Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Escola EB 2/3 Sophia Mello Breyner EFA NS
MASS MEDIA Grupo 1
2
Índice Introdução Principais meios de comunicação Qual a sua função
A sua importância na opinião pública Como surgiu a internet Produtos publicitários na Internet Tecnologias de suporte da Internet
3
Introdução Rádio, televisão, internet ,entre outros são os meios de comunicação existentes, nas sociedades contemporâneas. Estes meios evoluem constantemente quanto à velocidade das informações, atingindo um grande número de pessoas, surgindo daí a expressão “meios de comunicação de massa”. Estes meios de comunicação exercem uma grande influência, a vários níveis, na mentalidade da população, podendo essa influência ser visível no campo emocional ou até financeiro. E como há uma fugacidade de informações, a dificuldade de memorização das mensagens cresce a cada dia.
4
Televisão Rádio Jornais e Revistas Internet
Os principais meios de comunicação de massas nas sociedades contemporâneas Televisão Rádio Jornais e Revistas Internet
5
Qual a sua função Todos eles têm como principal função informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos seleccionados de forma a atingir os diferentes tipos de público alvo. Os meios de comunicação de massa, podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população, como para sublinhar e determinar um modo de pensar, induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos, por exemplo as variadas publicidades na Internet. Cabe aos órgãos responsáveis, fiscalizarem o tipo de informação que está sendo utilizada por esses meios, bem como ao receptor das informações ter a percepção de seleccionar e analisar as informações que considerar úteis para si, denunciado os abusos aos órgãos competentes.
6
A importância dos Mass Media na Construção da opinião pública
Os mass media têm uma grande influência na vida das populações, pois através dos vários meios de comunicação, os mass media conseguem transmitir e moldar a opinião social. Através de publicidades, notícias e outras coisas, os mass media podem influenciar a opinião pública sobre um determinado tema, ou até mesmo levar a população ao consumismo. Presentemente, os média desempenham uma função que não tinham há anos atrás. Se antes reportavam decisões e atitudes, hoje interferem directamente e de uma maneira activa nessas mesmas decisões. Os cidadãos têm, aparentemente, maior participação nessas decisões, mas na prática muitas vezes isso não acontece. Porque os media são propriedade de grupos com interesses económicos e políticos, reportando mais claramente esses interesses do que propriamente os dos cidadãos. Dadas as novas tecnologias e a capacidade de influência que os media têm, este problema é fundamental nos dias de hoje. Hoje, não podemos falar de uma opinião pública nos termos em que se falava, por exemplo, na primeira metade do século XX. A opinião pública julga pensar autonomamente em função da mensagem que lhe é transmitida, mas esta é previamente determinada para ela.
7
Como surgiu a Internet A Internet, surgiu por vias militares durante a Guerra Fria. Na década de 60, quando dois blocos antagónicos politicamente, socialmente e economicamente exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo,.Qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa, liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos. Indispensável dizer que, as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Assim, em 1969, foi criada a ARPANET - ARPAnetwork e em Outubro do mesmo ano foi enviada a primeira mensagem remotamente, inaugurando na prática suas actividades. Durante os anos seguintes, a ARPANET foi sendo ampliada com novos pontos em todo o território Americano, passando a incluir também as universidades. Em 1971, surgiu o modelo experimental do (o seu primeiro software veio em 1972), ampliando a utilidade da Rede. Já em 1973, foram criadas as primeiras conexões internacionais, interligando computadores na Inglaterra e na Noruega.
8
Em 1982, foi implementado o TCP/IP, protocolo padrão da Rede
Em 1982, foi implementado o TCP/IP, protocolo padrão da Rede. No ano seguinte, toda a parte militar (que recebeu o nome de MILNET) foi separada da ARPANET. Em 1985, surgiram os primeiros domínios (.edu, .org e .gov), logo após à criação deste conceito. Também nessa época, começou a ser usado o nome INTERNET para se referir ao conjunto de redes liderado pela ARPANET. Depois da cisão com a parte militar e o uso já comum do termo INTERNET, a ARPANET se esvaziou e deixou de existir oficialmente em 1990. A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermédia que são interligados e executados na Internet. Em 1991, surgiu a WWW, liderando uma grande mudança nos hábitos e no perfil dos usuários da INTERNET. Um grupo de cientistas do CERN (Laboratoire Européen pour la Physique des Particules ) decidiu tornar o seu tempo de uso da Rede mais rápido, fácil e produtivo. Para isso, desenvolveram e acabaram por criar, em 1991, o serviço WWW. Na época era muito complicado e trabalhoso navegar na Internet. Somente programadores e operadores tinham capacidade para usar a Rede e mesmo para eles isso era trabalhoso e despendia tempo. Com a WWW, a tarefa de navegar tornou-se extremamente simples. Endereçamentos amigáveis e visualização clara e rápida possibilitaram ao leigo um acesso antes restrito a especialistas.
9
O Aparecimento da Internet em Portugal
Em 1990, a Universidade de Lisboa estabeleceu a primeira ligação persistente à Internet, em Portugal. Pouco depois, a Universidade do Minho também o fez, usando uma linha de 64Kb (da Telepac, IP sobre X.25) para a França. Esta ligação tornou-se a primeira da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), substituída à posteriori por links em Lisboa. Ainda em 1990, a direcção do PUUG (Grupo Português de Utilizadores de Unix) começou a fornecer serviços de acesso à Internet ao público em geral.
10
Não existem dúvidas que a Internet tem múltiplas vantagens:
); Actualidade: Os documentos na rede actualizam-se continuamente. É a sua especial maneira de estarem "vivos" e, portanto, de serem realmente eficazes, úteis e rentáveis; Globalidade: Uma vez que se entra na rede, tem-se acesso a toda a informação e aos recursos que lá se encontram. Meios de Comunicação: Através deste meio podemos aceder a todos os outros meios de comunicação existentes tais como: a televisão, a rádio e os jornais. Correio electrónico ( ): É mundialmente conhecido e foi um dos primeiros serviços telemáticos a ser implementado na Internet e ainda hoje é provavelmente aquele que é utilizado com maior frequência que permite enviar/receber mensagens e ficheiros (de todo o tipo). Na Internet, um utilizador pode ter liberdade de expressão. É o único território onde as fronteiras se diluíram e onde não existem quaisquer censuras (há, obviamente, algumas excepções!).
11
Desvantagens Vírus; Spam e publicidade indesejada;
Conteúdos impróprios, (ex: sexo, drogas, violência); Publicidade enganosa utilização abusiva de informação pessoal A utilização excessiva provoca dependência, as pessoas correm o risco de se tornarem anti-sociais; Pessoas mal intencionadas (piratas).
12
Tecnologias de suporte da Internet
COMPUTADOR MODEM ACESSO POR CABO (ADSL) ACESSO SEM FIOS (WI-FI) ANTENAS ROUTERS
13
Conclusão É visível a evolução dos meios de comunicação e suas influências sobre a sociedade, mas não devemos condená-la pura e simplesmente como uma grande vilã, já que através dela se adquire conhecimento e cultura, além da actualização de notícias sobre o mundo. Os meios de comunicação de massa, concretamente a Internet, possuem dois lados, mas cabe a cada cidadão analisar e assimilar aquilo que seja de seu interesse, não se deixando influenciar pelo poder que os media exercem, por mais que esta seja uma difícil tarefa, já que cada vez mais se torna difícil a memorização desta grande quantidade de informações.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.