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Baseado nos slides do professor Dr. Daniel Caetano

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Apresentação em tema: "Baseado nos slides do professor Dr. Daniel Caetano"— Transcrição da apresentação:

1 Baseado nos slides do professor Dr. Daniel Caetano
Informática Aplicada INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Profª Joelma Silveira 1º/2017 6ºA Engenharia Mecânica Baseado nos slides do professor Dr. Daniel Caetano

2 Objetivos Compreender do que é composto um programa
Compreender o que é lógica Compreender o que são algoritmos Conhecer as formas de representar algoritmos Exercícios

3 DE QUE É COMPOSTO UM PROGRAMA?
Programa: cálculos e decisões lógicas Cálculos? Somas, subtrações... Multiplique o salário por Decisões lógicas? Coordenam os cálculos para resolver problema maior Se o funcionário nunca faltou ...

4 DE QUE É COMPOSTO UM PROGRAMA?
Exemplos de Decisões Lógicas a serem tomadas: O funcionário merece aumento? O cliente vai ganhar desconto nessa compra? O aluno deve ser aprovado neste curso? Importante no programa! Programar é, em grande parte, um exercício de lógica

5 O que é Lógica? Lógica é uma ciência das leis do raciocínio
Encadear o raciocínio: concluir a partir de premissas Usamos lógica no dia a dia Andar de ônibus Preço da passagem: R$ 4,00 Não adianta ter R$3,99 ! Aprovação no curso Média 5,0 e Frequência 75% Não adianta tirar 10,0 se tiver frequência 50% !

6 O que é Lógica? Analisemos alguns casos aos exemplos: O funcionário que pouco falta terá aumento. Todo cliente idoso vai ganhar desconto. O aluno que não falta muito será aprovado no curso. O que é comum em todas essas afirmações?! Todas elas incluem uma regra que pode ser avaliada como falsa ou verdadeira

7 Formalizando a Lógica A análise fica mais simples se formalizada
Afirmações subjetivas: O funcionário que pouco falta terá aumento. Podem ser transformadas em expressões matemáticas, objetivas. O que define se o funcionário deve ou não ganhar aumento? Qual o número faltas? Número de faltas igual a zero?

8 proposição Formalizando a Lógica
Então podemos traduzir essa afirmação: O funcionário que pouco falta terá aumento Em algo como número de faltas é zero → aumento Observe como a avaliação é objetiva! “número de faltas é zero”: regra da decisão Os matemáticos chamam isso de... proposição

9 Proposições Toda decisão lógica pode ser descrita como uma proposição
O que define uma proposição? Uma proposição deve ser verdadeira ou falsa Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa, simultaneamente

10 O Corinthians é Proposições Toda decisão lógica pode ser descrita como
uma propomsiçeãolhor que o O que definePumaalmproepoirsiaçãso.? Uma proposição deve ser verdadeira ou falsa Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa, simultaneamente

11 Proposições • A: 2 + 3 = 5 • B: 2+2 > 5
Proposição verdadeira! • B: 2+2 > 5 Proposição falsa! Essas são proposições simples, ou seja, existe apenas uma comparação. Será que esse tipo de proposição é sempre suficiente?

12 DIFERENTE! Proposições Aprovação no curso
Média 5,0 e Frequência 75% Não adianta tirar 10,0 se tiver frequência 50% ! É igual ou diferente de dizer... Média 5,0 ou Frequência 75% ? DIFERENTE!

13 Proposições Compostas
Imagine o requisito de aprovação abaixo – A: M ≥ 5,0 – B: F ≥ 75% Para que o aluno seja aprovado, AMBAS as proposições precisam ser verdadeiras. Como escrever isso? Criando uma terceira proposição: – C: A E B C será verdadeira apenas se A e B forem verdadeiras simultaneamente!

14 Proposições Compostas
Neste caso, temos então 3 proposições – A: M ≥ 5,0 – B: F ≥ 75% – C: A E B Se A for falsa, aluno reprovado por nota. Se B for falsa, aluno reprovado por frequência. Se C for verdadeira, aluno aprovado.

