A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

21 de setembro de 2012 Qual o valor acrescentado das nossas escolas?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "21 de setembro de 2012 Qual o valor acrescentado das nossas escolas?"— Transcrição da apresentação:

1 21 de setembro de 2012 Qual o valor acrescentado das nossas escolas? Seminário Nacional I Programa Aves Da Avaliação Externa na Escola Profissional do Vale do Tejo Manuela Baião

2 Tópicos Breve apresentação da escola O Programa Aves na EPVT
Efeitos e Impacto 4. Considerações finais

3 A Escola Profissional do Vale do Tejo
Início de atividade Localização - Santarém Oferta educativa – dupla certificação – básico e secundário …Formações Modulares.

4 A Escola Profissional do Vale do Tejo
Turmas CEF – tipo 3 – 9º ano Cursos Profissionais – ensino secundário Matemática – 100h e 200h Processo de avaliação - envolvimento da comunidade educativa

5 O Programa Aves na EPVT Razões de uma decisão – porquê? para quê?
. Consciência da importância da avaliação externa para o crescimento . Reconhecimento das “mais valias” do Programa - Informações e dados objetivos estruturados - Processo(s) e formas de divulgação dos resultados à escola - Apoio(s) para refletir e problematizar . Querer aprender a ser “organização aprendente”

6 O Programa Aves – Efeitos e Impacto
A nível organizativo – o primeiro momento - Da planificação à ação . Quem? . Como? . Quando? ….questões, dúvidas, inquietações… Implicações Do Conselho Pedagógico da Escola aos docentes Dos alunos, famílias aos funcionários

7 O Programa Aves – Efeitos e Impacto
- Dos processos de aplicação de provas …uma caminhada … - Sensibilização - Mobilização para melhoria de processos e práticas - Conselho Pedagógico e Orientadores Educativos - Alunos e Famílias - Professores - Coordenação partilhada

8 O Programa Aves – Efeitos e Impacto
- Dos Resultados e processos de melhoria Partilha com diferentes atores - relatórios Discussão + avaliação interna Avaliação externa – “facilitador de debates”…. Encontro de vozes e olhares no Conselho Pedagógico - como nos vemos, como nos vêem, como nos situamos, para onde caminhamos, como… REFLEXÃO CRÍTICA

9 O Programa Aves – Efeitos e Impacto
Melhor conhecimento e compreensão da realidade da comunidade educativa Maior compromisso e envolvimento de diferentes atores ….. ações futuras. M….de Mudanças e de Melhorias Ex. organização de espaços, do trabalho docente e não docente gestão de recursos e equipamentos práticas de liderança pedagógica estratégias de professores, dinâmicas de aulas

10 Considerações Finais Aprendizagens significativas, a nível organizacional - comunicação, a todos os níveis - partilha de sucessos, de dificuldades – o trabalho de equipa Auto-avaliação da escola – fortalecer, aperfeiçoar dispositivos, processos Melhorias na adaptação e gestão de novas situações Ação mais sustentada e coerente ….muita estrada a percorrer …. linha do horizonte - o desejo de aprender…a cultura de escola…

11 Programa Aves Da avaliação ao exercício da autonomia
…em lugar de ser um instrumento de fiscalização, a avaliação é a problematização da própria ação. Freire, 1977, p. 36

12 Referências Bibliográficas
Azevedo, J. (coord.) Avaliação de escolas. Programa Aves. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão Freire, P. (1977). Acção cultural para a libertação e outros escritos. Lisboa: Moraes Editores. Outras fontes Relatórios. Programa Aves. Fundação Manuel Leão


Carregar ppt "21 de setembro de 2012 Qual o valor acrescentado das nossas escolas?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google