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LÍDERES DE MAIS, GESTORES DE MENOS !.

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Apresentação em tema: "LÍDERES DE MAIS, GESTORES DE MENOS !."— Transcrição da apresentação:

1 LÍDERES DE MAIS, GESTORES DE MENOS !

2 PROGRAMA GESTÃO ESCOLAR melhoramento contínuo
DE QUALIDADE melhoramento contínuo

3 Gestão Escolar de Qualidade

4 Conselho Nacional de Certificação
Guiomar Namo de Mello Presidente Heloisa Luck Ivana Siqueira Elvira Lima Curitiba - PR Brasília - DF São Paulo - SP

5 Conselho Nacional de Certificação
Profa. Dorinha Marcos Magalhães Maria Helena Reynaldo Fernandes Palmas - TO Recife – PE São Paulo - SP Rib Preto – SP Laila Aninger Maria Madalena Simon Schwartzman Vilma Guimarães B. Horizonte – MG Recife - PE Rio de Janeiro - RJ R.de Janeiro - RJ

6 CURSO SEMIPRESENCIAL Início 02 e 03 SETEMBRO

7 Escolas com melhores resultados
Pesquisa da FVC e Ibope Coord Prof. Mário Aquino – F. Carlos Chagas Qualidade da formação dos gestores Visão integradora (menos foco no operacional) Clima organizacional

8 Gestão: Escola Eficiente
Fuente: Informe UAI, 2006, Sección

9 LIDERANÇA Talento Romântica Diz o que fazer GESTÃO Profissional Racional Faz acontecer

10 O DIRETOR É UM GESTOR DE MUDANÇA !
Um Educador

11 AGRESSIVO PASSIVO Pouca confiança no outro!
afirmação argumentação empatia envolvimento afirmação argumentação empatia envolvimento Pouca confiança em si mesmo! AGRESSIVO PASSIVO

12 IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA
COMPORTAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL ... e num processo de mudança, se a iniciativa pela renovação vier de baixo, é um motim!

13 Gestão de Mudanças Não! Sim! 15% 35% 35% 15% Rejeição Adesão
Fonte: A Disciplina e a Arte da Gestão das Mudanças – Pedro Mandelli e Associados

14 Gestão de Mudanças 15% 70% 15% Rejeição Adesão

15 O diretor da escola pode estar aqui !
Gestão de Mudanças O diretor da escola pode estar aqui ! 15% 35% 35% 15% Rejeição Adesão Fonte: A Disciplina e a Arte da Gestão das Mudanças – Pedro Mandelli e Associados

16 Deficiências e/ou Limitações para a Aprendizagem Organizacional
- Eu sou meu cargo; - O inimigo está lá fora; - A fixação em eventos; - A parábola do “sapo escaldado”; - O mito da equipe administrativa. Peter Senge

17 GATILHOS DA MUDANÇA A B Participação no Mercado Margem Colapso
Fonte: A Disciplina e a Arte da Gestão das Mudanças – Pedro Mandelli e Associados

18 Incorporar o diagnóstico organizacional como
ESTRATÉGICO Incorporar o diagnóstico organizacional como agenda normal e não como emergência!

19 ÁREAS DO MODELO Orientação para os usuários – comunidade
Liderança da direção Gestão das competências profissionais docentes Planejamento institucional Gestão de processos Gestão dos resultados

20 Barreiras à Mudança Ênfase excessiva nos custos
Excessivo foco nos relacionamentos

21 UM DELICADO EQUILÍBRIO
Desmoralização Resultado PRESSÃO Negligência Complacência APOIO Barber, 2009

22 O GESTOR deve entender que os professores sob a sua liderança são parceiros no desenvolvimento de um processo. Parceiros que podem ter voz ativa no planejamento desse processo, mas que não são maiores nem mais importantes que os objetivos do processo.

23 NORMALMENTE, OS GESTORES NÃO SÃO MAIS FLEXÍVEIS DO QUE OS PROFESSORES
Revista Veja - Agosto 2008

24 AMBIENTE DA MUDANÇA Aprendizado Confiança Ansiedade e confusão
Fonte: Adaptado de Paul Evans – Insead (The European Institute of Business Administration) - Apostila

25 Competências essenciais
Diretor Competências essenciais Capacidade gestora Visão estratégica (a partir do DIAGNÓSTICO) Resiliência Foco relacionamentos e nos resultados Liderança de execução

26 Socialização Individualidade Matriz da Assertividade
SOCIALIZAÇÃO: corresponde à importância e ao valor que se dá ao outro INDIVIDUALIDADE: corresponde à importância e ao valor que se dá a si próprio

27 PERFIL DE INTERAÇÃO AGRESSIVO

28 PERFIL DE INTERAÇÃO PASSIVO

29 PERFIL DE INTERAÇÃO ASSERTIVO

30 ASSERTIVIDADE Afirmação Argumentação Empatia Envolvimento

31 Argumentação Afirmação Envolvimento Empatia

32 afirmação argumentação empatia envolvimento

33 afirmação argumentação empatia envolvimento

34 afirmação argumentação empatia envolvimento

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40 PROGRAMA GESTÃO ESCOLAR melhoramento contínuo
DE QUALIDADE melhoramento contínuo

41 Desde 1976 A Fundación Chile inicia, em 1999, numa parceria com a Faculdade de Educação da PUC do Chile e apoio do FONDEF, o desenvolvimento de um Modelo de Gestão Escolar de Qualidade, que permite modernizar as práticas de gestão institucional e pedagógica dos diretores e docentes dos estabelecimentos educacionais do país. Em 2003 cria-se o Sistema Nacional de Certificação da Qualidade da Gestão Escolar, disponível para todas as escolas do país.

42 Gestão Escolar de Qualidade

43 ÁREAS DO MODELO Orientação para os usuários – comunidade
Liderança da direção Gestão das competências profissionais docentes Planejamento institucional Gestão de processos Gestão dos resultados

44 Conselho Nacional de Certificação
Guiomar Namo de Mello Presidente Heloisa Luck Ivana Siqueira Elvira Lima Curitiba - PR Brasília - DF São Paulo - SP

45 Conselho Nacional de Certificação
Guiomar Namo de Mello Presidente Profa. Dorinha Marcos Magalhães Maria Helena Reynaldo Fernandes Palmas - TO Recife – PE São Paulo - SP Rib Preto – SP

46 Conselho Nacional de Certificação
Guiomar Namo de Mello Presidente Maria Madalena Simon Schwartzman Vilma Guimarães Recife - PE Rio de Janeiro - RJ Rio de Janeiro - RJ

47 CURSO SEMIPRESENCIAL Início 02 e 03 SETEMBRO

48 ASSERTIVIDADE Afirmação Argumentação Empatia Envolvimento

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