A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aquecimento Desportivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aquecimento Desportivo"— Transcrição da apresentação:

1 Aquecimento Desportivo
Educação Física

2 O que é o aquecimento desportivo, e para que serve?
O aquecimento desportivo é muito importante e consiste numa série de exercícios que servem para preparar o organismo para a prática desportiva, seja ela competitiva, de treino ou de lazer. Estes exercícios para além de preparem o organismo para a prática desportiva, evitam lesões graves e atenuam as dores musculares/corporais. A maioria das pessoas que começam a sua prática desportiva, amadores, dizem que o aquecimento é uma perda de energia, o que não é verdade. Estudos realizados mostram que 6 em 10 pessoas que começam o seu programa desportivo, o abandona nas primeiras 6 semana por causa de uma lesão provocada pela ausência de um aquecimento prévio.

3 Quais as vantagens? O aquecimento desportivo aumenta o metabolismo celular, além de prevenir muitas lesões. Como o aquecimento desportivo aumenta a temperatura dos músculos, estes possuem uma maior flexibilidade, possibilitando uma maior facilidade na realização de exercícios.

4 Existem vários tipos de aquecimento?
Existe o passivo e o activo. o activo ainda tem o geral especifico

5 Passivo Possibilita a elevação da temperatura corporal, mas dado que não exige solicitações físicas do indivíduo, não envolve dispêndio de energia. Deve ser utilizado como complemento do aquecimento activo e nunca como substituto, pois as suas consequências reflectem-se ao nível muscular, não possibilitando, por isso, um aumento do desempenho atlético, nem actuando como profiláctico de eventuais lesões.

6 Activo Este tipo de aquecimento necessita de um envolvimento desportivo na sua realização. Aqui existem dois tipos de aquecimento diferentes, o geral e o específico. Este aquecimento é individual, pois o individuo que o realiza tem de tomar atenção às necessidades do seu organismo e as suas dificuldades. .) Aquecimento geral Os principais objectivos fisiológicos deste tipo de aquecimento são o aumento da temperatura corporal e muscular e a preparação do sistema cardiovascular e respiratório para a actividade física e para o desempenho.

7 ) Aquecimento específico
.) Aquecimento específico O aquecimento específico deve ser realizado após o aquecimento geral. Este tipo de aquecimento é fundamental nas modalidades desportivas coordenativas. Consiste em exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na actividade posterior, ou seja, possuem características semelhantes àquelas que vão realizar na prova

8 Factores que influenciam o aquecimento
·) Idade Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser, ou seja, mais longo. .) Estado físico Quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser seu aquecimento. Deve ser ajustado para cada pessoa e para cada modalidade. É indicado nunca fazer actividades ou exercícios os quais não se está acostumado. ·) Disposição Psíquica A falta de motivação reduz os efeitos do aquecimento. ·) Período do dia Pela manhã o aquecimento deve ser mais gradual e mais longo e durante à tarde o aquecimento pode ser mais curto. Já a noite deve ter características similares ao da manhã.    

9 8ºB Disciplina: Educação Física Professor: Dr. Paulo Marcolino
Ano Lectivo: 2006/2007 8ºB Realizado por: Marcelo Lopes Nº 15 Jason Costa Nº 11


Carregar ppt "Aquecimento Desportivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google