A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiência da Rede Senac na Avaliação EAD Otacília da Paz Pereira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiência da Rede Senac na Avaliação EAD Otacília da Paz Pereira"— Transcrição da apresentação:

1 Experiência da Rede Senac na Avaliação EAD Otacília da Paz Pereira
13º SENAED Experiência da Rede Senac na Avaliação EAD Otacília da Paz Pereira Senac São Paulo

2 Rede Senac EAD Criada em 2013, a Rede Senac EAD tem como principal objetivo ampliar, por meio da EAD, o atendimento às necessidades do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Oferece cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão universitária. É composta pelo Departamento Nacional (DN) e 26 Departamentos Regionais, sendo quatro deles sedes de desenvolvimento de cursos e da gestão da oferta.

3 Departamentos Regionais Sede
Senac Paraná e Santa Catarina: cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada/FIC (qualificação profissional, aprendizagem, aperfeiçoamento e instrumental); Senac Rio Grande do Sul: cursos de educação profissional técnica de nível médio (habilitação, qualificação e especialização Técnica); Senac São Paulo: cursos de Educação Superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária). Responsáveis por centralizar o desenvolvimento, produção e tutoria dos cursos.

4 Departamentos Regionais Polo
Os 26 DRs são polos e recebem alunos dos cursos ofertados. Oferecem as instalações físicas em atendimento às demandas presenciais dos cursos e atuam na divulgação dos programas e captação de alunos.

5 Dinâmica da EAD Educação a distância pode ser definida como um modelo no qual professor e aluno estão separados no espaço e/ou no tempo, sendo que a interação entre eles ocorre de modo indireto, mediada pelo uso de alguma tecnologia. Na Rede Senac EAD, essa mediação é realizada com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem.

6 Dinâmica da EAD Mas será que o que ensinamos está ficando claro? As ferramentas oferecidas para favorecer a aprendizagem está sendo eficaz? Daí a importância de se buscar instrumentos que nos possibilite monitorar todo esse processo. Daí a importância da avaliação.

7 Perfil do aluno O aluno com um perfil de sucesso para o estudo a distância é aquele que: tem acesso a computador e modem ou conexão de alta velocidade e sabe usá-los; compartilha suas experiências e consegue trabalhar de maneira colaborativa em comunidades de aprendizagem expressa-se de maneira eficaz utilizando textos tem automotivação e autodisciplina sabe gerenciar seu tempo para a construção do seu conhecimento trabalha bem em equipe busca o aprendizado e consegue gerenciá-lo.

8 Papel do tutor O tutor de cursos a distância exerce os seguintes papéis: conselheiro e mentor, orientador da aprendizagem avaliador. Como avaliador, suas funções são: acompanhar e registrar as atividades e produção dos alunos; analisar o desempenho dos alunos e propor procedimentos que melhorem o seu rendimento; Estimular a autoavaliação.

9 Maneiras de se avaliar PRESENCIAL: feita por meio de uma prova, na presença do professor ou de outra pessoa responsável, para garantir legitimidade. É realizada com hora, data e local predeterminados. A DISTÂNCIA, COM APLICAÇÃO DE TESTES ON-LINE: feita por meio de mecanismos de testes on-line a serem respondidos pelos alunos diretamente no ambiente virtual. Nesse caso, há datas limites para entregar os trabalhos e atividades. AVALIAÇÃO AO LONGO DO CURSO (CONTÍNUA): baseada em componentes que forneçam subsídios para o professor avaliar seus alunos de modo processual, tais como atividades realizadas, comentários postados, participações em grupos de discussão etc.

10 Cursos de formação continuada
CH Abaixo de 160h Acima de 160h Cursos Webtv e títulos do eixo Informação e Comunicação Qualificações Profissionais e Aprendizagem Avaliação Avaliação na participação de atividades propostas + desempenho nas atividades avaliativas. Menções avaliativas. Avaliação processual. Ferramentas / Instrumentos Fóruns, diários, questionários, tarefas.

11 Cursos de formação continuada
Tipo de curso Aperfeiçoamento Qualificação profissional Avaliação Avaliação na participação de atividades propostas + desempenho nas atividades avaliativas de múltipla escolha. Indicadores de competência – Unidades Curriculares. Realização de projeto integrador. Avaliação processual. Ferramentas / Instrumentos Testes de múltipla escolha. Testes, Fóruns de discussão, Produções textuais dissertativas.

12 Ferramentas / Instrumentos
Cursos técnicos Tipo de curso Cursos técnicos Avaliação Indicadores de competência – Unidades Curriculares. Realização de projeto integrador. Avaliação processual. Ferramentas / Instrumentos Testes, Fóruns de discussão, Produções textuais dissertativas, Projeto Integrador.

