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Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.

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Apresentação em tema: "Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS."— Transcrição da apresentação:

1 Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS

2 Língua: o coloquial e a norma culta. Objetivos da aula de hoje: Apresentar o plano de ensino da disciplina; Distinguir linguagem verbal e não-verbal; Reconhecer os registros formal e informal; Usos da língua.

3 3 Contextualização A língua portuguesa é estratégica, não só para todas as outras disciplinas, mas também para aquisição do conhecimento. A habilidade verbal, quer na fala, quer na escrita, é requisito para o exercício profissional. Boa comunicação = sucesso!!!! O plano de ensino

4 4 Ementa Língua, fala, escrita, norma culta e variação. Tópicos gramaticais relevantes. O português retórico ou funcional da norma culta. Leitura e produção escrita. Estratégias de leitura: informar-se e formar-se. Compreensão e interpretação de textos. Coesão e coerência. Estrutura do parágrafo. Gramática no texto. Temas e problemas no estilo da escrita. O plano de ensino

5 5 Objetivos gerais Revisar conhecimento sobre o uso da norma culta da língua; Aprimorar a capacidade verbal dos alunos, seja na fala, seja na escrita; Apresentar textos de qualidade que norteiem os conhecimentos do Português em diversos contextos. O plano de ensino

6 6 Objetivos específicos Identificar e buscar adequação a diferentes modalidades e registros da língua portuguesa, especialmente em norma culta e Técnica; Identificar a intencionalidade (mensagem) presente em diferentes textos de acordo com os contextos em que o emissor enviou sua mensagem a determinado destinatário por um tipo de texto específico; O CURSO:

7 7 Objetivos específicos Analisar e interpretar textos de múltiplos gêneros; Produzir textos curtos aplicando os conhecimentos adquiridos. O plano de ensino

8 8 Conteúdos Aula 1: Língua: o coloquial e a norma culta. - Língua e linguagem; - Fala e escrita; - Usos da língua: correção dos erros mais comuns. ​ Aula 2: O Verbo. - Noções de sintaxe; - Regência Nominal e Verbal; - Verbos transitivos e verbos intransitivos. O plano de ensino

9 9 Conteúdos Aula 3: Concordância. - Usos da língua: adequação, variação e concordância; - Concordância Nominal; - Concordância Verbal. ​ Aula 4: Pontuação. - O uso da vírgula; - O uso do ponto e do ponto e vírgula; - Usos da língua: pontuação e clareza. O plano de ensino

10 10 Conteúdos Aula 5: Noções de ortografia. - Acentuação e tonicidade; - Uso da crase; - O novo acordo ortográfico; - Usos da língua: ortografia x internetês; - Importância da escrita para o mercado de trabalho. ​ Aula 6: Frase, oração, parágrafo. - Estrutura do texto escrito; - Operadores argumentativos; - ​ Coesão e coerência; O plano de ensino

11 11 Conteúdos Aula 7: Estratégias para uma boa leitura. - Vocabulário; - Tema, subtemas e acessórios; - Organização de frases, orações, períodos e parágrafos. ​ Aula 8: Estratégias para uma boa escrita. - Ordem direta como estratégia de clareza; - O uso de ideias acessórias ou suplementares; - Tamanho do período como estratégia de clareza. O plano de ensino

12 12 Conteúdos Aula 9: Problemas de escrita. - Inadequação do Vocabulário; - Falta de lógica e os erros de sintaxe; - Desvios na construção de textos curtos; - Neologismos, chavões, lugar-comum, jargões. ​ Aula 10: Leitura e significação. - O texto não verbal; - Denotação x conotação; - Texto literário x não literário; - Figuras de linguagem como recursos de escrita. O plano de ensino

13 13 LINGUAGEM Temos necessidade de compreender a realidade em que vivemos, o mundo, nossas relações com essa realidade e nossas relações com as pessoas. Língua Portuguesa

14 14 Língua Portuguesa Como temos necessidade de entendermos O mundo, suas relações, as relações interpessoais, elaboramos esse entendimento ou questionamos a respeito para construirmos o entendimento. Para isso, o ser humano utiliza a linguagem.

