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Tema 3: Controle Gerencial nas organizações contemporâneas

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Apresentação em tema: "Tema 3: Controle Gerencial nas organizações contemporâneas"— Transcrição da apresentação:

1 Tema 3: Controle Gerencial nas organizações contemporâneas
Guilherme Mancini: Fernando Duarte:

2 Toda organização, independente de sua complexidade ou do seu tamanho, é formada por pessoas: governos, escolas, faculdades, time de futebol, etc. De acordo com o texto: “Organizações precisam de controle porque são formadas por pessoas com objetivos, deveres e perspectivas diferentes. Os esforços da equipe precisam ser integrados e ter direção certa, portanto, criam uma necessidade de controle.”

3 Mudanças no contexto contemporâneo de gestão
Fatores que estão impulsionando mudanças nos processos de controle gerencial: Incerteza diante de mudanças cada vez mais dinâmicas em áreas como política, tecnologia, comportamento entre outras => necessidade das empresas em serem adaptáveis a tais mudanças Tamanho Organizacional: As organizações estão cada vez mais complexas e as áreas internas tem de estar interligadas entre si Concentração e alianças: Alta concorrência cria a necessidade de aperfeiçoamento e especialização nos processos = > modelo ‘Japonês just- in – time’ Diminuição da manufatura: Cria a necessidade de um controle que envolva variáveis além dos custos de produção, como o tempo e o conhecimento.

4 Mudanças no controle gerencial: Criação de novos conceitos
De-layering: consiste em reduzir o tamanho de uma hierarquia de negócios , especialmente em termos de uma redução da administração Rightsizing: O processo de uma corporação reorganização ou reestruturação de seus negócios, redução de custos , redução da força de trabalho , ou reorganização de gerenciamento de nível superior. O objetivo é fazer com que a empresa moldada corretamente para alcançar o máximo de lucro Outsorcing: contratação ou subcontratação de actividades não essenciais para liberar dinheiro , pessoal , tempo e facilidades para as atividades em que uma empresa detém vantagem competitiva Value Chain: cadeia de valor tipicamente consiste de (1) a distribuição de entrada ou de logística, ( 2 ) as operações de fabricação , (3) a distribuição de saída ou logística, (4) marketing e vendas , e (5 ) serviço de pós-venda. Estas actividades são apoiadas por (6) de compra ou aquisição, (7) pesquisa e desenvolvimento, (8) desenvolvimento de recursos humanos , (9) e infra-estrutura corporativa

5 Separação : controle de gestão x planejamento estratégico e controle operacional
Controle gerencial é o processo de controlar ou influenciar o comportamento das pessoas,que são membros de uma organização. Isso é feito para aumentar a probabilidade que essas pessoas irão alcançar os objetivos da companhia.

6 O sistema de controle organizacional é uma combinação de técnicas, regras, processos, modelo contábil, método de avaliação de desempenho, etc. Essas técnicas, usadas em conjunto, favorecem ao funcionamento normal da empresa, facilita que exista uma fluência da informação e que os objetivos sejam vistos de forma clara por todos.

7 Quatro funções do sistema de controle
Foco nos objetivos: as pessoas devem estar motivadas para trabalharem em conjunto e sempre buscando os objetivos da empresa. O sistema de controle avalia se as tomadas de decisão estão de acordo com aquilo que a empresa procura. Integração organizacional: processos criados e feitos pelo controle, que buscam manter as pessoas conscientes sobre o que acontece diariamente na companhia. Descentralização: muitas áreas da empresa conseguem atuar em harmonia, pois são mantidas dessa forma por um sistema de controle eficiente. Implementação de planos estratégicos: o sistema de controle também facilita a implementação e a execução de novas estratégias dentro da companhia.

8 Os componentes de um sistema de controle
O núcleo do sistema de controle: estrutura formada por quatro subsistemas- planejamento, operações, mensuração e avaliação( ‘’feedback’’ e recompensa). Estrutura organizacional: compreende o conjunto de regras da companhia e como as pessoas devem se relacionar com as outras e com a própria empresa. Cultura organizacional: valores da empresa, sua missão, crenças, etc.

9 Os subsistemas - Planejamento
Essencialmente o papel desse subsistema é de determinar quais são os objetivos da companhia, bem como os planos para alcança-los. Faz-se uso dos objetivos para que as pessoas se mantenham determinadas. As ações que os trabalhadores tomarem em busca dos objetivos serão, posteriormente, avaliadas pelo subsistema de avaliação.

