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CULTURA ORGANIZACIONAL
Conceito “É o modelo de pressupostos básicos que determinado grupo inventa, descobre ou desenvolve no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna” Edgard Schein
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PRESSUPOSTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL -Schein-
VALOR Leva COMPORTAMENTO Um Que cria uma SOLUÇÃO Que produz Respostas aprendidas Na medida em que é INTERNALIZADO PRESSUPOSTO SUBJACENTE (Como são as coisas realmente) Como VERDADE VERDADE INQUESTIONÁVEL CONSCIÊNCIA Saí do nível E se torna
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Componentes da Cultura
Valores São crenças e conceitos que moldam o contorno cultural de um indivíduo ou grupo, estabelecendo padrões de comportamento.
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Componentes da Cultura
Ritos São os praticados com a finalidade de perpetuar, no dia-a-dia, os valores da organização e tornar a cultura mais coesa
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Componentes da Cultura
Mitos São figuras imaginárias, geralmente oriundas de fatos não-concretos, utilizadas para reforçar crenças da organização, com o intuito de manter certos valores históricos.
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Componentes da Cultura
Tabus Tem a função de orientar comportamentos e atitudes, focando questões de proibição ou de coisas não bem-vistas ou não permitidas.
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Os 10 Valores da TAM Fazer planos, porque sem eles é impossível fazer as necessárias revisões Mudar antes que seja obrigado Aceitar a realidade como ela é e não como gostaríamos que fosse Ganhar e manter a lealdade dos empregados Aceitar as opiniões contrárias
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Os 10 Valores da TAM (Continuação)
Incentivar o treinamento e o desenvolvimento permanente Comunicar os feitos da empresa como se fossem a razão máxima de sua vida Se não existir uma vantagem competitiva, não dê início a nenhuma competição Liderar! Não administrar A única segurança da empresa provém de ter clientes fiéis e satisfeitos.
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POSTURAS EMPRESARIAIS
Etnocêntrica É aquela adotada por organizações que adotam a crença de que são superiores às demais em termos culturais e, portanto, fazem prevalecer os seus valores originais, da matriz
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POSTURAS EMPRESARIAIS
Policêntrica É a postura exatamente oposta à Etnocêntrica, isto é: a empresa faz Prevalecer os valores locais da Cultura do país onde a filial está Instalada.
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POSTURAS EMPRESARIAIS
Geocêntrica A empresa adota um mix de valores, entre os originais de sua matriz e aqueles do local onde está instalada a sua filial
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CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ÚNICA OU MÚLTIPLAS CULTURAS ?
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SUB-CULTURA É o produto resultante do processo de aculturação, geralmente como conseqüência da contaminação entre dois o mais sistemas de valores
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Processo da Aculturação
Conjunto X Cultura da Empresa Comportamento esperado Trabalho Conjunto Y Cultura do Empregado
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DIFERENÇAS CULTURAIS Ingleses: Local de conflito, onde se perpetua a luta entre capital e trabalho Americanos: local onde se exerce o individualismo competitivo. Síndrome do “number one”. Fracassos e sucessos são punidos e recompensados. Japoneses: organizações são coletividades . Há o predomínio da colaboração. O trabalho não é individual; o fracasso ou o sucesso afeta a todos
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Cultura versus Mudança
Constância do processo Profundidade da mudança Resistência dos indivíduos Diferentes níveis de aceitação na estrutura.
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A mudança cultural: o aspecto-chave.
MODIFICAR AS CRENÇAS BÁSICAS DOS PRINCIPAIS TOMADORES DE DECISÃO DA ORGANIZAÇÃO.
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