A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interface entre Motivação e Autonomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interface entre Motivação e Autonomia"— Transcrição da apresentação:

1 Interface entre Motivação e Autonomia
Paiva (2011,p.57-72) Bambirra (2009,p.24-30/41-47) Apresentação:Flávia Assis Carvalho

2 Identidade, Motivação e Autonomia na aquisição de segunda Língua a partir da perspectiva de sistemas complexos adaptativos Neste capítulo, Paiva(2011), investiga o que motiva a Dinâmica do Sistema SLA, e como a construção e autonomia da identidade influência suas trajetórias e mudanças. Tem a intenção de demonstrar que pequenas mudanças na identidade, motivação e autonomia podem desencadear desenvolvimentos importantes em SLA. “ Pequenas entradas podem desencadear enormes consequências.” (metáfora sobre o efeito Borboleta)- Lorenz (2001) A complexidade é uma metáfora que permeia diferentes campos do conhecimento.

3 Sistemas Adaptativos Complexos
“A autonomia deve ser entendida como um sistema sócio –cognitivo complexo que compõe a rede de conexões constituintes da aprendizagem de uma língua estrangeira. Por se tratar de um sistema complexo.” De acordo com Paiva (2005)e Bambirra (2009). “A complexidade de um sistema complexo surge de Componentes e subsistemas que são interdependentes e interagem um com o outro de várias maneiras diferentes.” ( Larsen- Freeman e Cameron (2008:29)

4 Sistemas Adaptativos Complexos

5 De acordo com Lorenz (2001:8), existem dois tipos de sistemas:
-> aqueles que variam de forma determinista, à medida que o tempo avança. -> aqueles que variam com uma inconsequente quantidade de aleatoriedade. ( parece ser o caso da linguagem e aquisição da linguagem)

6 Quando os sistemas exibem propriedades que são encontradas em diferentes escalas ou estágios dizemos que eles exibem dimensões do fractal . O Sistema Move ou evolui no tempo muda

7 Aquisição de idioma como sistemas adaptativos complexos
O comportamento dos falantes baseia-se nas suas interações passadas e nas interações atuais e passadas se encaminham para o comportamento futuro. O comportamento de um falante é a consequência da competição e fatores que variam de restrições perceptivas a motivações sociais. Como o idioma está em evolução, também o SLA e qualquer mudança em um subsistema, pode afetar outros elementos da rede. Desenvolve-se através da interação dinâmica e constante entre os subsistemas alternando momentos de estabilidade com momentos de turbulência. Aprender é o resultado de complexas (e contingentes) interações entre individuo e meio ambiente (Van Lier)

8 Identidade Aprender uma língua também é um processo de construção de identidade.
É um sistema complexo que exibe um processo fractalizado. Motivação A motivação humana para aprender é um fenômeno complexo envolvendo um número de fontes e condições diversas. ( Dornyei & Csizér,2002:424) Autonomia É um sistema sócio cognitivo aninhado no sistema de SLA. Envolve não apenas o estado mental do individuo e processos, mas também dimensões políticas, sociais e econômicas. ( Paiva 2006)

9 Evidências tirada de um corpus de histórias de aprendizado de língua Inglesa (ELLHS)
Estudante Brasileira: “Aprendeu inglês com sua avó” “No ensino médio aprendeu a odiar o inglês, as aulas eram chatas” Estudante Japonês: Saiu com os amigos, leu livros, assistiu filmes... Imitava um primo que usava fotos para ensinar... Percebe-se entre os japoneses e brasileiros, que as práticas sociais de linguagem fora da escola são agentes importantes para funcionar o sistema SLA. Algumas dessas prática surgiram como experiências.

10 Aprender uma língua envolve lidar com as dimensões fractals do sistema complexo de identidade. Além de ser um aprendiz , um tem outras identidades, como gênero, e identidades de classe social, e adicionais podem surgir ao longo do processo de SLA.

11 Pontos de mudança e Auto-Organização
O Corpus de ELLHS brasileiros e japoneses demonstraram que o sistema SLA está sempre aberto a mudanças, para aprender os contextos que estão sempre mudando e as identidades, motivações e autonomia. Os principais pontos de mudança identificados no corpus ELLHS são: 1- Conhecimento agradável e uma condição inicial de ambiente familiar. 2- Um segundo ponto de mudança tem a ver com movimentos autônomos. 3- Novas mudanças e novas construções de identidade.

12 O LLHS forneceu provas suficientes para afirmar que resultados de aquisição do que emerge da interação entre elementos diferentes em um sistema SLA e que a construção de identidade, a motivação e a autonomia são três dos elementos mais importantes que contribuem para o surgimento de pontos de mudança, auto- organização e consequentemente para SLA.

13 In the world, nothing is permanent except change.
( proverbio americano) Obrigada!!


Carregar ppt "Interface entre Motivação e Autonomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google