15 Operações Lógicas Proposições podem ser modificadas e
compostas com os seguintes operadores: C: NÃO A A proposição resultante C será verdadeira quando A for falsa e vice-versa. C: A E B A proposição resultante C só será verdadeira se A e B forem, simultaneamente, verdadeiras C: A OU B A proposição resultante C só será falsa se A e B forem, simultaneamente, falsas

16 Qual o Resultado das Operações?
Tabela Verdade p Operação q Resultado Falsa OU Verdadeira E - NÃO

17 Como Usar em Programação?
Tomar decisões Se (média ≥ 5,0 E frequencia ≥ 0.75) então imprima “aluno aprovado!” Se não Imprima “aluno reprovado!” Veremos isso com mais detalhe posteriormente. Por enquanto, exercitem!

18 Exercício Analisemos as proposições abaixo a) 7 > 5 → b) 3 < 2 →
c) 2 < 3 E 3 < 2 → d) 2 < 3 E 2+3 < 3+4 → e) 7 > 18 OU 2*6 < 17 → f) 8 > 6 OU 7 < 12 E 5 > 9 → g) (8 > 6 OU 7 < 12) E 5 > 9 → h) NÃO (9 < 5 OU 11 < 16) → i) NÃO 9 < 5 OU 11 < 16 →

19 EXERCÍCIOS DE LÓGICA Dadas as premissas a seguir, verifique quais são as sentenças que representam a conclusão correta: I- Cavalos são animais. Animais possuem patas, Logo: a. Cavalos possuem patas. b. Todos os animais são cavalos. c. Os cavalos possuem quatro patas. II- Retângulas são figuras que têm ângulos. Temos uma figura sem nenhum ângulo. Logo: a. Essa figura pode ser um circulo. b. Não é possível tirar conclusões. c. Essa figura não é um retângulo. Analise e descreva uma maneira de mover os discos do pino A para o pino C, usando o pino B como espaço auxiliar, de modo que: a) apenas um disco seja movido de cada vez; b) nenhum disco seja posicionado sobre outro disco de diâmetro menor; c) os discos sejam imediatamente transferidos de um pino para o outro.

20 O que é programar? Programar: configurar o computador para que ele resolva um problema Algoritmo: definição de passos para resolver um problema LOGO... Programar é configurar o computador para que ele siga os passos de um algoritmo!

21 Algoritmo: é uma sequência ordenada e sem ambiguidade de passos executais (instruções/ação), precisamente definidos, que manipulam um conjunto de dados a fim de resolver um dados problema Problema Passo 1 Passo 2 Resolução Passo 3 Sucesso!

22 Codificados com uma Linguagem de Programação (C)
Problema Algoritmo (sequência de passos ) Algoritmo Codificados com uma Linguagem de Programação (C) Executado por um computador

23 Algoritmo Problema: Preparar um bolo de chocolate
Bater 4 claras em neve; Adicionar 2 xícaras de açúcar; Adicionar 2 xícaras de farinha de trigo, 4 gemas, 1 colher de fermento e 2 colheres de chocolate; Bater por 3 minutos; Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo; Coloque o bolo para assar durante 20 minutos;

24 Algoritmo Problema: Criar um algoritmo para somar dois números.
Obter o primeiro número da operação Obter o segundo número da operação Somar o primeiro com o segundo número Identificar o resultado da operação (Resultado = numero 1 + numero 2 = 3)

25 Algoritmos Ao montar um algoritmo, precisamos dividir o problema apresentado em três fases fundamentais: Entrada de dados Processamento Saída de dados

26 Algoritmos Imagine o seguinte problema: Calcular a média final de um aluno. Pelas provas os alunos receberão 2 notas: N1, N2. Onde: Média Final = (nota1 + nota2 * 2 )/3 Quais são os dados de entrada? Qual será processamento ? Qual será a saída?

