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PROPOSTA PEDAGÓGICA
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"O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, partindo da ‘cara’ que tem, com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço, isto é, o contexto histórico em que ela se insere. Projetar significa ‘lançar-se para a frente’, antever um futuro diferente do presente. Projeto pressupõe uma ação intencionada com um sentido definido, explícito, sobre o que se quer inovar." Moacir Gadotti
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Ao elaborar e executar o seu PPP a escola deverá destacar
Os fins e objetivos do trabalho pedagógico, buscando a garantia da igualdade de tratamento,do respeito às diferenças,da qualidade do atendimento e da liberdade de expressão; A concepção de criança, jovem e adulto, seu desenvolvimento e aprendizagem; As características da população a ser atendida e da comunidade na qual se insere;
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O regime de funcionamento;
A descrição do espaço físico, das instalações e dos equipamentos; A relação de profissionais, especificando cargos, funções, habilitação e níveis de formação; Os parâmetros de organização de grupos e relação professor/ aluno ; A organização do cotidiano de trabalho com as crianças, jovens e adultos; A proposta de articulação da escola com a família e a comunidade;
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• O processo de avaliação, explicitando suas práticas, instrumentos e registros;
• O processo de planejamento geral. • Trazer anexos como: a Matriz Curricular vigente e Projetos Especiais a serem desenvolvidos.
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ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1. Apresentação ou Introdução nela devem constar: 1.1 dados sobre o espaço físico, 1.2 instalações e equipamentos, 1.3 relação de recursos humanos,especificando cargos e funções;habilitações e níveis de escolaridade de cada profissional que presta serviço na instituição. 2. Breve histórico da unidade escolar
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3. Eixo norteador da escola:
3.1 estabelecer o que a diferencia das demais, 3.2 a sua identidade; 3.3 função da escola no meio social onde está inserida 4. Valores e Missão da escola
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5. O que queremos? ( marco doutrinal).
5.1 É a busca de um posicionamento adotado pela escola: 5.1.1 Político - visão ideal de sociedade e de homem: os princípios; 5.1.2 Pedagógico – definição sobre a ação educativa e sobre as características que deve ter a instituição : teorias de aprendizagem e sistema de avaliação
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6. O que somos ? ( marco situacional)
6.1 O diagnóstico da realidade da escola. 6.2 Busca das necessidades a partir da análise da realidade; 6.3. Juízo sobre a realidade da escola,comparação com o que se deseja ser.
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7. O que faremos? ( marco operativo )
7.1.Programação do que deve ser feito concretamente para suprir as faltas; proposta de ação. 7.2. Estabelecer quais mediações ( conteúdos, metodologias e recursos ) serão necessárias para diminuir a distância entre o que vem sendo a instituição e o que deverá ser. 7.3. Proposta Curricular organização da escola organização do trabalho 7.3.3 processos de avaliação
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Currículo Oficial A proposta curricular deve estar diretamente relacionada aos pressupostos teóricos estabelecidos pela instituição, sem perder o foco nos objetivos, conteúdos e avaliação por segmento e área de conhecimento.
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