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Cultura e Clima Organizacional

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Apresentação em tema: "Cultura e Clima Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura e Clima Organizacional
2007

2 Conceito de Cultura Perspectiva mais ampla:
Conjunto de valores partilhados, hábitos, usos e costumes, códigos de conduta, tradições e objectivos que são aprendidos das gerações mais velhas, impostos pelos membros actuais da sociedade e passados sucessivamente para as novas gerações.

3 Cultura Organizacional
Um sistema de significados colectivamente aceites por um grupo num determinado momento (Pettigrew, 1979); Conjunto normativo que mobiliza uma organização e expressa os valores, ideias sociais e crenças partilhadas pelos membros da organização – não por formação mas sim por selecção (Suirichi, 1985); Programação colectiva da mente que distingue os membros de um grupo de outro (Hofstede, 1991).

4 Factor comum Padrão de pressupostos básicos partilhados que o grupo foi desenvolvendo à medida que foi resolvendo os problemas de integração interna e adaptação externa e que funcionou suficientemente bem para que fosse validade e ensinado aos novos membros organizacionais como a forma mais correcta de perceber, pensar e agir sobre esses mesmos problemas (Shein, 1992). Factor comum Cultura é algo que a organização tem – em oposição da corrente antropológica que diz que a cultura é o que a organização é.

5 Cultura organizacional: conceito uno?
Três perspectivas distintas da cultura (Martin, 1992): 1) Perspectiva Integrada Os colaboradores consideram que a cultura é una e que os valores são partilhados de igual modo por todos os colaboradores de uma organização 2) Perspectiva Fragmentada Os colaboradores consideram que a cultura é uma realidade complexa e ambígua para que seja considerada única numa mesma organização, logo, existem várias culturas numa mesma organização.

6 Cultura organizacional: conceito uno?
) Perspectiva Diferencial A Cultura é um sistema complexo, mas existem determinados valores nucleares partilhados por todos os colaboradores. Valores mais específicos tendem a ser partilhados por diferentes unidades organizacionais. Há portanto, sub-culturas numa mesma organização existindo um núcleo de valores partilhados por toda a organização.

7 Cultura Forte VS Cultura Fraca
Caracterizam-se por 2 aspectos fundamentais: Partilha e Intensidade; Partilha: conjunto de valores partilhados por todos os elementos da organização; Forte – menos Subculturas Fraca – muitas subculturas.

8 Que condições facilitam o aparecimento de sub-culturas?
Ex. Existência de departamentos Vantagens Diversidade; Aumento de confronto de perspectivas; e Diferentes formas de resolução de problemas derivando um maior conhecimento com vista à adaptação ao meio.

9 Desvantagens Perda da Identidade Organizacional ;
Diferentes tipos de liderança. É preferível uma Cultura Forte ou Fraca? Contigencial Normativa Dialéctica

10 Relação entre Cultura e Desempenho
Factores que influenciam (Kilmann, Saxton & Serpa, 1985) Direcção e valores partilhados Gestão das sub-culturas ; Modelo dos Valores Contrastantes (Quinn et al., 1985)  Modelo compreensivo que permite estudar a cultura de forma quantitativa Tipológico Representação gráfica

11 Modelo dos Valores Contrastantes (Quinn et al., 1985)
O modelo contrapõe 2 dimensões: Flexibilidade vs. Controlo Meio Interno vs. Meio Externo 4 tipos de cultura Apoio Inovação Objectivos Regras

12 Formação da cultura: resolução de problemas
Dois grandes grupos de problemas: Problemas de Adaptação interna Diz respeito à dinâmica relacional que se gera entre os subsistemas macro organizacionais. (Cultura, Estrutura, Estratégia, Tecnologia). Tem de existir um ajustamento entre os diferentes subsistemas macro organizacionais para que a organização se mostre eficaz.

13 Formação da cultura: resolução de problemas
Problemas de Adaptação Externa Capacidade da organização estar inserida de forma adequada e eficaz no meio externo. A Cultura pressupõe sempre partilha de valores Conjunto de valores partilhados ou significações partilhadas por um grupo. Pressupõe também uma vivência comum

14 Formação da cultura: resolução de problemas
Pressupõe Êxito Só os valores que conduzem ao sucesso da organização é que são validados, dado que são os mais correctos e que se devem manter e passar aos novos indivíduos que vão surgindo. As pessoas vão interpretar os comportamentos que vão ter lugar na organização e o meio externo, em função de valores que partilham . A principal vantagem é a maior compreensão e entendimento, reduzindo a incerteza e a ansiedade.

15 Modelos de Cultura Modelo de Schein (1992) - Modelo da Cebola
A Cultura, segundo o autor, engloba 3 níveis de análise Artefactos Aspectos directamente observáveis da cultura, e situam-se a um nível mais superficial Ex. Mobiliário, espaço físico, vestuário das pessoas, a linguagem do quotidiano etc.

16 Modelos de Cultura Valores Manifestos
Valores manifestos ou expressos, dizem respeito aos princípios enunciados verbalmente pelas pessoas e pretendem orientar o comportamento das pessoas. Pressupostos básicos Essência da Cultura .são pressupostos inconscientes, não verbalizáveis, mas são entendidos como inquestionáveis. Constituem a essência da cultura. Tem a função de orientar/delimitar (ainda mais do que os valores), o comportamento das pessoas.

17 Como é mantida a Cultura na Organização?
Critérios de Selecção (elementos com maior semelhança, com os elementos da organização) Critérios de Promoção: Reforçar positivamente ou negativamente os comportamentos (de acordo com a cultura) Histórias que se vão contando na organização Pessoas entendidas enquanto modelo a seguir Ex. Empregado do mês

18 Clima Organizacional Clima refere-se à característica do ambiente que existe numa organização em determinado momento e que se reflecte na forma como as pessoas agem e percepcionam uma organização. É a percepção que as pessoas desenvolvem acerca do funcionamento de uma organização.

19 • Relacionado com o sistema de valores da organização
Clima Organizacional • Relacionado com o sistema de valores da organização Orienta o comportamento • É “sentido”

20 • Diferenças em relação à cultura:
• Maior conscienciosidade • Percebido como mais superficial que a cultura Similaridades com a cultura Ambos (Cultura e Clima) estão relacionados com valores e orientam o comportamento

21 Níveis de análise Clima psicológico Clima Grupal Clima organizacional
Factores que influenciam o clima • Contexto externo • Contexto organizacional


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