A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FNEAD A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FNEAD A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA"— Transcrição da apresentação:

1 FNEAD A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA
A PROFISSIONALIZAÇÃO NA IDADE CERTA Prof. Fernando Amorim | IFPR Prof. George Bento | SEE-PE

2 evolução pisa EVOLUÇÃO DO PISA | RECORTE DOS PAÍSES PRESENTES ENTRE OS 20 MELHORES RESULTADOS EM TODAS AS 5 EDIÇÕES DO PISA. DESTACAMOS TAMBÉM O BRASIL, BEM ABAIXO DOS LÍDERES. O PISA É O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES, COORDENADO PELA OCDE - ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. OBSERVA-SE, PASSANDO UMA LINHA ESTIMANDO OS ÚLTIMOS COLOCADOS, QE O BRASIL ESTÁ MAIS PRÓXIMO DESTA TURMA DO QUE DOS LÍDERES. É CLARO QUE DEVEMOS OBSERVAR TAMBÉM QUE O BRASIL É UM DOS PAÍSES QUE MAIS ESTÁ EVOLUINDO, SENDO, INCLUSIVE O QUE MAIS CRESCEU EM MATEMÁTICA.

3 evolução pisa x idh 2014 AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA CORÉIA ESTÔNIA
FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA ALEMANHA AUSTRÁLIA CANADÁ COREIA DO SUL DINAMARCA ESTADOS UNIDOS HONG KONG IRLANDA ISLÂNDIA ISRAEL JAPÃO LIECHTENSTEIN LUXEMBURGO NORUEGA NOVA ZELÂNDIA PAÍSES BAIXOS REINO UNIDO CINGAPURA SUÉCIA SUÍÇA AVANÇANDO NESTA ANÁLISE, TRAZEMOS UMA COMPARAÇÃO DESTES PAÍSES COM DE MAIOR IDH DO MUNDO EM LEMBRANDO QUE O IDH MEDE O DESENVOLVIMENTO HUMANO E É COORDENADO PELA ONU, ATRAVÉS DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). ESTE ÍNDICE VAI ALÉM DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, AVALIANDO TAMBÉM ASPECTOS COMO RIQUEZA, ALFABETIZAÇÃO, ESPERANÇA DE VIDA, NATALIDADE ENTRE OUTROS. VAMOS DESTACAR OS PAÍSES PRESENTES NO PISA

4 ►75% evolução pisa x idh 2014 AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA CORÉIA
ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA ALEMANHA AUSTRÁLIA CANADÁ COREIA DO SUL DINAMARCA ESTADOS UNIDOS HONG KONG IRLANDA ISLÂNDIA ISRAEL JAPÃO LIECHTENSTEIN LUXEMBURGO NORUEGA NOVA ZELÂNDIA PAÍSES BAIXOS REINO UNIDO CINGAPURA SUÉCIA SUÍÇA ►75%

5 evolução pisa x inovação 2016
AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA CORÉIA ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA ALEMANHA AUSTRÁLIA ÁUSTRIA CANADÁ CHINA COREIA DINAMARCA ESTADOS UNIDOS FINLÂNDIA FRANÇA HOLANDA IRLANDA ISLÂNDIA JAPÃO LUXEMBURGO NOVA ZELÂNDIA REINO UNIDO CINGAPURA SUÉCIA SUÍÇA

6 ►83% evolução pisa x inovação 2016 AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA
CORÉIA ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA ALEMANHA AUSTRÁLIA ÁUSTRIA CANADÁ CHINA COREIA DINAMARCA ESTADOS UNIDOS FINLÂNDIA FRANÇA HOLANDA IRLANDA ISLÂNDIA JAPÃO LUXEMBURGO NOVA ZELÂNDIA REINO UNIDO CINGAPURA SUÉCIA SUÍÇA ►83%

7 concluintes do ensino médio profissional

8 evolução pisa x ensino secundário profissional
AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA CORÉIA ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA FINLÂNDIA AUSTRALIA AUSTRIA HOLANDA FRANÇA SUÍÇA ESLOVÊNIA NOVA ZELANDIA REPUBLICA TCHECA PORTUGAL ITALIA BELGICA ISLANDIA DINAMARCA IRLANDA LUXEMBUGO ALEMANHA CHINA NORUEGA ISRAEL

