento dos pequenos grupos. 12.Integração nas frentes missionárias.

25 Ministrar aos ex-membros e aos membros inativos:

26 Áreas de discussão e de treinamento:

27 Habilidade de ouvir. Empatia sem ficar na defensiva. Incentivo e demonstração de genuína preocupação. Conhecimento: Do desaparecimento sem desejar ser encontrado. Dos eventos que provocam a ansiedade.

28 5. Oração e leituras da Bíblia – incentivo, promessas, etc.
6. Plano de ação para a visitação. 7. Convite para frequentar a igreja. Planejamento para o retorno do ex-membro ou membro inativo. Preparo pessoal. Igreja local. Ex-membro ou membro inativo. 8. Valor dos registros semanais da frequência.

29 Administração do Tempo:

30 Prioridades da Prática Pastoral:
Devoção Pessoal. Visitação Pastoral e de Cunho Evangelístico. Estudos Bíblicos. Preparo de Sermões e Pregações. Compromissos no Sábado. Atividades de entretenimento e capacitação. Reuniões de Pastores da Associação.

31 Áreas para Discussão:

32 Tempo para a Família e Tempo para o Trabalho
Limites. “Períodos” no ministério – tempos muito atarefados, períodos mais flexíveis. Estabelecimento das prioridades. Como economizar tempo. Desperdício do tempo. Recreação.

33 5. Tempo Livre: Dia livre, feriados públicos. Férias anuais. 6. Planejamento eficiente: Uso eficiente da agenda. Coordenar – entre departamentos na igreja e eventos na associação (ex.: Acampamento). Comunicar seu plano: À família, à igreja e ao seu presidente.

34 Administração do tempo no Ministério:
“Trabalhe como um filho e não como um empregado”.

35 O Sábio Uso do Tempo

36 1.Planeje.

37 2.Crie o seu horário nobre

38 3.Procure a ajuda de outros

39 4. Agrupe os compromissos

40 5. Use o tempo duas vezes.

41 6. Delegue

42 Alguns Conceitos e Perguntas-Chave

43 1. Papéis – Quais são seus principais papéis no ministério
1. Papéis – Quais são seus principais papéis no ministério? O que as pessoas querem que você faça, mas que de fato não é seu papel como aspirante?

44 2. Expectativas – O que os outros esperam de você. Você mesmo
2. Expectativas – O que os outros esperam de você? Você mesmo? Como encaixar meus Papéis, Expectativas e meus Dons e Capacidades Espirituais?

45 3. Prioridades – Quais são minhas prioridades? Em que serei avaliado?

46 4. Eficiência – não o mesmo que estar atarefado
4. Eficiência – não o mesmo que estar atarefado. Em que áreas sou mais eficiente – e em quais não emprego bem o meu tempo? O que seria necessário para melhorar nessas áreas?

47 5. Primeiro o mais importante – O que é mais importante
5. Primeiro o mais importante – O que é mais importante? - faça a si mesmo essa pergunta ao fazer o planejamento anual, semanal e diário.

48 6. O importante x o urgente
6. O importante x o urgente. Quais são os aspectos “importantes” do ministério que não posso permitir que sejam relegados pelo “urgente”?

49 7. Comunicação – Com quem devo me comunicar de forma regular. Ex
7. Comunicação – Com quem devo me comunicar de forma regular? Ex.: na igreja, na associação, etc.

50 8. Identificar: Períodos de maior eficiência – quando fui: mais criativo, focalizado, atencioso ou produtivo? Desperdício de tempo – como posso desperdiçar meu tempo? (Computador, propagandas impressas, com algumas pessoas...). Áreas de ineficiência – Por que sou ineficiente? Como necessito melhorar meu nível de habilidade? Isso é prioritário para a prática pastoral? A quem posso consultar a respeito?

51 9. Coordenação – calendário/diário – anotar datas na agenda quando toma conhecimento delas – ex.: associação (reuniões regionais, reunião de pastores, acampamentos, etc.) & eventos da igreja, aniversários, feriados & dias de folga, etc. Isso irá ajudá-lo a evitar trabalho dobrado.

52 10. Colocar limites – porque o trabalho aumenta para caber no tempo disponível.

53


Carregar ppt "Pregação: Áreas para Discussão: Planejamento dos sermões para longo prazo. Sermões por tópicos, textuais e expositivos. Tempo para o preparo. Notas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google