A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Melhoria do Programa de Atenção aos Usuários com Hipertensão e/ou Diabetes na Unidade de Saúde João Cândido, Curitiba, PR Especializanda: Elaine Aparecida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Melhoria do Programa de Atenção aos Usuários com Hipertensão e/ou Diabetes na Unidade de Saúde João Cândido, Curitiba, PR Especializanda: Elaine Aparecida."— Transcrição da apresentação:

1 Melhoria do Programa de Atenção aos Usuários com Hipertensão e/ou Diabetes na Unidade de Saúde João Cândido, Curitiba, PR Especializanda: Elaine Aparecida Carraro Lobo Orientadora: Lavínia Boaventura Pelotas 2013

2 HIPERTENSÃO E DIABETES
Epidemia mundial Envelhecimento da população; Alteração do estilo de vida: sedentarismo, dieta inadequada, stress, obesidade.

3 EM VIRTUDE DISSO... É urgente:
Aprimorar os serviços de atenção aos usuários com hipertensão e diabetes; Melhorar a qualidade de vida; Poupar gastos com o tratamento das complicações (IAM, AVE, DRC) e das sequelas.

4 CURITIBA 1.800.000 habitantes (IBGE,2010); 110 Unidades de Saúde;
55 Unidades da ESF (com aumento progressivo e perspectiva de 100% ESF). Figura 1: Jardim Botânico de Curitiba Fonte: Acervo da autora

5 UNIDADE DE SAÚDE (US) JOÃO CÂNDIDO
Fonte: Figura 2: US João Cândido Fonte: Acervo da autora

6 US JOÃO CÂNDIDO 21 mil habitantes, 4 equipes de ESF;
Equipes: 1 médico, 1 enfermeiro, 4 auxiliares de enfermagem, 4 ACS, 1 TSB, 1 ASB; 3 cirurgiões dentistas na US; NASF: fisioterapeuta, nutricionista, educador físico, farmacêutico, psicólogo. Figura 3: Regionais de Curitiba Fonte: SMS Curitiba

7 ANTES DA INTERVENÇÃO Cuidados centralizados no atendimento médico;
10-12 vagas para consulta médica por semana para pré-agendamento dos pacientes do programa (oferta inferior à demanda); Poucas atividades coletivas, sem cronograma pré- definido; Pequena participação da equipe multiprofissional.

8 OBJETIVO GERAL DA INTERVENÇÃO
Melhorar a atenção aos adultos com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes na Unidade de Saúde João Cândido (Equipe 2).

9 METODOLOGIA Cadernos de Atenção Básica15 e 16 (Ministério da Saúde);
Protocolos municipais de Hipertensão e Diabetes. Figura 4: Protocolo de Hipertensão Fonte: SMS de Curitiba Figura 5: Protocolo de Diabetes Fonte: SMS de Curitiba

10 METODOLOGIA Reuniões com a equipe: treinamento dos protocolos e detalhamento da intervenção Figura 6: Equipe da US João Cândido presente na primeira capacitação Fonte: Acervo da autora.

11 METODOLOGIA Figura 7: Material entregue à equipe na primeira semana de capacitação Fonte: Acervo da autora.

12 METODOLOGIA Relatórios do prontuário eletrônico
Figura 8: Relatório gerado pelo prontuário eletrônico Fonte: SMS de Curitiba

13 METODOLOGIA Preenchimento das fichas espelho
Figura 9: Ficha espelho frente Fonte: Acervo da autora

14 METODOLOGIA Figura 10: Ficha espelho verso Fonte: Acervo da autora

15 METODOLOGIA Oficinas semanais Auxiliares enfermagem, enfermeira, ACS;
NASF; Médico; Aferição de PA, peso, estatura, circunferência abdominal; Revisão da medicação; Avaliação e solicitação de exames protocolares; Agendamento de consulta médica e odontológica conforme protocolo. Figura 11: Espaço Saúde US João Cândido Fonte: Acervo da autora

16 METODOLOGIA Oficinas: Educação em saúde
Orientação sobre cessação do tabagismo Alimentação saudável Figura 12: Dinâmica realizada com a nutricionista. Fonte: Acervo da autora.

17 METODOLOGIA Oficinas: Educação em saúde
Incentivo à prática de atividade física regular Figura 13: Atividade realizada com a educadora física. Fonte: Acervo da autora.

18 METODOLOGIA Oficinas: Educação em saúde Orientações sobre saúde bucal
Figura 14: Orientações de saúde bucal em uma das oficinas. Fonte: Acervo da autora.

19 METODOLOGIA Atividade em sala de espera: Sintomas; Como proceder;
Importância da alimentação saudável e atividade física; Como funciona o Programa de Atenção aos usuários com hipertensão e/ou diabetes; Complicações.