9 ►63% evolução pisa x ensino médio profissional AUSTRÁLIA BÉLGICA
CANADÁ CHINA CORÉIA ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA ◄ ◄ FINLÂNDIA AUSTRALIA AUSTRIA HOLANDA FRANÇA SUÍÇA ESLOVÊNIA NOVA ZELANDIA REPUBLICA TCHECA PORTUGAL ITALIA BELGICA ISLANDIA DINAMARCA IRLANDA LUXEMBUGO ALEMANHA CHINA NORUEGA ISRAEL ►63%

10

11 PROFISSIONALIZAÇÃO NA IDADE CERTA

12 6% 20% Brasil | ensino médio EVASÃO PROFICIÊNCIA ARTICULADO REPROV.
pt ❷ / ❽ mat ❷ / ❿ ARTICULADO 6% CENSO 2014 Ensino Médio 13,2% reprovações 8,6% abandonos 1º ano EM 18,1% reprovações 10,6% abandonos

13 concluintes do ensino médio profissional

14 6% 20% Brasil | ensino médio EVASÃO PROFICIÊNCIA ARTICULADO REPROV.
pt ❷ / ❽ mat ❷ / ❿ ARTICULADO 6%

15 ARTICULADO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Brasil | ensino médio EVASÃO REPROV. 20% PROFICIÊNCIA pt ❷ / ❽ mat ❷ / ❿ ARTICULADO 6% ARTICULADO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL TEMPO INTEGRAL COLOCAR OS ARTIGOS DO PROJETO DE LEI QUE TRATA DO ASSUNTO.

16 Pernambuco | ensino médio integral
50% 335 escolas

17 Pernambuco | ensino médio profissional
10% 35 escolas

18 Pernambuco | ideb ensino médio
16ª 21ª

19 Pernambuco | ideb ensino médio
16ª 21ª

20 Pernambuco | ideb ensino médio
16ª 21ª

21

22 profissionalização na idade certa
M ► 25 h/a T ► 10 h/a

23 profissionalização na idade certa
M ► 25 h/a T ► 10 h/a

24 DEBATE REGRADO E ORALIDADE
profissionalização na idade certa ESTUDO 1 ► LEITURA + - DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS MÓVEIS NA VIDA COTIDIANA DEBATE REGRADO E ORALIDADE DISCUSSÃO E APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS E PESQUISAS PORTUGUÊS GÊNERO TEXTUAL DEBATE REGRADO e LEITURA E ORALIDADE INFORMÁTICA MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS ---- COMEÇAMOS EXPLICANDO AO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE LINGUA PORTUGUESA O QUE SERÁ ESTUDADO NO MÓDULO DO CURSO TÉCNICO. NA SEQUENCIA, PROPOMOS UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA E SUGERIMOS UMA MANEIRA DE APRESENTAR O CONTEÚDO E CONDUZIR A AULA DE FORMA A ARTICULAR COM O CURSO TÉCNICO. SITUAÇÃO-PROBLEMA A ARTICULAÇÃO SE DARÁ ATRAVÉS DA ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS DO CURSO DE INFORMÁTICA, DESENCADEADOS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DA RELAÇÃO ENTRE HOMEM E MÁQUINA (FOCANDO NOS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS MÓVEIS - SMARTPHONES E TABLETS). NESSE CONTEXTO, CONVÉM PROBLEMATIZAR COMO SE DÁ (DEU) A RELAÇÃO DO HOMEM COM AS NOVAS TECNOLOGIAS E OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA CONEXÃO. PROPÕE-SE UM TRABALHO DE LEITURA E ORALIDADE COM DOIS TIPOS DE ABORDAGENS: 1) TEXTOS MULTIMODAIS QUE TRATAM DA TEMÁTICA SUGERIDA, APONTANDO UM LADO POSITIVO. 2) TEXTOS MULTIMODAIS QUE TRATAM DA TEMÁTICA SUGERIDA, APONTANDO PARA OUTRO POLO DO PROBLEMA. APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO ETAPA 1 NUM PRIMEIRO MOMENTO, PODE-SE CONVIDAR OS ESTUDANTES A FAZEREM UMA IMERSÃO, NO BIMESTRE LETIVO, EM UMA TEMÁTICA INSTIGADORA DA VIDA COTIDIANA, QUE É O USO DOS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS DIVERSOS E A IMPORTÂNCIA DELES PARA A VIDA EM UM MUNDO GLOBALIZADO. EM SEGUIDA, SUGERIR A LEITURA DE TEXTOS DO BLOCO 1 (VER TAMBÉM OS VÍDEOS NA SEÇÃO DOS ANEXOS). OS TEXTOS TENDEM A FAZER ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A TEMÁTICA, RESSALTANDO UM POLO MAIS NEGATIVO DA QUESTÃO, ÀS VEZES, OU, AINDA, BUSCAM SUSCITAR REFLEXÕES QUE PERMITEM AO LEITOR REPENSAR ALGUMAS POSTURAS (É IMPORTANTE SUGERIR AOS ESTUDANTES OUTRAS LEITURAS). ETAPA 2 EM OUTRO MOMENTO, SEGUINDO A MESMA TEMÁTICA, PODE-SE SUGERIR A LEITURA DE UM OU MAIS TEXTOS DO BLOCO 2 (VER TAMBÉM OS VÍDEOS NA SEÇÃO DOS ANEXOS), RESSALTANDO-SE O OUTRO LADO DO PROBLEMA (É IMPORTANTE SUGERIR AOS ESTUDANTES OUTRAS LEITURAS). ETAPA 3 COMEÇAR ESSA ETAPA RETOMANDO OS COMENTÁRIOS FEITOS PELOS ESTUDANTES NAS OUTRAS DUAS ETAPAS, APONTANDO OS POLOS GERADOS. SUGERIR A CRIAÇÃO DE UM DEBATE REGRADO, DIVIDINDO A SALA EM DOIS GRANDES GRUPOS. PROPOR TAMBÉM UM APROFUNDAMENTO NAS PESQUISAS PARA CADA GRUPO. OFERECER UM TEMPO PARA QUE ELES ELABOREM OS ARGUMENTOS.

