A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
Aula 04 Técnicas para trabalho eficaz em equipe

2 Ciclo da Lean Innovation

3 Ciclo da Lean Innovation
Construir uma simulação da interface em teste entre o produto e o cliente

4 Ciclo da Lean Innovation
Ou faça um maquete,um simulador,um modelo em papelão, um modo de gerar visibilidade para o MPV

5 Ciclo da Lean Innovation
Observe e crie um analítico da experiência deste coorte

6 Ciclo da Lean Innovation
Um conjunto de dados que podem se transformar em informações, que podem se transformar em conhecimentos, que podem se transformar em sabedoria

7 Ciclo da Lean Innovation
Analise os dados analíticos obtidos

8 Ciclo da Lean Innovation
Uma ficha cai!

9 C P D A O ciclo PDCA W. Edwards Deming
Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka Plan [planeje] Do [faça] Check [verifique] Act [aja] P D C A

10 Ler para a próxima aula:
The New New Product Development Game (HBR)

11 Jogo: Aviões de Papel Objetivo: construir o maior número de aviões de papel que conseguirem e que sejam capazes de voar até o outro lado da sala, batendo no quadro negro. Cada avião deve ser feito a partir de um quarto de uma folha A4.

12 Três papéis (roles) diferentes
Uma pessoa da equipe verificará quanto dos aviões feitos conseguem voar de verdade Outra pessoa da equipe trabalhará na produção, mas também estará atenta ao processo em si e buscará maneiras de fazer com que a equipe construa aviões melhores e acelere o trabalho Os demais participantes deverão se concentrar em fazer o maior número de aviões capazes de atravessar a sala voando no tempo definido.

13 O jogo será feito em três ciclos de seis minutos para o processo de construção
Um minuto de cada ciclo para planejar (P) como vão construir o avião Três minutos para fazer (D) – construir e testar quantos aviões realmente voam Por fim, dois minutos para verificar (C). Nesta fase a equipe busca meios para melhorar o processo de construção. O que deu certo? O que deu errado? O design deve ser alterado? Então eles devem agir (A)

14 Vamos começar? Ciclo 1 – planejar (1 minuto)
Ciclo 1 – executar (3 minutos) Ciclo 1 – verificar (dois minutos)

15 Continuando... Ciclo 2 – planejar (1 minuto)
Ciclo 2 – executar (3 minutos) Ciclo 2 – verificar (dois minutos)

16 Finalizando Ciclo 3 – planejar (1 minuto)
Ciclo 3 – executar (3 minutos) Ciclo 3 – verificar (dois minutos)

17 Agora, façam o mesmo jogo, agora treinando como apresentar o MPV1
Faremos 6 ciclos: Equipes E apresentam para equipes D Equipes D apresentam para equipes E

18 Três papéis (roles) diferentes
Uma pessoa da equipe verificará quantas das apresentações do MPV1 conseguem aprender algo novo e importante do cliente, de verdade Outra pessoa da equipe trabalhará nas apresentações, mas também estará atenta ao processo em si e buscará maneiras de fazer com que a equipe apresente e aprenda melhor e acelere o trabalho Os demais participantes deverão se concentrar em fazer as apresentações em conjunto e obter informações do cliente

19 Para o dia 28 de agosto: Entregar o segundo MPV, desenvolvido a partir do que aprenderam hoje com o cliente. Entregar via STOA.

20 Pontos principais Planejar é útil. Seguir cegamente os planos é burrice. Introduza no seu método de trabalho a possibilidade de mudança, descoberta e inovação. Inspeção e adaptação. De tempos em tempos, pare de fazer o que está fazendo, revise o que já fez e verifique se isso ainda é o que você deveria estar fazendo e se existe uma maneira de fazer melhor.

21 Pontos principais Mudar ou morrer. Ficar preso ao modo antigo de fazer as coisas, de mandar ou controlar e manter uma previsibilidade rígida resultará apenas no fracasso. Fracasse rápido para que possa corrigir o problema o quanto antes. Trabalhe em um produto em ciclos curtos, permitindo que você possa eliminar imediatamente tudo aquilo que constitui um desperdício de tempo.


Carregar ppt "PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google