A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: (EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA, M. O.de. Saberes pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática. In: SILVA, A.M.M.(org). Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva de inclusão social. Recife: ENDIPE,2006

2 Situações (1) Equipamento extra-corpóreo Equipamento corpóreo
Necessidade da mediação instintos

3 NECESSIDADES HUMANAS RESPOSTAS HUMANAS metabolismo aprovisionamento parentesco Reprodução Confortos corporais abrigo segurança proteção movimento Atividades corporais Crescimento cultural Treinamento/educação /socialização saúde higiene

4 BÁSICAS INSTRUMENTAIS CULTURA NECESSIDADES INTEGRATIVAS

5 Indivíduo Criatividade Necessidades Conhecimento

6 Necessidades Sobrevivência: Alimento (básicas) Abrigo Proteção Saúde
Integrativas Movimento Reprodução Necessidades Alimento quente Conforto Mover-se com velocidade Criadas: (artificialmente)

7 Desenvolvimento Cultural
É preciso seguir o movimento da criação humana para que se perceba como o homem indivíduo e homem genérico se constituem no movimento de superação de necessidades que desencadeiam ações de produção de instrumentos ( p.492) Solução Individual Problema Solução Individual Solução Individual Solução Individual Desenvolvimento Cultural Histórico Social

8 Símbolos, regras, conceitos, instrumentos etc
Matemática “…. Sintetiza as soluções de homens comuns no seu processo de dar solução às suas necessidades imediatas” ( p.494) Conteúdo Matemático Símbolos, regras, conceitos, instrumentos etc Necessidades Da própria Ciência Necessidades Do convívio

9 EDUCAÇÃO INTENCIONALIDADE
SIGNOS/LINGUAGEM TROCA DE SIGNIFICADOS CAPACIDADE HUMANA PARA INTERNALIZAR E USAR SEU SISTEMA DE SIGNOS INTERAÇÃO: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELO USO COMPARTILHAR SIGNIFICADOS NECESSIDADE DO CONTEXTO CAPTAÇÃO DO CONTEXTO (Ação, instrumentos, modos de ação)

10 Conhecimentos Matemáticos:
Saberes específicos Medir Contar Calcular Jogar Localizar Explicar Signos Compartilhar Significados CULTURA Signos Signos

11 Desenvolvimento das idéias matemáticas
Contar - medir - desenhar - jogar - localizar - explicar Necessidade integrativa Produção e distribuição de bens Desenvolvimento das representações Tecnologia simbólica (matemática)

12 Conhecimento Matemático
Necessidade do Sujeito Desenvolvimento Social ESCOLA “Matemática Escolar”

13 Conteúdo Matemático Educador Matemático Instrumento de Intervenção no
mundo Objeto de Conhecimento Ensina “Modo de Aprender” Conteúdos Ensina conteúdo Educador Matemático Modo de interagir no mundo

14 Dinâmica da Produção Histórica
Na Escola: Dinâmica da Produção Histórica do Conhecimento Referência: História da Matemática Possibilita Produtores Consumidores Histórico Lógico De conhecimento Situações-Problema

15 Saber Específico Saber Pedagógico Conteúdo Escolar Forma Conteúdo
Apropriação de Ferramentas Simbólicas Produto social Relevante Objetivo Social Solução Coletiva de Problemas Conteúdo Escolar campo do Forma Conteúdo modo de fazer objeto Atividade de Ensino


Carregar ppt "Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google