25

26 DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES GEOMÉTRICAS COM MAPAS DE RISCO
profissionalização na idade certa ESTUDO 2 ► ANÁLISE GEOMÉTRICA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES GEOMÉTRICAS COM MAPAS DE RISCO MATEMÁTICA GEOMETRIA SEGURANÇA DO TRABALHO SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL ---- MAIS UMA VEZ, COMEÇAMOS EXPLICANDO AO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA O QUE SERÁ ESTUDADO NO MÓDULO DO CURSO TÉCNICO. NA SEQUENCIA SEGUIMOS OS MESMOS PASSOS DO ESTUDO 1. SITUAÇÃO-PROBLEMA TEMA | ANÁLISE GEOMÉTRICA DE MAPA DE RISCOS OBJETIVO | TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ALGÉBRICAS E GEOMÉTRICAS POR MEIO DO ESTUDO DE MAPAS DE RISCO, FAVORECENDO A COMPREENSÃO ESPACIAL DO ESTUDANTE. PROPOMOS AO PROFESSOR LEVE PARA DISCUSSÃO EM SALA DE AULA O MAPA DE RISCO DISPONÍVEL (ANEXO) E A PARTIR DOS PONTOS DE RISCOS INDICADOS NO MAPA TRABALHE COM O CONCEITO DE EQUAÇÃO DA RETA, POSIÇÃO RELATIVAS ENTRE RETAS E IDENTIFIQUE FIGURAS POLIGONAIS ATRAVÉS DE COORDENADAS. APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO ETAPA 1 O PROFESSOR PODE UTILIZAR A REPRESENTAÇÃO GRAFICA DE UM MAPA DE RISCO E SOLICITAR QUE O ESTUDANTE LOCALIZE PONTOS NO MAPA E DETERMINE AS EQUAÇÕES DAS RETAS QUE PASSAM POR ELES. AO ENCONTRAR AS DIVERSAS EQUAÇÕES NO MAPA O PROFESSOR PODE ABORDAR OS PONTOS DE INTERSEÇÃO E CLASSIFICAR TAIS PONTOS COM BASE NUMA LEGENDA PRESENTE NO MAPA. ETAPA 2 O PROFESSOR PODE TRABALHAR COM OS DIFERENTES TIPOS DE RISCO E PEDIR QUE O ESTUDANTE IDENTIFIQUE POLÍGONOS FORMADOS A PARTIR DOS PONTOS IDENTIFICADOS PELO TIPO DE RISCO.

