A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO GGAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO GGAS."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO GGAS

2 Ordem de Serviço – OC Objetivo Tornar o GGAS apto a receber os volumes dos computadores de vazão ou eletro corretores instalados nos clientes da distribuidora de forma automatizada permitindo também em algumas situações a inserção de dados de forma manual, para fins de faturamento.

3 Cenário Atualmente os volumes são importados diretamente do supervisorio para o sistema legado de forma automatizada atraves de uma ferramenta chamada Pentaho que realiza a interface entre o banco de dados do supervisorio e o banco de dados de faturamento. Essas medições são validadas com regras de análise de inconsistencia no sistema legado para que o financeiro execute o faturamento. Caso existam inconsistencias essas medições são validadas de forma manual.

4 Benefício: Processar o faturamento dos clientes de computadores de vazão ou eletro corretores no GGAS. Módulos envolvidos: Cadastro: cliente, medidor, ponto de consumo, contrato e etc; Medição; Faturamento.

5 Estrutura atual da base de dados do supervisório
hstide - Identificação do Comp. de vazão/ cliente; hsthordia - Tipo de histórico (H= horário) (D= diário); hstdat - Data e hora no formato (dd/mm/aa hh:mm:ss); hstcorvol - Volume corrigido; (Leitura do Computador de vazão com PTZ) hstuncvol - Volume não corrigido; (Leitura do Computador de vazão) hstpre - Pressão Regulada; hstem - Temperatura do gás; hstmaxflorat - Vazão máxima; hstsupvol - Tensão da bateria; hstcastem - Temperatura Ambiente; hsttag - Tag do cliente; hstprered - Pressão da rede; hstalmvalor - Valor do Alarme; hstalmtipo - Tipo de Alarme; hstalmsetpoint - Set point do Alarme; hstalmdatein - Data da entrada do Alarme; hstalmreset - Data da Saída do Alarme; hstminflorat - Vazão mínima.

6 Estrutural atual da base de dados do faturamento
seqmedicao - sequencial da medição no banco (contador); codleiturista - código do leiturista; codusuario - código do usuário do banco ; conferido - situação da medição (N). Obs.: após validação passa para (S); datagravacao - data da inserção do registro; dataleitura - data da leitura; dataleituraanterior - data da leitura anterior (normalmente o dia anterior); fatorcorrecao - fator de correção do computador de vazão (normalmente 1); seqmedidorpontoentrega - sequencial da tabela que identifica o ponto de consumo e o medidor instalado e se é medição remota e seu identificador; status - status do registro (A); tipomedicao – tipo da medição: remota ou de coletor (R). Obs.: Se fosse de coletor seria (C); volumemedido - volume enviado pelo computador de vazão (já corrigido); Leitura acumulado volumecorrigidopt - igual ao volume medido Pressão (média) Temperatura (média) PTZ (corrigido\não corrigido) Leitura da ultima hora do dia.* (Alinhar com as CDLs essa ultima informação)

7 Fórmulas Volume corrigido para virada do medidor
if next ({Historicos.hstide})<>{Historicos.hstide} then {Historicos.hstcorvol} else if next({Historicos.hstcorvol})<{Historicos.hstcorvol} then {Historicos.hstcorvol}+ next({Historicos.hstcorvol}) else next({Historicos.hstcorvol})-{Historicos.HSTCORVOL} Volume não corrigido para virada do medidor then {Historicos.hstuncvol} else if next({Historicos.hstuncvol})<{Historicos.hstuncvol} then {Historicos.hstuncvol}+ next({Historicos.hstuncvol}) next({Historicos.hstuncvol})-{Historicos.hstuncvol}

8 Funcionamento: Uma vez por dia o programa de ETL (pentaho) lê os dados do supervisório (volume consumido do dia) e grava os dados nas tabelas de medições do Jetdata/GSA para faturamento. Problemas: Às vezes o programa de ETL não envia os dados para as tabelas. Neste caso há um script que, de acordo com certos parâmetros revisitam o supervisório e enviam os dados que faltam.

9 Solução Proposta Integração direta Supervisório x GGÁS:
Neste caso os dados do supervisório serão gravados diretamente na base do GGÁS, ou pelo próprio supervisório ou por ferramenta externa. 1. Para as CDLs que só dispõem das leituras consolidadas, os dados existentes serão inseridos em uma tabela de leitura consolidada (nova) do GGÁS, ou; 2. Para as CDLs que dispõem de históricos de consumo, estes dados serão inseridos em uma nova tabela do GGÁS (histórico), que conterá as leituras brutas provenientes do supervisório. Neste caso o sistema GGÁS populará automaticamente a tabela de leitura consolidada com base nos dados históricos. Será criada uma tela de validação de informação para análise pré-liberação para faturamento, com possibilidade de alteração manual de dados inconsistentes. Haverá um parâmetro no sistema GGÁS para informar se os dados do supervisório serão gravados na tabela de histórico ou diretamente na tabela de leitura consolidada.

10 Ordem de Serviço OC 891972 Integração GGAS x Pirâmide
02/10: Abertura da OC Pirâmide 09/10: Abertura da OC GGAS Artur 15/10: Realizar reunião de escopo Analistas 19/10: Documento de visão Danilo 22/10: Aprovar escopo em reunião de comitê 23/10: Início da contagem do tempo para o plano de projeto

11 Tabelas de Integração (Há outras possibilidades?)

12 Funcionamento: Job varre o banco de tempos em tempos para verificando o status dos registros inseridos nas tabelas de integração. Problemas: Ordem de prioridade de execução dos Jobs, erro de usuário inválido para integração. Necessidade de se reenviar registros para reintegração; Necessidade de um monitor de integração; Não há checagem de regras de negócio nas tabelas de integração.


Carregar ppt "PROJETO GGAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google