A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Demanda de Trabalho Aula 9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Demanda de Trabalho Aula 9."— Transcrição da apresentação:

1 Demanda de Trabalho Aula 9

2 Efeito substituição - Substitutos Perfeitos:
Isoquanta é uma linha reta. A taxa de troca entre mão de obra e capital é a mesma, independente de quantos trabalhadores ou quanto capital são empregados. TMST é constante. Efeito substituição é amplo.

3 Efeito substituição - Complementos Perfeitos: Proporções fixas.
Se manter o K constante, a adição de mais trabalhadores não tem impacto no nível de produção. Não há efeito substituição – alteração salário não muda o mix de insumos.

4 Efeito substituição - Entre os dois extremos, são os casos mais reais.
Quanto maior a curvatura da isoquanta, menor o tamanho do efeito substituição. Quanto menor a curvatura da isoquanta, maior o tamanho do efeito substituição. A curvatura da isoquanta pode ser medida pela elasticidade substituição.

5 Elasticidade de substituição
Elasticidade de substituição entre dois fatores (com q fixo) A alteração percentual na razão capital trabalho resultante de uma alteração em 1% no preço relativo da mão de obra. Se w aumenta, a razão K/E aumenta.

6 Elasticidade de substituição
O tamanho depende da forma da isoquanta. Se são substitutos perfeitos, uma mudança no preço relativo, pode ter mudança total ou nenhuma mudança. Se são complementares, a elasticidade é zero.

7 Regras de Marshall: Demanda por trabalho é mais elástica em uma indústria quando: A elasticidade de substituição é maior: mão de obra e capital podem ser mais facilmente substituídos, sobretudo quando há mudança nos preços relativos. A elasticidade da demanda do produto é maior: quando os salários aumentam, o custo marginal da produção aumenta, um aumento do salário, eleva o preço da indústria, que reduz a demanda do consumidor. Se esta redução for alta, o ajuste é feito por redução do emprego.

8 Regras de Marshall: Demanda por trabalho é mais elástica em uma indústria quando: A participação da mão de obra nos custos totais é maior: uma mudança no salário afeta o custo marginal da produção, logo impacta no preço e na demanda do consumidor, consequentemente incentivos para um maior ajuste no emprego. A elasticidade da oferta de outros fatores de produção, como o capital é maior: neste sentido, é mais fácil substituir trabalho por capital pois a oferta de capital é mais elástica.

9 Demanda de Trabalho e Custos de ajustamento
Supomos até agora que as empresas ajustam de forma instantânea a força de trabalho às mudanças no ambiente econômico. A demissão envolve custos !! A contratação também !!

10 Dinâmica Todo ajustamento da demanda de trabalho envolve tempo e algum custo. Melhores oportunidades de lucro não aumentam instantaneamente a taxa de crescimento das firmas nem do emprego. Aumento do salário mínimo não tem impacto instantâneo no nível de emprego dos trabalhadores. A trajetória do emprego de LP será afetada pela estrutura do custo de ajustamento e de como os empregadores prevêem as mudanças no cenário econômico.

11 Dinâmica O que determina a estrutura de custos de ajustamento?
Segurança do emprego: políticas com o objetivo de reduzir as flutuações do emprego / layoff. As respostas dos empregadores a choques negativos de preços dos produtos e insumos geram usualmente insegurança no trabalho, políticas destinadas a reduzir esta insegurança impactam diretamente sobre os custos de ajustamento. Políticas que regulamentam a contratação e a demissão de trabalhadores.

12 Custos de contratação Custos de contratação incluem custos associados com: Avisos de vagas, cartazes, etc, Seleção de candidatos para entrevistas, Entrevistas com candidatos, Seleção dos candidatos que ocuparão as vagas, Negociação dos termos do contrato de trabalho, Custos associados com a incorporação do trabalhador na folha de pagamentos e no cadastro pessoal da empresa (preenchimento de formulários do setor de recursos humanos, etc).

13 Diferenças de custos de contratação entre as firmas
No mercado de trabalho secundário, os custos de contratação são geralmente baixos. Custos de contratação no mercado de trabalho primário podem ser substanciais, principalmente quando a firma tem uma escala de operação nacional.

14 Custos de treinamento Custos de treinamento incluem:
Custos explícitos: contratação de professores para treinar novos funcionários ou compra de material para o treinamento (manuais, videos, equipamento, etc), Custos implícitos: uso do tempo disponível de outros trabalhadores já empregados para treinar funcionários novos. Custo de oportunidade: tempo que o novo funcionário gasta sendo treinado ao invés de estar produzindo.

15 Custos de “separação” Os empregadores incorrem em custos explícitos e implícitos (ações na Justiça do Trabalho) quando demitem ou desligam um trabalhador. Os custos de demissão dão o grau de proteção do emprego. Custos variam conforme a legislação que regulamenta a o desvínculo da relação de trabalho. Em alguns países, o grau de proteção ao trabalhador, ou segurança é alto.

16 Custos de “separação” O Brasil está entre os países que impõem os maiores custos de demissão

17 Regras de demissão no Brasil
FGTS : O FGTS é formado pelo saldo das contas vinculadas e individuais dos trabalhadores, nas quais são depositadas mensalmente pelo empregador a quantia correspondente a X% do salário mensal do trabalhador. Esses depósitos são remunerados pela combinação da correção monetária com uma taxa de juros ao ano. Assim, como a contribuição mensal é de 8% do salário do trabalhador, o FGTS se acumula à taxa de aproximadamente um salário para cada ano trabalhado em um determinado emprego.

18 Regras de demissão no Brasil
FGTS : Os trabalhadores podem sacar os recursos acumulados em suas contas: quando são demitidos sem justa causa; para aquisição de imóvel residencial; ou por seus dependentes em caso de falecimento do trabalhador. É importante assinalar que, assim como os demais programas e dispositivos de proteção ao trabalhador, o FGTS só abrange os trabalhadores protegidos pela legislação trabalhista, ou seja, os trabalhadores formais.

19 Regras de demissão no Brasil
Multa por demissão : Pago apenas na eventualidade de uma demissão sem justa causa. A existência da multa deixa a empresa mais cautelosa quanto as demissões que pretende realizar após o período de experiência , tem impacto nas admissões , aumentando os gastos no processo de recrutamento. Induz maiores investimentos em capital especifico , queda na rotatividade.

20 Regras de demissão no Brasil
Aviso Prévio : Tanto na forma de redução da carga horária como na forma de pagamento de um salário adicional representa apenas mais custo relacionado à demissão. O custo do aviso prévio não depende da duração do emprego.

21 Custos fixos: benefícios trabalhistas
Benefícios garantidos pela lei (aposentadoria, férias, décimo-terceiro salário, etc). Benefícios recebidos de forma privada, tais como planos de saúde, seguro de vida, planos de pensões, etc…

22 Custos de trabalho quase fixos
Custos de trabalho quase fixos são custos que variam com o número de trabalhadores contratados pela firma. Mas que não variam com o total de horas trabalhadas.


Carregar ppt "Demanda de Trabalho Aula 9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google