A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Analisando Ameaças e Promessas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Analisando Ameaças e Promessas"— Transcrição da apresentação:

1 Analisando Ameaças e Promessas
Ronaldo Fiani Instituto de Economia da UFRJ

2 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
O estudo das propriedades do equilíbrio perfeito de Nash possui um interesse particular: ele nos permite identificar quando ameaças (ou promessas) de outros jogadores podem, ou não, ser levadas a sério.

3 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Não é crível, ou seja, não se deve acreditar em uma ameaça que, caso ocorra uma situação em que se faça necessário efetivar a ameaça, não seja do interesse do próprio jogador que fez a ameaça levá-la a cabo.

4 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Somente ameaças que, caso tenham de ser efetivadas, sejam do interesse do jogador que ameaçou realmente concretizá-las, devem ser levadas a sério.

5 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
O mesmo vale para promessas. Somente são críveis as promessas feitas por um jogador que, caso se apresente a situação em que terá de cumpri-las, seja realmente do interesse do próprio jogador que as fez manter as promessas feitas.

6 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Caso contrário, ou seja, se, ao ser alcançado o subjogo em que jogador que fez as promessas tem de escolher se as cumpre ou não, este jogador obtiver uma recompensa maior ao deixar de cumprir as promessas, essas promessas não serão críveis.

7 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Considere uma empresa de serviços de infraestrutura (pode ser uma empresa que opere uma rodovia, ferrovia, distribuição de energia elétrica, gás, etc.). Essa empresa tem de decidir o volume e o tipo de investimento que deve realizar.

8 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
A empresa de infraestrutura possui duas opções de investimento.

9 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Realizar um investimento elevado em máquinas e equipamentos modernos, de forma a estar pronta para atender a qualquer demanda futura que venha a se verificar pelos seus serviços com serviços de boa qualidade;

10 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Ou realizar um investimento reduzido, com máquinas e equipamentos tradicionais, o qual se mostre insuficiente para atender a todo o crescimento previsto da demanda com serviços de boa qualidade.

11 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Depois que a empresa de infraestrutura escolheu o seu nível de investimento, é a vez do regulador, que vamos supor não possuir autonomia e estar suscetível, assim, a sofrer pressões políticas, de escolher a tarifa que irá remunerar a empresa de infraestrutura.

12 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
O regulador também possui duas possibilidades: escolher uma tarifa rentável, ou seja, uma tarifa que remunere adequadamente os investimentos, ou escolher uma tarifa insuficiente, a qual não remunere os investimentos da empresa de infraestrutura.

13 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Vamos chamar à ação do regulador de escolher uma tarifa rentável de {Remunera} e à ação do regulador de escolher uma tarifa insuficiente de {Não Remunera}.

14 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
As escolhas da empresa serão chamadas de {Investimento Elevado} e {Investimento Baixo}.

15 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Empresa de infraestrutura Regulador Investimento Elevado Investimento Baixo Remunera Não Remunera (2, 1) (-2, 2) (1, -2) (-1, -1)

16 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Podemos considerar que, ao assinar o contrato de concessão com a empresa de infraestrutura, o Regulador estava, na verdade, fazendo uma promessa.

17 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
A promessa é que, desde que a empresa de infraestrutura aceite investir no setor de infraestrutura e que suas tarifas sejam controladas pelo regulador, a empresa teria uma tarifa adequada para remunerar seu investimento.

18 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Desse modo, as recompensas acima expressam as preferências da empresa de infraestrutura e do regulador quanto às possíveis circunstâncias em que a promessa do regulador é mantida ou abandonada.

19 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Em outras palavras, como temos enfatizado em toda a nossa discussão de jogos, as recompensas dos jogadores na Figura acima não devem ser entendidas como significando os ganhos dos jogadores em termos de alguma medida concreta.

20 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Mas sim as preferências destes jogadores com relação aos possíveis resultados do jogo.

21 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Empresa de infraestrutura Regulador Investimento Elevado Investimento Baixo Remunera Não Remunera (2, 1) (-2, 2) (1, -2) (-1, -1)

22 Ameaças e Promessas: Quando Acreditar Nelas?
Empresa de infraestrutura Regulador Investimento Elevado Investimento Baixo Remunera Não Remunera (2, 1) (-2, 2) (1, -2) (-1, -1)

23 Movimentos Estratégicos
Movimentos estratégicos são ações adotadas pelos jogadores, que visam alterar alguma característica do jogo, em geral a ordem em que os jogadores jogam, ou as recompensas dos jogadores.

24 Movimentos Estratégicos
Eis o jogo em que uma empresa entrante pode ingressar no mercado, antes de um movimento estratégico da Dominante.

25 Movimentos Estratégicos
Desafiante Dominante Entra Não Entra Luta Acomoda (1, 2) (3, 7) (0, 10)

26 Movimentos Estratégicos
O mesmo jogo depois de um movimento estratégico da Dominante, em que ela pode decidir investir em capacidade produtiva inflexível (que não pode ser reduzida), ou flexível.

27 Movimentos Estratégicos
Acomoda Luta Dominante Entra Não Entra Desafiante Capacidade Flexível Capacidade Inflexível (10, 0) (8, 0) (7, 3) (2, -1) (-2, 3) (-1, -1)

28 Movimentos Estratégicos
Atividade: o que vai acontecer agora depois desse movimento estratégico?

29 Fim Muito Obrigado


Carregar ppt "Analisando Ameaças e Promessas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google