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Autora: Simone Aparecida Possarli Oliveira

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Apresentação em tema: "Autora: Simone Aparecida Possarli Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Caminhos para formação e atuação docente: um estudo dos egressos de um Curso de Pedagogia EaD
Autora: Simone Aparecida Possarli Oliveira Linha de pesquisa: Formação de educadores Orientadora Profa. Dra.: Adriana A. Barroso

2 Resumo Este estudo tem como finalidade refletir sobre a formação docente de egressos de um curso de Pedagogia na educação a distância (EaD). A pesquisa busca identificar, a partir das narrativas dos alunos, se o fato de o Pedagogo ser formado na modalidade a distância, no qual a tecnologia permeia todo processo formativo, fez desse professor um usuário das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sua prática docente e quais delas desenvolve. Busca ainda aferir se o fato de ter cursado Pedagogia na modalidade EaD, garante o uso das tecnologias em seu fazer pedagógico. Palavras-chave: Formação docente. Egressos. Educação a Distância.

3 Se é certo que a determinação e defesa dos limites de uma possessão ou de um Estado se encontram no domínio da alta política ou da alta diplomacia, as fronteiras pertencem ao domínio dos povos. Enquanto o limite jurídico do território é uma abstração, gerada e sustentada pela ação institucional (…), a fronteira é lugar de comunicação e troca. Lia Osório Machado  Imagem 1

4 INTRODUÇÃO Escolha do tema
Poder de abrangência que a modalidade permite Relações que se estabelecem entre professores, alunos, equipe técnica e pedagógica

5 PROBLEMA DE PESQUISA Que percepções emergem quando os egressos do curso de Pedagogia refletem sobre o seu processo formativo e a presença de tecnologia nos processos de ensino-aprendizagem? Imagem 2

6 OBJETIVOS DA PESQUISA Geral
Identificar, a partir das narrativas dos egressos, se o uso da tecnologia em sua formação fez desse professor um usuário das tecnologias em sua prática docente.

7 Específicos Identificar quais práticas com Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) o egresso desenvolve Averiguar se os egressos conseguem visualizar em práticas pedagógicas o uso das TDIC Evidenciar se a tecnologia, como elemento mediador durante sua formação docente, garante o uso desta ferramenta em seu fazer pedagógico

8 Referencial Teórico Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Educação a partir das provocações dos autores: Kensky (2007), Moran (2003) e Pretto (2012) Tardif (2002) e Demo (2009) legitimam os aspectos da formação docente Os conceitos e a evolução da EaD no cenário contemporâneo serão abordados por Behar (2009), Belloni (2009) e Litto (2012).

9 Referencial Metodológico
Pesquisa de caráter qualitativo e a abordagem de cunho investigativo baseada na modalidade narrativa autobiográfica, sob a luz de Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2012), Ferrarotti (2010), Passeggi (2013), Marie-Christine Josso (2010) e Nóvoa e Finger (2010) A análise das narrativas utilizará a abordagem hermenêutico-fenomenológica (AHF) a partir dos estudos de Freire (2012).

10 De acordo com Freire (2012) a abordagem hermenêutico-fenomenológica visa descrever e interpretar fenômenos da experiência humana na busca por desvendar sua essência, a identidade do fenômeno, que emerge das experiências vividas em atividade de retrospecção.

11 Estrutura da Dissertação de Mestrado
Introdução Capítulo 1 – A sociedade Contemporânea – Tecnologia e Educação 1.1. Tecnologia na contemporaneidade 1.2. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: estabelecendo fronteiras 1.3. TDIC e Educação: caminhos possíveis Capítulo 2 – Educação a Distância e Formação Docente 2.1. Formação de professores na sociedade de informação

12 2.2. Tecnologia como elemento mediador no processo formativo
2.3. Relação de professores e alunos na era digital Capítulo 3 – Análise das Narrativas dos Professores Egressos da Pedagogia EaD 3.1. Análise dos dados Considerações Finais Referências Anexos Apêndices

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, Adriana B. de; SOUZA, Taís Rios Salomão de. Formação de professores em educação a distância: a experiência da Universidade Metodista de São Paulo. Disponível em: (acesso em: 13/11/2015).  ______. Aprendizagem na EAD: contribuições e desafios. Disponível em: ims/index.php/EL/article/viewFile/4003/3662 (acesso em: 13/11/2015).  ______. Orientação acadêmica na educação a distância. In: Orientação Didático-Pedagógica em cursos a distância / Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo : Ed. Metodista , Disponível em: pedagogica-para-ead (acesso em: 03/06/2015). BAHIA, Norinês P. A formação inicial de professores a distância, que tanto incomoda! Educação e Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Educação: Universidade Metodista de São Paulo. Ano 17, n.2, p , jun/dez Disponível em: (acesso em: 13/11/2015). ______. Curso de Pedagogia presencial e a distância: uma análise sobre a formação e a atuação de egressos. Disponível em: (acesso em: 13/11/2015). ______. A informática educacional e a educação a distância: apropriação ou resignação? Disponível em: (acesso em: 13/11/2015).

14 CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.] DELORY-MOMBERGER. Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. v. 17 n. 51 set.-dez FERRAROTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA , Antonio; FINGER, Matthias. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, P FREIRE. Maximina M. Da aparência à essência: a abordagem Hermenêutico-fenomenológica como orientação qualitativa de pesquisa. In: ROJAS, J.: STREINGHETA, L. M. (Orgs.). Educação, pesquisa e prática docente em diferentes contextos. 1ª ed. Life Editora, 2012. FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura). GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. JOSSO. Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo. Natal, 2010. PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p , 2011. SATHLER, Luciano; AZEVEDO, Adriana B. EAD na Universidade Metodista de São Paulo: das concepções às práticas pedagógicas. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM • V. 12 • N. 19 • , JAN.-JUN SILVA, Marco (org.). Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2012. SILVA, Robson Santos da. Objetos de aprendizagem para Educação a Distância. São Paulo: Novatec Editora, 2011.

15 REFERÊNCIAS DE IMAGEM Imagem 1 – Disponível em: do-rio-grande.html. Acesso em 21/05/2016. Imagem 2 – Disponível em: Acesso em 21/05/2016.

16 Agradeço a atenção de tod@s!


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