13 Extensão Universitária
Tipo Dinâmica Quantidade Testes com resposta automática Exercícios com respostas automáticas, voltadas à mensuração do alcance das competências (aos moldes do ENADE). 10 questões de múltipla escolha Produção Individual (textual, gráfica, artística, audiovisual) Avalia o desempenho do aluno não só nas competências, mas também na construção de textos, articulação de ideias, pesquisa e autonomia. Produção contendo entre 1 e 2 páginas. 1 atividade

14 Graduação Tipo Dinâmica Quantidade Testes com resposta automática
Exercícios com respostas automáticas, voltadas à mensuração do alcance das competências (aos moldes do ENADE). Ocorrendo resultados abaixo da média esperada, serão criadas estratégias de reforço ou recuperação, garantindo os pressupostos da avaliação diagnóstica. 4 testes de múltipla escolha por disciplina. Produção Individual (textual, gráfica, artística, audiovisual) Avalia o desempenho do aluno não só nas competências, mas também na construção de textos, articulação de ideias, pesquisa e autonomia. Essa atividade deve ser ofertada, preferencialmente, até a metade da disciplina para que o aluno tenha oportunidade/tempo hábil de refazê-la, a título de recuperação. Produção contendo entre 1 e 2 páginas. 1 atividade por disciplina Avaliação Presencial Interdisciplinar Elaboração individual, de uma atividade avaliativa, com questões de múltipla escolha e 1 questão dissertativa multidisciplinar. 1 por semestre abrangendo todos os componentes realizados.

15 Pós-graduação Tipo Dinâmica Quantidade Testes com resposta automática
Exercícios com respostas automáticas, voltadas à mensuração do alcance das competências (aos moldes do ENADE). Ocorrendo resultados abaixo da média esperada, serão criadas estratégias de reforço ou recuperação, garantindo os pressupostos da avaliação diagnóstica. 10 questões de múltipla escolha Produção Individual (textual, gráfica, artística, audiovisual) Avalia o desempenho do aluno não só nas competências, mas também na construção de textos, articulação de ideias, pesquisa e autonomia. Essa atividade deve ser ofertada, preferencialmente, até a metade da disciplina para que o aluno tenha oportunidade/tempo hábil de refazê-la, a título de recuperação. Produção contendo entre 1 e 2 páginas. 1 atividade Avaliação Presencial Interdisciplinar Elaboração individual, de uma atividade avaliativa, com questões de múltipla escolha e 1 questão dissertativa multidisciplinar. 1 por semestre abrangendo todos os componentes realizados

16 Atividades Mediação Tipo Quantidade Dinâmica
Fórum permanente de comunicação  1 por componente Espaço para comunicação do aluno com o professor quanto as questões de ordem pedagógica do curso, como por exemplo: esclarecimento de dúvidas referente ao conteúdo ou as atividades, solicitação de complementação de leitura etc. Fórum Temático Não avaliativo, não obrigatório Mínimo 1 por componente Espaço para reflexão e expressão dos alunos acerca dos conteúdos trabalhados. Possibilidade de observar e auxiliar os alunos quanto a apresentação de ideias, argumentação, criticas, exposição de defesas e ponto de vista, de acordo com as turmas em específico. Webconferência Mínimo 2 por componente Interação em tempo real entre professor e alunos. Professor/mediador previamente elabora o material (PPT) para embasar sua fala no encontro, que tem duração de até 1 hora. A interação entre alunos, normalmente, acontece ao final da palestra por meio de chat escrito. Palestra virtual com especialistas de mercado Opcional Realizada em tempo real, contará com a participação de convidado externo, professores e alunos. Objetiva promover atualização por meio de apresentação de praticas de mercado ou de situação de relevância para a formação profissional dos alunos. As palestras não necessariamente acontecerão em todos os componentes, pois serão criadas estratégias pela coordenação de acordo com a possibilidade de agenda e da realidade das turmas.

17 Avaliação e EAD Mas será que o que ensinamos está ficando claro? Será que as ferramentas oferecidas para favorecer a aprendizagem está sendo eficaz? Será que a avaliação realizada está em consonância com aquilo que é pregado em relação ao perfil dos estudantes e a flexibilidade de tempo-espaço?

18 Otacília da Paz Pereira
Obrigada! Otacília da Paz Pereira Senac São Paulo


Carregar ppt "Experiência da Rede Senac na Avaliação EAD Otacília da Paz Pereira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google