A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégia Mercadológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégia Mercadológica"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Mercadológica
Unidade 4 Segmentação, Diferenciação e Posicionamento Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

2 OBJETIVO Estudar as técnicas de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de mercado. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

3 Mercado

4 O que é Segmentação de Mercado?
“A segmentação consiste no processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepções de valores ou comportamentos de compras semelhantes” (CHURCHILL Jr.; PETER, 2000, p. 204). Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

5 Tipos de segmentação de mercado
Mercado de massa; Segmentos específicos do mercado de massa; Nichos definidos de atuação; Mercado sob medida. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

6 Padrões de segmentação
Concentração em segmento único; Especialização seletiva; Especialização de mercado; Especialização de produto; Cobertura ampla. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

7 Estratégia de marketing Estratégia de concentração
Produto Praça Promoção Preço Estratégia de marketing de massa Mercado total Composto de marketing único Produto Praça Promoção Preço Segmento A Estratégia multisegmento Produto Praça Promoção Preço Mais de um composto de marketing Segmento C Produto Praça Promoção Preço Estratégia de concentração de mercado Segmento A Composto de marketing único Produto Praça Promoção Preço Estratégia de nicho Nicho Composto de marketing unitário

8 Concentração em segmento único M1 M2 M3 P1 P2 P3
Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

9 Padrões de segmentação
Concentração em segmento único; Especialização seletiva; Especialização de mercado; Especialização de produto; Cobertura ampla. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

10 Especialização Seletiva
M1 M2 M3 P1 P2 P3 Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

11 Padrões de segmentação
Concentração em segmento único; Especialização seletiva; Especialização de mercado; Especialização de produto; Cobertura ampla. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

12 Especialização de Mercado
M1 M2 M3 P1 P2 P3 Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

13 Padrões de segmentação
Concentração em segmento único; Especialização seletiva; Especialização de mercado; Especialização de produto; Cobertura ampla. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

14 Especialização de Produto
M1 M2 M3 P1 P2 P3 Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

15 Padrões de segmentação
Concentração em segmento único; Especialização seletiva; Especialização de mercado; Especialização de produto; Cobertura ampla. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

16 Cobertura Ampla M1 M2 M3 P1 P2 P3 Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

17 Pensamento e sentimento do comprador Comportamento de compra
Demográfica Geográfica Psicográfica Pensamento e sentimento do comprador Comportamento de compra Bases da Segmentação de Mercado de Consumo

18 Posicionamento de mercado é “a maneira como um produto é definido pelos consumidores, no que diz respeito aos atributos importantes”, isto é, “...o lugar que o produto ocupa na mente dos consumidores em relação aos produtos concorrentes”. (Kotler, 2000, p. 321) Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

19 Estratégias de Posicionamento de Marketing
por Atributos e Benefícios por Qualidade ou Preço por Aplicação ou Utilização Estratégias de Posicionamento de Marketing por Categoria de Produtos por Usuário por concorrente Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

20 Estratégia Mercadológica
Unidade 4 Segmentação, Diferenciação e Posicionamento Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha


Carregar ppt "Estratégia Mercadológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google