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PublicouRonaldo Marinho Santos Alterado mais de 6 anos atrás
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Formadora: Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO – Primavera do Leste -2010
Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso: História Formadora: Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO – Primavera do Leste -2010
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Dimensão Histórica No século XIX o ensino de História é obrigatório e a sua finalidade é a constituição da Identidade Nacional. Preconizando as disciplinas científicas e as provenientes da tradição clássica.
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No decorrer da década de 1930, os discursos e a política nacionalistas
não provocaram uma ampliação da participação do ensino da História do Brasil.
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Nas décadas de 1950 e 1960, surgiram críticas e novas propostas sobre
os objetivos e métodos de ensino. A crítica maior de educadores da época se dirigia contra uma erudição histórica desvinculada de formação que fornecesse aos alunos elementos de autonomia intelectual.
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A partir dos anos de 1970, sob o regime militar a
História e a Geografia se transformaram em Estudos Sociais, para sintetizar o ensino sobre a sociedade e diminuir o número de docentes, e, a disciplina que surgiu dessa junção ainda teve de competir com conteúdos dogmáticos provenientes das aulas de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil.
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A partir da década de 80 e 90 em decorrência das políticas
públicas de ampliação da oferta de vagas na educação básica, o público escolar passou a apresentar um aspecto mais heterogêneo e, para ser atendido com o mínimo de qualidade, necessitava tanto de maciços investimentos quanto de currículos mais flexíveis que pudessem se adequar às circunstâncias e situações diversificadas.
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Orientações Metodológicas
O ensino de História na vertente tradicional possui como suporte fundamental a história dos atores individuais, dos heróis, personalidades políticas, religiosas e militares, que surgem como os construtores e agentes do processo histórico.
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repetindo exatamente o que está nos livros ou copiado nos cadernos.
O princípio educacional mais comumente utilizado no ensino de História, desde o século XIX e que persiste até os tempos atuais, é a memorização. Aprender História, nesse sentido, significa saber de cor nomes e fatos com suas datas, repetindo exatamente o que está nos livros ou copiado nos cadernos.
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Escola dos Annalles -Novos objetos de estudo;
-Novas fontes de conhecimento; -Interdisciplinaridade;
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torna cada vez mais complexa.
Meios Informacionais Exige-se do professor uma nova postura diante do conhecimento e de suas formas de transmissão e recepção. Assim sendo, o professor vivencia uma situação que é simultaneamente estratégica e ambígua, uma vez que sua função social se torna cada vez mais complexa.
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Sugestões de Atividades
No contexto da prática pedagógica do ensino de História a utilização de documentos possui diversos objetivos: servir de ilustração e instrumento de reforço de uma idéia ou conteúdo apresentado pelo professor e/ou livro didático;
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A escolha dos documentos a serem trabalhados em sala de aula deve
favorecer o domínio dos conceitos históricos.
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Níveis de Indagação sobre a sua existência
sobre o significado do documento como objeto sobre o significado do documento como sujeito
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Trabalhando com Jornais
Uma importante discussão que pode ser apresentada por meio dos jornais diz respeito à imparcialidade, ou melhor, a falta de imparcialidade dos textos escritos.
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Trabalhando com a Literatura
As produções literárias em seus diversos gêneros são textos que abrem possibilidade de trabalhos de caráter interdisciplinar.
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Trabalhando com Fotografias
A fotografia pode ser usada para que os alunos percebam e entendam as mudanças e permanências da sociedade, por meio de um estudo comparativo entre dois registros fotográficos em diferentes períodos históricos.
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Trabalhando com o Cinema
A etapa inicial da utilização do filme na prática pedagógica do ensino de História é conhecer o perfil e a experiência dos alunos como espectadores de cinema. O que é um filme? Como é produzido? Quem trabalha nele? Quanto custa fazer um filme? Por que a maioria dos filmes a que assistimos é produzida nos EUA?
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Existe uma enorme diferença entre ouvir música e pensar a música.
Trabalho com a Música Existe uma enorme diferença entre ouvir música e pensar a música.
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Perfil do Egresso Reconhecer e significar os fenômenos sociais de forma contextualizada, sabendo articulá-los em suas generalidades e singularidades a partir da realidade em que vive.
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Reflexão “No passado, podiam-se acusar os historiadores de querer conhecer somente as “gestas dos reis”. Hoje, é claro, não é mais assim. Cada vez mais se interessam pelo que seus predecessores haviam ocultado, deixado de lado ou simplesmente ignorado. Quem construiu Tebas das Setes Portas? Perguntava o “leitor operário” de Bretch. As fontes não nos contam nada daqueles pedreiros anônimos, mas a pergunta conserva todo o seu peso.” Carlo Ginzburg
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Referencias http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=365
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas-São Paulo: Papirus, 2003. Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso
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