A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO EDUCATIV0 Profa. Dra. Cláudia Prado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO EDUCATIV0 Profa. Dra. Cláudia Prado"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO EDUCATIV0 Profa. Dra. Cláudia Prado
Educadora Ma. Denise Maria de Almeida

2 Procedimentos didáticos
PARA QUE? Organizar Procedimentos didáticos Favorecer Aprendizagem

3 Diagnóstico Educacional
PONTO DE PARTIDA? Diagnóstico Educacional Objetivos da ação

4 OBJETIVOS Definem o que se espera da ação educativa. Características:
Chegar na EE para prova Definem o que se espera da ação educativa. Características: Orientados para os sujeitos da ação; Fornecer uma descrição dos resultados desejados; Claros e precisos; Facilmente compreendidos; Relevantes para o usuário; Realizáveis.

5 DOMÍNIOS DOS OBJETIVOS
Taxonomia de Bloom Cognitivos: abrangem desde simples informações e conhecimentos intelectuais, até ideias, princípios e habilidades mentais de análise, síntese, etc... Afetivos: referem-se a valores, sentimentos, emoções, gostos, atitudes, apreciações e interesses. Psicomotores: referem-se a habilidades para manipular objetos, materiais, instrumentos ou máquinas.

6 DOMÍNIO COGNITIVO Criar: criar uma nova visão, uma nova solução, estrutura ou modelo utilizando conhecimentos e habilidades previamente adquiridos. Avaliar: realizar julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos ou de eficiência e eficácia. Analisar: dividir a informação em partes relevantes e irrelevantes, importantes e menos importantes e entender a inter-relação existente entre as partes. Aplicar: usar o procedimento aprendido em uma situação nova ou familiar. Entender: é a capacidade de fazer a interpretação própria da orientação/informação. Lembrar: reconhecer e recordar informações importantes. Aquisição de um novo conhecimento, do desenvolvimento intelectual, de habilidade e de atitudes. Ex: Citar os sinais de hipoglicemia.

7 DOMÍNIO AFETIVO Comportamento, atitude, responsabilidade, respeito, emoção e valores Caracterização: O processo de internalização atinge o ponto em que o usuário passa a ser identificado pela sua comunidade como um símbolo ou representante do valor que ele incorporou. Organização: Reinterpreta o valor comunicado na orientação à luz de outros valores análogos ou antagônicos ao valor original. Analisa diferentes ângulos do valor, compara-o a outros valores. Valorização: Valor comunicado na orientação é internalizado pelo usuário. Características: Consistência (não esporádica); Persistência (prolongam-se além do período da orientação); Persuasão (o usuário procura convencer outras pessoas da importância do valor. Resposta: Existe alguma ação da parte do usuário em referência a um valor inerente à orientação. Esta ação pode ser desde a simples obediência a determinações explícitas até a iniciativa na qual se possa notar alguma expressão de satisfação por parte do usuário. Receptividade: O usuário percebe a existência de um dado valor apresentado na orientação. O usuário dirige sua atenção para esse valor de modo seletivo e intencional. Ex: Reconhecer a importância da alimentação saudável.

8 DOMÍNIO PSICOMOTOR Reflexos, percepção, habilidades físicas, movimentos aperfeiçoados e comunicação não verbal Naturalização: execução com facilidade (torna-se automático) Articulação: combina um ou mais movimentos com precisão em harmonia e consistência. Manipulação: executa o movimento de acordo com a instrução. Imitação: o usuário observa o movimento/procedimento e tenta repetir. Ex: Inserir corretamente a fita reagente no glicosímetro.

9 CONTEÚDOS Para alcançar os objetivos que conteúdos devem ser trabalhados? Quer voar? Vinculação aos objetivos; Validade; Significância (relação com experiências pessoais dos usuários); Utilidade para os usuários; Adequado a diversidade dos usuários; Adequado ao tempo da ação.

10 Caminhos/meios para atingir os objetivos
ESTRATÉGIAS Caminhos/meios para atingir os objetivos Rota Longa Rota Curta

11 ESTRATÉGIAS Alguns exemplos: Jogos; Dramatização; Dinâmica de grupo;
Roda de conversa; Oficina pedagógica; Palestra; Projetos; Resolução de problemas; Blogs e outros...

12 ESTRATÉGIAS Como escolher? Domínios dos objetivos;
Vai de que? Quer arriscar? Domínios dos objetivos; Características dos usuários; Características da estratégia; Características do enfermeiro educador; Características do assunto abordado; Tempo para desenvolvimento da ação; Recursos disponíveis: materiais, físicos, humanos e financeiros.

13 ESTRATÉGIAS Sucesso!!!!! Permitem resgatar o conhecimento prévio;
Promovem a participação ativa dos usuários; Valorizam os saberes dos usuários.

14 RECURSOS Meios e recursos necessários a concretização da estratégia.
Recursos Materiais; Recursos Físicos; Recursos Humanos; Recursos Financeiros.

15 AVALIAÇÃO Por quê avaliar? O que avaliar? Como avaliar?
Quando avaliar? Chegar na EE para prova

16 AVALIAÇÃO Os objetivos da ação educativa foram atingidos?
Por quê avaliar? Os objetivos da ação educativa foram atingidos? Você conseguiu chegar na EEUSP para fazer a prova? O que deu certo e o que poderia ser mudado/melhorado?

17 AVALIAÇÃO Aprendizagem; O que avaliar?
Grau de satisfação dos usuários e do enfermeiro educador com a ação; O planejamento da ação; Participação e envolvimento do usuário e do educador; Impacto da ação no dia a dia dos usuários (mudança de comportamento). Como avaliar? Elaborar critérios e instrumentos.

18 AVALIAÇÃO Antes da ação Diagnóstica Quando avaliar?
Durante a ação Formativa Depois da ação Somativa

19 IMAGENS


Carregar ppt "PROJETO EDUCATIV0 Profa. Dra. Cláudia Prado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google