15 15 Língua Portuguesa Seria possível a vida em sociedade sem linguagem? É claro que não. Nós, que vivemos em sociedade, precisamos da linguagem para sobreviver, ela é um dos fatores que nos une. A todo momento, estamos interagindo no meio em que vivemos e, para isso, a linguagem é fundamental.

16 16 É o que nos une em sociedade. É um fenômeno dinâmico. É uma faculdade humana. Pode ser verbal ou não-verbal O que é linguagem? Língua Portuguesa

17 17 A escolha pela linguagem verbal ou não verbal depende muito da intenção daquele que quer comunicar e aquilo que se quer comunicar. Em alguns casos, uma imagem, uma música (sem a letra, só a melodia), um gesto podem valer muito mais do que algumas palavras. É fato que todos os seres humanos podem, ao mesmo tempo, usar linguagem verbal e linguagem não-verbal na comunicação. Língua Portuguesa

18 18 Língua Portuguesa

19 19 Língua Portuguesa

20 20 Como foi dito, a Linguagem nos faz elaborar entendimento sobre o mundo, interagir com as pessoas. Este entendimento á materializado através de um veículo social - LÍNGUA. A Língua, portanto, é uma instituição social, comum a todos os membros de uma comunidade, que permite a comunicação. Língua Portuguesa

21 21 A LÍNGUA, como instituição social, utilizada pelos membros de uma nação, possui uma estrutura comum a todos, pois todos precisam falar a mesma língua, precisam se comunicar. A Fala materializa o conhecimento que o falante tem da língua, pois somente quando alguém fala é que sabemos a sua nacionalidade. Assim: Comunicação do entendimento da realidade, interação, são feitas através de uma instituição social chamada LÍNGUA, que se materializa através da FALA. Língua Portuguesa

22 22 Refletindo... Já imaginou se os membros de uma comunidade não se entendessem? Como poderíamos afirmar que haveria uma única língua materna nesta nação? Por outro lado, você pode estar pensando no fato de que pessoas que nasceram e moram num mesmo país, não falam exatamente iguais e que, às vezes, nem se entendem ou se entendem precariamente.... Pois é, essa questão é a chamada UNIFORMIDADE na DIVERSIDADE.

23 23 Como é isso? UNIFORMIDADE - A língua necessita ter uma mesma estrutura, mas não necessariamente ser a mesma para toda a comunidade. A conservação de sua estrutura é que faz com que falemos a mesma língua, apesar de algumas variações. Língua Portuguesa

24 24 DIVERSIDADE: Variações que acontecem nas línguas humanas. Temos: VARIAÇÕES GEOGRÁFICAS - a partir de regiões diferentes VARIAÇÃO SITUACIONAL - uma espécie de variação social. Adequação às situações. Língua Portuguesa

25 25 VARIAÇÕES SOCIAIS - a partir de nível de escolaridade, meio ambiente adequação às diferentes situações. Neste tipo de variação, convivemos com as Inadequações da linguagem em situações formais, as chamadas falta de concordância, pronúncia não cuidada etc.... PARA CADA SITUAÇÃO HÁ UMA LINGUAGEM ADEQUADA. Variações por conta da idade etc..... Língua Portuguesa

26 26 As situações formais exigem linguagem formal. Nestas situações não temos intimidade com o ambiente nem com as pessoas. As situações informais ou semiformais exigem linguagem informal ou semiformal, linguagem mais relaxada, mas não quer dizer que haja, necessariamente, falta de concordância, palavras cortadas etc. Língua Portuguesa

27 27 O INTERNETÊS -Linguagem comum no meio digital; -Oralidade? Escrita? -Certo ou errado? -Adequado ou inadequado? Língua Portuguesa


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