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Professores Adriana e Leonardo 2017

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Apresentação em tema: "Professores Adriana e Leonardo 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Professores Adriana e Leonardo 2017
Aula 4 – Lean Start-up Professores Adriana e Leonardo 2017

2 Como escrever o plano de negócios perfeito?
1 Escreva um plano de negócio intrigante... 2 Convença um investidor, mas você pode começar por um dos três 3fs: family, friends and fools 3 Monte um time empreendedor vencedor 4 Desenvolva um produto perfeito... 5 Comece a vender...

3 Mas o que acontece quando estou tentando criar algo realmente novo?
Abordagens tradicionais de planejamento O que ela nos ensinam Se podemos prever o futuro, podemos contrá-lo. A meta é maximizar os ganhos Planejamento estratégico O mercado é estabelecido e o setor é conhecido: ambiente é dado Posição em relação ao imprevisto: evitar Marketing O objetivo é aumentar a competitividade da firma A ação é dirigida pelos objetivos: cumprir o que foi planejado Mas o que acontece quando estou tentando criar algo realmente novo? Stage-gate

4 A história das inovações é marcada mais pelo fracasso do que pelo sucesso...
Lá fora... O que estes casos mostram... Altavista Myspace Não basta ser o primeiro Não adianta inovar uma única vez É uma guerra e uma corrida E no Brasil... Excegen (empresa de marcadores de DNA para bovinos) Você conhece alguma empresa que fracassou? Por que você julga que a história de sua empresa será diferente? 75% das novas empresas fracassam(Blanck, 2013)

5 Por que algumas inovações fracassam enquanto outras não?
Nem sempre é pela falta de recursos financeiros Nem sempre é pelo time errado de fundadores ou colaboradores Nem sempre é por causa da concorrência Grande parte das inovações que fracassa porque desenvolve produtos que ninguém quer (RIES, 2011)

6 Processos para implantar a startup enxuta
Três princípios da lean startup Modelo de negócios canvas Abordagem ágil de desenvolvimento Gerenciamento do relacionamento do cliente Processo de aprendizado com validação Pivot strategy Novos conceitos

7 O que é pivot strategy? Mudar a estratégia de negócio, mas baseado no aprendizado obtido anteriormente. Exemplos Deixou de focar em lojas físicas para focar nas poucas lojas virtuais que existiam na época Deixou de vender armadilhas para o público geral, para vender serviços de geoprocessamento para prefeituras

8 Processo sistemático para conduzir experimentos
Processo de aprendizado com validação Processo sistemático para conduzir experimentos Especifique o problema Desenhe o experimento: quais são as hipotéses e como testá-las Definna métricas que permite averiguar o que foi aprendido Conduza os experimentos Analise o que foi aprendido Aprender rápido Aproximar os números do plano por meio de um processo de aprendizado

9 Processos para implantar a startup enxuta
Três princípios da lean startup Modelo de negócios canvas Abordagem ágil de desenvolvimento Gerenciamento do relacionamento do cliente Processo de aprendizado com validação Pivot strategy Novos conceitos

10 https://hbr.org/2013/05/why-the-lean-start-up-changes-everything
Modelo de negócio canvas

11 Abordagem tradicional de desenvolvimento de produto
Projeto de produto como processo estruturado, independente do projeto “Gates” predefinidos: decisões para/continua Voltado para inovações incrementais, para produtos-mercados “conhecidos” Decisões estruturadas a partir de índices tipo ROI, VPL, lucratividade etc. Pressupõe fluxo “contínuo” de projetos semelhantes (ref. avaliação/gestão) Não aborda organização e mobilização de recursos para fazer o processo “andar”

12 Modelos Consagrados: Stage-Gates (Cooper)
Etapa 1 Gate 1 Etapa i Gate i Etapa n Gate n ... ... Em cada Stage Em cada Gate Decisão Atividades Análise Entregas Resultados Decisões tomadas, plano de ação e a lista de entregas Coleta de dados através de pesquisas ou experimentos Análise dos dados e produção das entregas O que a equipe traz para o ponto de decisão para avaliação Utilização de critérios pré-definidos claros – necessários ou desejáveis

13 Processo de Desenvolvimento de Produto
Modelos Consagrados: Stage-Gates (Cooper) Etapa 1 Gate 1 Etapa i Gate i Etapa n Gate n ... ... Melhoria do processo de desenvolvimento de produtos Gerenciamento de mudanças de engenharia Processos de apoio Desenvolvimento Projeto Detalhado Conceitual Informacional Lançamento do Produto Preparação Produção Planejamento Pós Pré Estratégico dos Produtos Descontinuar Produto Acompanhar Produto/ Processo Gates >> Processo de Desenvolvimento de Produto

14 Abordagem tradicional de desenvolvimento de produto
Mas o que adianta desenvolver da melhor forma um produto que ninguém quer…(RIES, 2011) Processo sistemático e rigoroso de análise Apoiado em números Qualidade na execução

15 Desenvolvimento dos clientes
Abordagem ágil Ries (2011)

16 Quem é o meu cliente? Quais são os possíveis clientes que poderão adquirir a solução proposta pela nossa empresa? Qual é o problema de meu cliente? Hipóteses Necessidade Cliente (tamanho do mercado) Pricing (quanto está disposto a pagar) Produto (requisitos) Mercado (novo, maduro) Distribuição (canais; ciclo de vendas)

17 Quem é o meu cliente? Chegar a um modelo de negócio viável
Ries (2011) Quem é o meu cliente? Quais são os possíveis clientes que poderão adquirir a solução proposta pela nossa empresa? Qual é o problema de meu cliente? Para de vender, escute os clientes Teste as suas hipóteses Persevere ou adote uma pivot strategy Hipóteses Construa um roadmap das vendas Necessidade Cliente (tamanho do mercado) Pricing (quanto está disposto a pagar) Chegar a um modelo de negócio viável Produto (requisitos) Mercado (novo, maduro) Distribuição (canais; ciclo de vendas)

18 Início das vendas do produto ou serviço
Ries (2011) Crescer de poucos para muitos clientes Lançamento do produto ou serviço Divulgação e marketing do produto ou serviço Início das vendas do produto ou serviço

19 Um processo para começar a inovar...

20 Perseverar ou adotar uma pivot strategy
Definindo a base Ligando a máquina Perseverar ou adotar uma pivot strategy Especificar o mínimo viável produto viável Construir, testar e aprender Decidir manter a estratégia ou mudar

21 Perguntas referentes ao caso e aos textos
1. A abordagem lean start-up pode ser aplicada a todo e qualquer negócio? Por exemplo, o desenvolvimento de um avião ou de um carro. Estudo de caso 2. No desenvolvimento do primeiro produto, os empreendedores usaram mais os princípios do lean startup ou do PDP tradicional? E no segundo momento, quando procuraram estabilizar a tecnologia? 3. Identifique os momentos em que os empreendedores pivotaram: produto, modelo negócios e/ou time empreendedor.


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