10 Os subsistemas – Operações
É o subsistema que contem todas as atividades diárias que são necessária para que a empresa garanta sua continuidade. Engloba desde atividades individuais até a da empresa como um todo.

11 Os subsistemas - Mensuração
Tem como objetivo medir a eficiência de processos e atividades. Os números gerados por esse subsistema são usados como base para se entender onde a companhia está trabalhando melhor e onde não está. Dessa maneira facilita a tomada de decisão. O subsistema de avaliação faz suas análises, também, com base nesse números gerados pelo subsistema de mensuração.

12 Os subsistemas – Avaliação
A avaliação é feita com base nos dados do subsistema de mensuração, e é realizada periodicamente. O “feedback” é essencial para o bom funcionamento da companhia, pois é com ele que os trabalhadores podem ajustar suas ações, caso estejam fazendo alguma coisa errada. Tem importante papel, também, no reforço positivo, dando os parabéns às pessoas que agem de maneira correta e eficiente. A recompensa é dada àqueles que tiveram o melhor desempenho: que alcançaram o objetivo da empresa, seguindo uma conduta esperada. Essa recompensa reforça positivamente, assim como o “feedback”, mas de uma maneira mais forte e significativa.

13 Governança Corporativa O que é?
No Brasil, o tema tem gerado interesse devido ao crescimento recente e continuo do mercado de capitais. Relacionada a perpetuidade da empresa => projetos de longo prazo Não apresenta uma definição consolidada por parte da literatura “O sistema de freios e contrapesos, tanto internos como externos à empresas, que assegura accountabillity para todos os stakeholders e que agem de maneira socialmente responsável em sua atividades de negócios.” ( Salomon 2007)

14 Governança Corporativa O que é?
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.  As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum. 

15 Origem da Governança Corporativa
Foi criada com o intuito de solucionar o chamado “Conflito de Agência” => acionista x administrador A preocupação da Governança Corporativa é, portanto, criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos administradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da empresa. 

16 Premissas da Governança Corporativa
Transparência( Disclosure) : Informar suas ações econômicas, financeiras, sociais e outras questões relevantes Equidade : Tratamento igualitário para todos os Stakeholders, sem discriminação ou preconceito Prestação de contas ( Accountability): Dever dos agentes de Governança em prestar contas de acordo com o que é esperado de cada parte Responsabilidade Corporativa: Ser socialmente responsável, ou seja, incorporar questões sociais e ambientais em sua estratégia

17 Governança Empresarial
Governança Corporativa (Conformance) Governança de negócios (Performance) Accountability( Assurance) Cultura ética por parte da alta administração Conselhos de administração efetivos Eficácia do principal executivo da companhia Eficácia dos controles internos Criação de valor (utilização de recursos) Escolhas e execução das estratégicas Competência em fusões e aquisições Compreensão Gestão eficaz do risco

18 A Controladoria e a Governança Corporativa
Funções da Controladoria neste contexto: Preparação de relatórios gerenciais para os conselho fiscal e de administração Estabelecimento de sistemas de controle gerencial Desenhos de sistemas que vão ao encontro do objetivos de longo prazo Elaboração de relatórios orçamentários para o conselho de administração Elaboração de indicadores de desempenho para acionistas Elaboração de relatórios obrigatórios pela legislação brasileira

19 Mecanismos de Governança
Mecanismos Internos Mecanismos externos Conselho de administração Conselho fiscal Incentivos Gerenciais Estrutura de Concentração acionária Medidas Antitakeover Sistemas de controle internos Mercado de capitais Ambiente institucional do país

20 Conclusão O sistema de controle organizacional, é uma estrutura complexa que busca o melhor desempenho da companhia e de todos os seus componentes (pessoas, departamentos, etc). Faz uso de um conjunto de técnicas para influenciar o comportamento dos trabalhadores para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Se alguma técnica não funcionar, o sistema todo não funciona, pois os objetivos da companhia podem deixar de ser o foco dos trabalhadores, o que resultaria em problemas internos e externos. Estudos tradicionais sobre o assunto são considerados rasos => necessidade de estudos aprofundados sobre o controle gerencial


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