A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

  DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PERCEPÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR WEBCONFERÊNCIA Rita Lisboa Carla Dias Aline Gomes Márcia Rendeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "  DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PERCEPÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR WEBCONFERÊNCIA Rita Lisboa Carla Dias Aline Gomes Márcia Rendeiro."— Transcrição da apresentação:

1 DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PERCEPÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR WEBCONFERÊNCIA Rita Lisboa Carla Dias Aline Gomes Márcia Rendeiro

2 Webconferência É um recurso de transmissão de voz e vídeo, no qual possibilita que usuários de diversas localidades se comuniquem de forma síncrona através do áudio ou chat, assim compartilhando conhecimentos em tempo real.

3 Distância Transacional
“...esta distância é a distância da compreensão e percepção causada pela distância geográfica que tem de ser ultrapassada por professores, alunos e instituições educativas para que ocorra um processo de aprendizagem eficaz, deliberado e planejado. Os procedimentos para ultrapassar esta distância são de natureza interativa e de concepção educativa e, para enfatizar que a distância é pedagógica e não geográfica, usamos o termo “distância transacional” (Moore & Kearsley, 1996, cf. Keegan, 1993)

4 Fonte: Romero Tori. Uso de Novas Tecnologias em Cursos Online. Aula1
Fonte: Romero Tori. Uso de Novas Tecnologias em Cursos Online. Aula1. Senac São Paulo

5 Fatores que influenciam a percepção da distância transacional
Diálogo Autonomia Estrutura

6 Curso de Especialização na Saúde da Pessoa Idosa
Ofertado: 2014/2015 502 alunos inscritos; 16 tutores; 4 supervisores; 2 coordenadoras; 1 pedagoga; 1 técnico de apoio ao suporte. Módulos obrigatórios - 13 Disciplinas eletivas- 09 Carga horária: 420h.

7 Objetivo Apresentar como ocorreu a webconferência como um instrumento tecnológico na apresentação das temáticas específicas do curso, pela ótica da distância transacional.

8 Análise realizada na enquete Auto-avaliação:
Sugestão de novas Temáticas Análise realizada no Fórum Fale com seu tutor Dúvidas na construção do TCC.

9 Assim, foram implementadas as seguintes ações:
Momento de reflexão e implementação de novas estratégias para atender as solicitações dos alunos. Assim, foram implementadas as seguintes ações:

10 Planejamento Formulário: Aplicado a ferramenta para formulários do Google Drive  para que os alunos informassem as sugestões de temas a serem abordados nas palestras; Agenda: Definição das datas, horários e o link informando o endereço da transmissão; Divulgação para os tutores: No Fórum de discussão foi criado um post com todas as informações referentes as apresentações; Comunicação: Utilizado o fórum e mensageiro disponíveis no Moodle.

11 Execução - Nos dias das apresentações, foram seguidas algumas etapas:
Desenvolvimento - Elaboração e envio de convites aos professores palestrantes. Execução - Nos dias das apresentações, foram seguidas algumas etapas: Etapa 1: Orientação sobre o uso da ferramenta (chat e compartilhamento de arquivo), e o tempo para a realização da palestra. Etapa 2: Realizados os ajustes técnicos (imagem e som). Etapa 3: Os palestrantes iniciam a apresentação. Etapa 4: Ao final da apresentação, momento interação com perguntas e diálogo entre alunos e palestrante. Etapa 5: Após a resposta dos alunos, o apresentador faz uma breve consideração sobre o tema abordado e finaliza a sua apresentação. Etapa 6: Ao final das considerações do apresentador, o responsável técnico se despede dos ouvintes e finaliza a transmissão.

12

13

14 Resultados A utilização da webconferência permitiu:
A utilização da webconferência permitiu: Aprendizado de novas temáticas; Esclarecimento de dúvidas em relação ao desenvolvimento do TCC; Diálogo sincronizado entre aluno-aluno (chat) e aluno-palestrante (chat, vídeo e áudio). O acesso para alunos de forma assíncrona;

15 Resultados

16 Conclusão Percebe-se que a aplicabilidade da webconferências foi realizada com êxito, essa análise foi observada especificamente na interatividade entre os envolvidos que acessaram em tempo real a transmissão via vídeo, voz e chat. Assim,  diminuindo através dessa ferramenta a percepção de distância e aumentando o sentimento de presença entre os participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

17 Bibliografia BOYD, R. A., APPS,J.W. and Associates. Redefining the discipline of adult education. San Francisco: Jossey­Bass, 1980 DIONNE, Hugues. A Pesquisa Ação para o Desenvolvimento local. Trad. Michael Thiollent. Brasília: Liber, 2007. HECLER, V; OLIVEIRA, M. Adobe Connect: Sistema de Webconferência potencializando ações pedagógicas no Ensino a Distância. Disponível em:file:///C:/Users/Rita/Downloads/web_UFPEL-1.pdf. Acesso em abril. de 2016. MOORE, Michael G. Teoria da Distância Transacional. Associação Brasileira de Educação a Distância. Agosto de Disponível em: Acesso em Março de 2016. MOORE, Michael G. Teoria da Distância Transacional. In: KEEGAN, D. Theoretical Principles of Distance Education. London: Routledge, p Traduzido por Wilson Azevêdo, com autorização do autor. Revisão de tradução: José Manuel da Silva. MOORE, Michael G; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson, 2007. QUINTAS-MENDES; Antônio; MORGADO, Lina; AMANTE, Lúcia. Comunicação mediatizada por computador e educação online: da distância à proximidade. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio; (Orgs.) Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. VALENTE, J. A. Curso de Especialização em desenvolvimento de projetos pedagógicos com uso das novas tecnologias: descrição e fundamentos. In: VALENTE, J.A.; PRADO, M.E.B.B.; ALMEIDA, M.E.B. Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, p.23-5

18 Email- rlisboa@unasus.uerj.br
Obrigada! -


Carregar ppt "  DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PERCEPÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR WEBCONFERÊNCIA Rita Lisboa Carla Dias Aline Gomes Márcia Rendeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google