20 Figura 15: Material sobre hipertensão entregue nas atividades de sala de espera
Fonte: Acervo da autora

21 Figura 16: Material sobre diabetes entregue nas atividades de sala de espera
Fonte: Acervo da autora

22 Objetivos, Metas e Resultados

23 Objetivo: Ampliar a cobertura aos portadores de hipertensão e/ou diabetes.
Total hipertensos da equipe 2: 414 Antes da intervenção: 40% Gráfico 1: Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na US. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

24 Objetivo: Ampliar a cobertura aos portadores de hipertensão e/ou diabetes.
Total de diabéticos da equipe 2: 203 Antes da intervenção: 37% Gráfico 2: Cobertura do programa de atenção ao diabético na US. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

25 Objetivo: Ampliar a cobertura aos portadores de hipertensão e/ou diabetes.
Meta: Rastrear 50% dos adultos com 18 anos ou mais de idade para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Total de adultos acima de 18 anos: 3412 Gráfico 3: Proporção de adultos rastreados para hipertensão. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

26 Objetivo: Ampliar a cobertura aos portadores de hipertensão e/ou diabetes.
Meta: Rastrear 100% dos adultos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg para Diabetes Mellitus (DM). Gráfico 4: Proporção de adultos com PA acima de 135/80 mmHg rastreados para diabetes. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

27 Objetivo: Ampliar a cobertura aos portadores de hipertensão e/ou diabetes.
Meta: Cadastrar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos da área de abrangência detectados pelo rastreamento no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da US. Gráfico 5: Proporção de hipertensos com cadastro no Programa HIPERDIA ou em planilha própria. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 6: Proporção de diabéticos com cadastro no Programa HIPERDIA ou em planilha própria. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

28 Objetivo: Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa
Meta: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas conforme periodicidade recomendada. Gráfico 7: Proporção de hipertensos faltosos às consultas conforme periodicidade e que receberam busca ativa. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 8: Proporção de diabéticos faltosos às consultas conforme periodicidade e que receberam busca ativa. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

29 Objetivo: Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa
Meta: Buscar 100% dos hipertensos faltosos à realização de exames complementares conforme periodicidade recomendada. Gráfico 9: Proporção de hipertensos faltosos à realização de exames complementares e que receberam busca ativa. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 10: Proporção de diabéticos faltosos à realização de exames complementares e que receberam busca ativa. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

30 Objetivo: Ampliar cobertura a portadores de hipertensão e/ou diabetes.
Meta: Captar todos os adultos hipertensos e/ou diabéticos da área de abrangência sem acompanhamento há mais de um ano. Gráfico 11: Proporção de hipertensos sem acompanhamento há mais de 1 ano, captados pelo programa. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 12: Proporção de diabéticos sem acompanhamento há mais de 1 ano, captados pelo programa. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

31 Objetivo: Melhorar a qualidade de atendimento ao hipertenso e diabético na Unidade de Saúde
Meta: Capacitar 80% dos profissionais no atendimento ao paciente hipertenso e diabético conforme protocolo adotado na US. Gráfico 13: Proporção de Funcionários da equipe 2 capacitados conforme o protocolo de hipertensão Fonte: Acervo da autora, 2013. Gráfico 14: Proporção de Funcionários da equipe 2 capacitados conforme o protocolo de hipertensão Fonte: Acervo da autora, 2013

32 Objetivo: Melhorar a qualidade de atendimento ao hipertenso e diabético na Unidade de Saúde
Meta: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade, a cada três meses. Gráfico 15: Proporção de hipertensos com o exame clínico de acordo com o protocolo em dia. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 16: Proporção de diabéticos com exame do pé diabético em dia. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

33 Objetivo: Melhorar a qualidade de atendimento ao hipertenso e diabético na Unidade de Saúde
Meta: Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos pacientes. Figura 17: Proporção de hipertensos com solicitação de exames complementares periódicos em dia. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Figura 18: Proporção de diabéticos com solicitação de exames complementares periódicos em dia. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

34 Objetivo: Melhorar a qualidade de atendimento ao hipertenso e diabético na Unidade de Saúde
Meta: Garantir tratamento medicamentoso para 100% dos pacientes com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia. Gráfico 19: Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da lista do Hiperdia ou da Farmácia Popular. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 20: Proporção de diabéticos com prescrição de medicamentos da lista do Hiperdia ou da Farmácia Popular. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

35 Objetivo: Melhorar a qualidade de atendimento ao hipertenso e diabético na Unidade de Saúde
Meta: Identificar e acompanhar todos os hipertensos e diabéticos descompensados de acordo com o protocolo adotado. Gráfico 21: Proporção de hipertensos descompensados de acordo com o protocolo adotado, identificados e acompanhados pelo programa. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 22: Proporção de diabéticos descompensados de acordo com o protocolo adotado, identificados e acompanhados pelo programa. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