27 Algoritmos: Formas de representação
Representaremos os algoritmos das seguintes maneiras: Descrição narrativa: linguagem natural para especificar passos para realização das tarefas; Pseudocódigo (Portugol/Português Estruturado): utilizar uma linguagem estruturada (vocabulário limitado) para representar as resolução; Fluxograma: é uma forma universal de representação, utilizar de formas geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos;

28 Algoritmos: Descrição Narrativa
Problema: Calcular a média final de um aluno. Pelas provas os alunos receberão 2 notas: N1, N2; Obter a primeira nota; Obter a segunda nota; Calcular a média. Onde: Media = (nota1+nota2 *2)/3 Exibir o valor da média;

29 Algoritmos: Fluxograma
Inicio Fim Media Nota1 Media <- (nota1 + nota2 *2)/3 Nota2 Entrada de Dados Comandos e atribuições Saída

30 Algoritmos: Pseudocódigo
Algoritmo Media Var media, nota1, nota2: Real; Inicio Escreva(“Digite a Nota 1”); Leia(nota1); Escreva(“Digite a Nota 2”); Leia(nota2); media <- (nota1+nota2*2)/3; Escreva(“Media final: ”, media); Fim

31 Variáveis Uma variável é um espaço de memória destinada ao armazenamento dos dados durante a execução de um programa; Variável é um nome (rotulo) dado a uma parte da memória que pode armazenar apenas um valor de cada vez; Sintaxe Var <nome_da_variavel> : <tipo_de_dado>

32 Tipos de dados das Variáveis
Descrição Dados numéricos inteiros Não possuem componentes decimais ou fracionário, podendo ser positivo ou negativo. Exemplo: 45, -11, 0 Dados Numéricos Reais Possuem componentes decimais ou fracionários, podem também ser positivos ou negativos. Exemplo: 1.5, -78.3 Dados Literais É constituído por uma sequência de caracteres contendo letras, dígitos e/ou símbolos especiais. Exemplo: Maria, A Dados lógicos É usado para representa dois únicos valores lógicos possíveis: verdadeiro e falso Tipos de dados

33 Declaração de Variáveis
Regras para declaração: Não deve começar com número; Não pode ser igual a uma palavra reservada; Não pode conter símbolo especiais (*, -, $, ...) Pode conter letras, número e underline (_)

34 Variáveis Exemplos de declaração: Var nome, endereco: literal;
idade: inteiro; salario: real; tem_filho: logico;

35 Exercícios Explique o que é uma variável e escreva a regra para criação de nome de variáveis em algoritmos. 2. Dados os identificadores (nomes das variáveis) abaixo, sublinhe apenas aqueles nomes que são aceitos em Algoritmos. VALOR SALARIO-LIQUIDO X X2 A1B2C3 1ºnome x 4 Maria Km/h preço ‘Nota’ Média XYZ SalarioLiquido preco Nota-do-aluno NoTa Algoritmo profissao 3 . Classifique os dados especificados abaixo de acordo com seu tipo (inteiro, real, literal ou lógico). “-0.0” “+35987” “abc” .V. .F. “.F.”

36 4. Preencha a “Declaração de variáveis” com o tipo de dados, levando em consideração os dados armazenados em cada uma das variáveis da tabela abaixo: Identificadores num1 num2 sexo letra Profissao nome media peso Conteúdo (Dados) F .V Médico Fernanda Var num1, num2:_____________; sexo:____________________; letra: ___________________; Profissao, nome: ______________; media, peso:__________________; 5. Escreva um algoritmo em Fluxograma e Pseudocódigo para cada situação abaixo: Carlos precisa calcular a área de uma sala. Sabe-se que a sala é retangular. O professor de matemática precisa calcular a média de um aluno. Para tanto ele precisa levar em consideração 4 notas do aluno. Ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. Ler o saldo de uma aplicação e imprimir o novo saldo, considerando um reajuste de 1%. O preço de um produto ao consumidor é a soma do preço de custo e da porcentagem do imposto. Faça um algoritmo que leia o nome do produto, o custo de fábrica e a porcentagem do imposto. Exiba o nome do produto e o preço final ao consumidor. Dados o tamanho de um arquivo (em bits), bem como a velocidade da conexão (em bits por segundo), informe o tempo necessário para o download do arquivo.

37 Vamos compilar os pseudocódigos usando Visualg
Agoritmo “EntradaSaida” // Descrição : Aqui você descreve o que o programa faz! (função) // Autor(a) : Nome do(a) aluno(a) // Data atual : 02/03/2017 Var // Seção de Declarações das variáveis X: inteiro Inicio // Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc... Escreva("Digite um numero: ") Leia(X) Escreva("O numero é: ", x) Fimalgoritmo


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