Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
RESULTADOS 2008
2
Perguntas sobre a avaliação
O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas. QUEM PARTICIPA DA AVALIAÇÃO? As escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS. QUAIS SÉRIES SÃO AVALIADAS? Turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental de oito anos letivos ou do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos e as turmas do 1º ano do Ensino Médio. O QUE É AVALIADO? Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos. COMO SÃO UTILIZADOS OS RESULTADOS DO SAERS? São considerados para: Implementação de ações de formação continuada de professores; Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados; Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica. POR QUE FAZER O SAERS, SE EXISTE A PROVA BRASIL? Para aplicar as provas e questionários também nas escolas rurais; Para divulgar questões das provas, que não são divulgadas pelo MEC, para as escolas e professores utilizarem no aperfeiçoamento de sua prática em sala de aula; Para avaliar outras séries que não as avaliadas pelo MEC e que são momentos decisivos no percurso escolar dos alunos.
3
RESULTADOS MATEMÁTICA - REDE ESTADUAL
ANO 2007 2008 2ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 762.4 767.4 5ªSÉRIE/6ºANO 211,0 214,0 1ºANO ENSINO MÉDIO 263,0 260,8
4
RESULTADOS LÍNGUA PORTUGUESA - REDE ESTADUAL
ANO 2007 2008 2ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 152,3 156,4 5ªSÉRIE/6ºANO 202,4 200,4 1ºANO ENSINO MÉDIO 249,8 251,0
5
NÍVEIS DE DESEMPENHO 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL
DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 725 Acima de 850 2007 2008 MATEMÁTICA 24,0% 21,3% 52,3% 51,1% 19,6% 22,6% 4,1% 4,9% Abaixo de 120 Acima de 225 LÍNGUA PORTUGUESA 25,3% 18,3% 42,8% 48,4% 24,8% 27,1% 7,1% 6,2%
6
NÍVEIS DE DESEMPENHO 5ª SÉRIE/6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL
DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 190 Acima de 295 2007 2008 MATEMÁTICA 31,7% 30,1% 46,5% 47,7% 18,3% 18,8% 3,5% Abaixo de 165 Acima de 290 LÍNGUA PORTUGUESA 19,0% 20% 47,6% 49,1% 31,4% 29,2% 2,0% 1,7%
7
NÍVEIS DE DESEMPENHO 1º ANO ENSINO MÉDIO - REDE ESTADUAL
DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 240 Acima de 365 2007 2008 MATEMÁTICA 29,3% 32,1% 58,1% 56,1% 11,9% 10,8% 0,8% 1% Abaixo de 210 Acima de 335 LÍNGUA PORTUGUESA 18,9% 18,1% 59,2% 59% 20,1% 20,7% 1,8% 2,2%
8
POR CRE – 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA
9
POR CRE - 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA
10
POR CRE - 5ª SÉRIE/6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA
11
POR CRE - 5ª SÉRIE/6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA
12
POR CRE - 1º ANO ENSINO MÉDIO - MATEMÁTICA
13
POR CRE - 1º ANO ENSINO MÉDIO - LÍNGUA PORTUGUESA
14
Variação do desempenho das CREs - 2007/2008
15
PARTICIPAÇÃO 2ªsérie/3ºano EF 5ªsérie/6ºano EF 1ºano EM
16
Participação 2ª série/3º ano do Ensino Fundamental
17
Participação 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental
18
Participação 1º ano do Ensino Médio
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.