27 profissionalização na idade certa
MATEMÁTICA GEOMETRIA SEGURANÇA DO TRABALHO SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL ---- MAIS UMA VEZ, COMEÇAMOS EXPLICANDO AO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA O QUE SERÁ ESTUDADO NO MÓDULO DO CURSO TÉCNICO. NA SEQUENCIA SEGUIMOS OS MESMOS PASSOS DO ESTUDO 1. SITUAÇÃO-PROBLEMA TEMA | ANÁLISE GEOMÉTRICA DE MAPA DE RISCOS OBJETIVO | TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ALGÉBRICAS E GEOMÉTRICAS POR MEIO DO ESTUDO DE MAPAS DE RISCO, FAVORECENDO A COMPREENSÃO ESPACIAL DO ESTUDANTE. PROPOMOS AO PROFESSOR LEVE PARA DISCUSSÃO EM SALA DE AULA O MAPA DE RISCO DISPONÍVEL (ANEXO) E A PARTIR DOS PONTOS DE RISCOS INDICADOS NO MAPA TRABALHE COM O CONCEITO DE EQUAÇÃO DA RETA, POSIÇÃO RELATIVAS ENTRE RETAS E IDENTIFIQUE FIGURAS POLIGONAIS ATRAVÉS DE COORDENADAS. APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO ETAPA 1 O PROFESSOR PODE UTILIZAR A REPRESENTAÇÃO GRAFICA DE UM MAPA DE RISCO E SOLICITAR QUE O ESTUDANTE LOCALIZE PONTOS NO MAPA E DETERMINE AS EQUAÇÕES DAS RETAS QUE PASSAM POR ELES. AO ENCONTRAR AS DIVERSAS EQUAÇÕES NO MAPA O PROFESSOR PODE ABORDAR OS PONTOS DE INTERSEÇÃO E CLASSIFICAR TAIS PONTOS COM BASE NUMA LEGENDA PRESENTE NO MAPA. ETAPA 2 O PROFESSOR PODE TRABALHAR COM OS DIFERENTES TIPOS DE RISCO E PEDIR QUE O ESTUDANTE IDENTIFIQUE POLÍGONOS FORMADOS A PARTIR DOS PONTOS IDENTIFICADOS PELO TIPO DE RISCO.

28 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
profissionalização na idade certa ESTUDO 2 ► ANÁLISE GEOMÉTRICA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES GEOMÉTRICAS COM MAPAS DE RISCO REPRESENTAÇÃO GRÁFICA RETAS, POLÍGONOS E SUAS EQUAÇÕES MATEMÁTICA GEOMETRIA SEGURANÇA DO TRABALHO SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL ---- MAIS UMA VEZ, COMEÇAMOS EXPLICANDO AO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA O QUE SERÁ ESTUDADO NO MÓDULO DO CURSO TÉCNICO. NA SEQUENCIA SEGUIMOS OS MESMOS PASSOS DO ESTUDO 1. SITUAÇÃO-PROBLEMA TEMA | ANÁLISE GEOMÉTRICA DE MAPA DE RISCOS OBJETIVO | TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ALGÉBRICAS E GEOMÉTRICAS POR MEIO DO ESTUDO DE MAPAS DE RISCO, FAVORECENDO A COMPREENSÃO ESPACIAL DO ESTUDANTE. PROPOMOS AO PROFESSOR LEVE PARA DISCUSSÃO EM SALA DE AULA O MAPA DE RISCO DISPONÍVEL (ANEXO) E A PARTIR DOS PONTOS DE RISCOS INDICADOS NO MAPA TRABALHE COM O CONCEITO DE EQUAÇÃO DA RETA, POSIÇÃO RELATIVAS ENTRE RETAS E IDENTIFIQUE FIGURAS POLIGONAIS ATRAVÉS DE COORDENADAS. APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO ETAPA 1 O PROFESSOR PODE UTILIZAR A REPRESENTAÇÃO GRAFICA DE UM MAPA DE RISCO E SOLICITAR QUE O ESTUDANTE LOCALIZE PONTOS NO MAPA E DETERMINE AS EQUAÇÕES DAS RETAS QUE PASSAM POR ELES. AO ENCONTRAR AS DIVERSAS EQUAÇÕES NO MAPA O PROFESSOR PODE ABORDAR OS PONTOS DE INTERSEÇÃO E CLASSIFICAR TAIS PONTOS COM BASE NUMA LEGENDA PRESENTE NO MAPA. ETAPA 2 O PROFESSOR PODE TRABALHAR COM OS DIFERENTES TIPOS DE RISCO E PEDIR QUE O ESTUDANTE IDENTIFIQUE POLÍGONOS FORMADOS A PARTIR DOS PONTOS IDENTIFICADOS PELO TIPO DE RISCO.

29

30 profissionalização na idade certa

31 ESTUDANTES 8,1 MILHÕES

32 POLOS 28 MIL

33 FNEAD A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA
A PROFISSIONALIZAÇÃO NA IDADE CERTA Prof. Fernando Amorim | IFPR Prof. George Bento | SEE-PE


Carregar ppt "FNEAD A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google