A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA ORGANIZACIONAL
Conceito “É o modelo de pressupostos básicos que determinado grupo inventa, descobre ou desenvolve no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna” Edgard Schein

2 PRESSUPOSTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL -Schein-
VALOR Leva COMPORTAMENTO Um Que cria uma SOLUÇÃO Que produz Respostas aprendidas Na medida em que é INTERNALIZADO PRESSUPOSTO SUBJACENTE (Como são as coisas realmente) Como VERDADE VERDADE INQUESTIONÁVEL CONSCIÊNCIA Saí do nível E se torna

3 Componentes da Cultura
Valores São crenças e conceitos que moldam o contorno cultural de um indivíduo ou grupo, estabelecendo padrões de comportamento.

4 Componentes da Cultura
Ritos São os praticados com a finalidade de perpetuar, no dia-a-dia, os valores da organização e tornar a cultura mais coesa

5 Componentes da Cultura
Mitos São figuras imaginárias, geralmente oriundas de fatos não-concretos, utilizadas para reforçar crenças da organização, com o intuito de manter certos valores históricos.

6 Componentes da Cultura
Tabus Tem a função de orientar comportamentos e atitudes, focando questões de proibição ou de coisas não bem-vistas ou não permitidas.

7 Os 10 Valores da TAM Fazer planos, porque sem eles é impossível fazer as necessárias revisões Mudar antes que seja obrigado Aceitar a realidade como ela é e não como gostaríamos que fosse Ganhar e manter a lealdade dos empregados Aceitar as opiniões contrárias

8 Os 10 Valores da TAM (Continuação)
Incentivar o treinamento e o desenvolvimento permanente Comunicar os feitos da empresa como se fossem a razão máxima de sua vida Se não existir uma vantagem competitiva, não dê início a nenhuma competição Liderar! Não administrar A única segurança da empresa provém de ter clientes fiéis e satisfeitos.

9 POSTURAS EMPRESARIAIS
Etnocêntrica É aquela adotada por organizações que adotam a crença de que são superiores às demais em termos culturais e, portanto, fazem prevalecer os seus valores originais, da matriz

10 POSTURAS EMPRESARIAIS
Policêntrica É a postura exatamente oposta à Etnocêntrica, isto é: a empresa faz Prevalecer os valores locais da Cultura do país onde a filial está Instalada.

11 POSTURAS EMPRESARIAIS
Geocêntrica A empresa adota um mix de valores, entre os originais de sua matriz e aqueles do local onde está instalada a sua filial

12 CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ÚNICA OU MÚLTIPLAS CULTURAS ?

13 SUB-CULTURA É o produto resultante do processo de aculturação, geralmente como conseqüência da contaminação entre dois o mais sistemas de valores

14 Processo da Aculturação
Conjunto X Cultura da Empresa Comportamento esperado Trabalho Conjunto Y Cultura do Empregado

15 DIFERENÇAS CULTURAIS Ingleses: Local de conflito, onde se perpetua a luta entre capital e trabalho Americanos: local onde se exerce o individualismo competitivo. Síndrome do “number one”. Fracassos e sucessos são punidos e recompensados. Japoneses: organizações são coletividades . Há o predomínio da colaboração. O trabalho não é individual; o fracasso ou o sucesso afeta a todos

16 Cultura versus Mudança
Constância do processo Profundidade da mudança Resistência dos indivíduos Diferentes níveis de aceitação na estrutura.

17 A mudança cultural: o aspecto-chave.
MODIFICAR AS CRENÇAS BÁSICAS DOS PRINCIPAIS TOMADORES DE DECISÃO DA ORGANIZAÇÃO.


Carregar ppt "CULTURA ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google