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Estruturas Organizacionais Tradicionais

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Apresentação em tema: "Estruturas Organizacionais Tradicionais"— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas Organizacionais Tradicionais
FUNCIONAL DIVISIONAL/PROJETOS GEOGRÁFICA MATRICIAL Prof.: Me. Wesley Vieira Borges

2 Tipos de Departamentalização
Por Funções: agrupam as atividades da organização de acordo com as grandes funções desempenhadas; Por Produtos ou Serviços: uma departamentalização orientada para as vendas e que leva a uma descentralização do poder de decisão. Por Clientes: a divisão das tarefas é feita em função das atividades que têm por objeto o mesmo segmento de mercado. Por Áreas Geográficas: consiste em agrupar as tarefas da organização em departamentos correspondentes às regiões onde vão atuar. Por Projetos: este tipo de divisão de tarefas aplica-se em situações onde o empreendimento é de grande envergadura.

3 ESTRUTURA FUNCIONAL

4 CADA DEPARTAMETNO CORRESPONDE A UMA FUNÇÃO PRINCIPAL:
ESTRUTURA FUNCIONAL CADA DEPARTAMETNO CORRESPONDE A UMA FUNÇÃO PRINCIPAL: “QUANDO USAR?” Organizações pequenas/ médias Um ou pouco produtos Ambiente externo estável Meta = Eficiência interna DESVANTAGENS: Respostas lenta às mudanças Baixa flexibilidade; Baixa cooperação interderpartamental; Visão restrita da organização VANTAGENS: Economia de escala; Boa coordenação Intradepartametal; Desenvolvimento de habilidades Funcionalidades.

5 ESTRUTURA DIVISIONAL PROJETOS

6 ESTRUTURA DIVISIONAL PROJETOS

7 ESTRUTURA GEOGRÁFICA

8 ESTRUTURA GEOGRÁFICA

9 ESTRUTURA MATRICIAL

10 ESTRUTURA MATRICIAL

11 EMPRESA IDEAL: ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo
Eficiência Eficácia Ênfase nos meios Preocupação com métodos e procedimentos Melhor aplicação dos recursos Executar corretamente uma tarefa Resolver problemas EX: Jogar futebol Estudar muito e não faltar Ênfase nos fins Preocupação com resultados Melhor alcance dos objetivos Executar a tarefa que é importante Atingir objetivos Marcar Golos Passar de ano

12 GESTÃO ESTRATÉGICA Quem somos? O que queremos ser?
Qual a melhor forma para chegar para onde queremos chegar? Quais são as nossas forças e fraquezas especiais? Qual a melhor forma de tirar proveito das nossas forças e evitar as ameaças? O que fazem de especial os nossos concorrentes? Quais são as forças e fraquezas dos nossos principais concorrentes? Quais são as oportunidades e principais ameaças no nosso negócio? De que forma reagirão os nossos concorrentes à nossas estratégias ?

13 BENCHMARKING “Instrumento de apoio à melhoria do desempenho das organizações de modo a conquistar a sua superioridade em relação à concorrência, de modo a conduzi-la à liderança”

14 BENCHMARKING “ Processo contínuo e sistemático, que visa permitir às organizações a comparação das suas performance e respectivas funções ou processos face ao que é considerado “ o melhor nível”, visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem”

15 ESTRUTURAS EMERGENTES
Horizontal Equipes Redes Virtuais Híbridas


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