36 Objetivo: Melhorar a qualidade de atendimento ao hipertenso e diabético na Unidade de Saúde
Meta: Garantir encaminhamento para consulta especializada a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos que apresentarem esta necessidade. Gráfico 23: Proporção de hipertensos que foram encaminhados para rede de referência. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 24: Proporção de diabéticos que foram encaminhados para rede de referência. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

37 Objetivo: Melhorar o registro das informações do programa de atenção a hipertensos e diabéticos
Meta: Manter atualizada a ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos acompanhados na US. Figura 25: Proporção de hipertensos com ficha de acompanhamento atualizada. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Figura 26: Proporção de diabéticos com ficha de acompanhamento atualizada. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

38 Objetivo: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular
Meta: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos acompanhados na US periodicamente (pelo menos uma vez ao ano). Gráfico 27: Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 28: Proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

39 Objetivo: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular
Meta: Avaliar comprometimento de órgãos alvo em 100% dos hipertensos e diabéticos de alto risco. Gráfico 29: Proporção de hipertensos de alto risco com avaliação de comprometimento de órgãos alvo em dia. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 30: Proporção de diabéticos de alto risco com avaliação de comprometimento de órgãos alvo em dia. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

40 Objetivo: Promover a saúde do hipertenso e diabético
Meta: Garantir consulta periódica com dentista a 50% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Gráfico 31: Proporção de hipertensos com consulta periódica com dentista. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 32: Proporção de diabéticos com consulta periódica com dentista. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

41 Objetivo: Promover a saúde do hipertenso e diabético
Meta: Garantir orientação sobre alimentação saudável a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos. Gráfico 33: Proporção de hipertensos que receberam orientação nutricional. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 34: Proporção de diabéticos que receberam orientação nutricional. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

42 Objetivo: Promover a saúde do hipertenso e diabético
Meta: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos. Gráfico 35: Proporção de hipertensos que receberam orientação sobre a prática de atividade física regular. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013. Gráfico 36: Proporção de diabéticos que receberam orientação sobre a prática de atividade física regular. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

43 Objetivo: Promover a saúde do hipertenso e diabético
Meta: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos. Gráfico 37: Proporção de hipertensos que receberam orientação sobre os riscos de tabagismo. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013 Gráfico 38: Proporção de diabéticos que receberam orientação sobre os riscos de tabagismo. Fonte: Planilha de monitoramento, 2013.

44 DISCUSSÃO Importância da intervenção para a equipe e para toda US
Equipe mais motivada; Melhorias do processo de trabalho; Melhor interação entre os membros da equipe; Bons resultados estimulando as outras equipes a repensar os demais processos de trabalho; Diminuição do número de usuários na demanda espontânea.

45 Importância para a comunidade:
DISCUSSÃO Importância para a comunidade: Melhor vínculo com a equipe de saúde; Melhoria do acesso; Melhoria dos indicadores; Satisfação dos usuários.

46 Intervenção já incorporada à rotina da equipe:
DISCUSSÃO Intervenção já incorporada à rotina da equipe: Oficinas semanais permanentes; Participação da equipe de saúde bucal e NASF; Atendimento individual pelo médico e em seguida participação no grupo para avaliação de exames e esclarecimento de dúvidas.

47 PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
Início incerto, dúvidas; Apoio da orientadora; Ganho de conhecimento teórico; Entrosamento com a equipe; Melhor conhecimento da população; Satisfação pessoal pela melhoria na qualidade dos serviços prestados.

48 John Ruskin (Filósofo 1819-1900)
“ A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma” John Ruskin (Filósofo )

49 REFERÊNCIAS BRASIL. Anexo I da Portaria número 2488 de 21 de outubro de Aprova a política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica: Acolhimento à Demanda Espontânea. Departamento de Atenção Básica. Brasília,2011. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde: Saúde da Família. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2008. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica: Saúde da Criança. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2002. CURITIBA. Secretaria Municipal de Saúde. Protocolo do Programa Mãe Curitibana: Pré-Natal, Parto, Puerpério e Atenção ao Recém Nascido. Curitiba, 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica: Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2012. CURITIBA. Secretaria Municipal de Saúde. Programa Viva Mulher em Curitiba: Controle de Câncer de Mama e Colo Uterino. Curitiba, 2002. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica: Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006. CURITIBA. Secretaria Municipal de Saúde. Protocolo de Atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica. Curitiba, 2004. CURITIBA. Secretaria Municipal de Saúde. Diretriz de Atenção à Pessoa com Diabete Melito tipo 2 . Curitiba, 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica: Hipertensão Arterial Sistêmica. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica: Diabetes. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Censo Disponível em: Acesso em 12 de março de 2013.


Carregar ppt "Melhoria do Programa de Atenção aos Usuários com Hipertensão e/ou Diabetes na Unidade de Saúde João Cândido, Curitiba, PR Especializanda: Elaine Aparecida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google